PROVA DE PORTUGUÊS - 1º BIMESTRE
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 18 DE OUTUBRO
ALUNO (A):
________________________________ DATA: ___/____/___
PROF.: 9º Ano ______ TURNO: _____
AVALIAÇÃO DE
PORTUGUÊS
(1º Bimestre)
Texto I
Texto II
Cinquenta
camundongos, alguns dos Cientistas dos EUA
anunciaram a
quais clones
de clones, derrubaram
os clonagem de 50
ratos a partir
de células de
obstáculos técnicos
à clonagem. Eles foram animais adultos, inclusive de alguns
já clonados.
produzidos
por dois cientistas da Universidade Seriam os primeiros
clones de clones,
segundo
do Havaí
num estudo considerado estudos publicados na edição de hoje
da revista
revolucionário pela
revista britânica “Nature”, “Nature”.
uma
das mais importantes do mundo. [...] A técnica empregada na pesquisa teria
um
aproveitamento de embriões
— da
A notícia
de que cientistas
da
Universidade do
Havaí desenvolveram uma fertilização ao
nascimento — três
técnica eficiente
de clonagem fez
muitos vezes maior
pesquisadores
temerem o uso do método para que
a técnica utilizada
por pesquisadores
clonar
seres humanos. britânicos
para gerar a ovelha Dolly.
(O
Globo. Caderno Ciências e Vida. 23 jul. 1998, p. 36.)
(Folha de S.Paulo . 1º
caderno – Mundo. 03 jul.
1998,
p.
16.)
01. (D20) Os dois textos tratam de clonagem. Qual aspecto
dessa questão é tratado apenas no
texto I?
(A) A
divulgação da clonagem de 50 ratos.
(B)
A referência à
eficácia da nova
técnica de clonagem.
(C)
O temor de que seres
humanos sejam clonados.
(D)
A informação acerca
dos pesquisadores envolvidos no
experimento.
Observe o cartum e depois responda a
questão solicitada.
02.
(D5) De
acordo com o cartum, o último aluno que estava no fundo da sala, compreendeu
que a professora durante a chamada estava se referindo
(A)
ao
número 38.
(B)
a
um revólver.
(C)
a
uma piada.
(D)
a
presença.
Leia o texto
abaixo.
Mãe,
Hoje
chegarei mais tarde. Vou estudar na casa de Márcia.
Beijos,
Lia
P.S.: Já
lavei todas as louças.
(Amélia Albuquerque, Caminhos do Letramento, 1ª a 4ª série,
Editora Livro Técnico, 2003.)
03.
(D9)
O texto foi escrito em forma de
(A)
bilhete.
(B)
jornal.
(C)
piada.
(D)
receita.
Leia o texto abaixo.
O sapo
Era
uma vez um lindo príncipe por quem todas as moças se apaixonavam. Por ele
também se apaixonou uma bruxa horrenda que o pediu em casamento. O príncipe nem
ligou e a bruxa ficou muito brava. “Se não vais casar comigo não vai se casar
com ninguém mais”! “Olhou fundo nos olhos dele e disse: " Você vai virar
um sapo! “Ao ouvir essa palavra o príncipe sentiu uma estremeção”. Teve medo.
Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra feitiço tinha dito. Sapo. Virou um
sapo.
(Alves, Rubem. A Alegria de Ensinar. Ars Poética, 1994.)
04. (D3) No trecho “O príncipe NEM LIGOU e a bruxa ficou muito brava”, a expressão destacada
significa que
(A)
não
deu atenção ao pedido de casamento.
(B) não entendeu o pedido de casamento.
(C) não respondeu à bruxa.
(D) não acreditou na bruxa.
Leia o texto seguinte.
DUAS ALMAS
Ó tu
que vens de longe, ó tu que vens cansada,
entra,
e sob este teto encontrarás carinho:
Eu
nunca fui amado, e vivo tão sozinho.
Vives
sozinha sempre e nunca foste amada...
.
A
neve anda a branquear lividamente a estrada,
e a
minha alcova tem a tepidez de um ninho.
Entra,
ao menos até que as curvas do caminho
se
banhem no esplendor nascente da alvorada.
.
E
amanhã quando a luz do sol dourar radiosa
essa
estrada sem fim, deserta, horrenda e nua,
podes
partir de novo, ó nômade formosa!
.
Já
não serei tão só, nem irás tão sozinha:
Há de
ficar comigo uma saudade tua...
Hás
de levar contigo uma saudade minha...
.
Marcadores:
Alceu Wamosy
05. (D3) No verso “e a minha alcova tem a TEPIDEZ de um ninho” (v.6), a
expressão em negrito dá sentido de um lugar
(A)
aconchegante.
(B) belo.
(C) brando.
(D) elegante.
Leia o seguinte texto.
O drama
das paixões platônicas na adolescência
Bruno foi aprovado por três dos sentidos de Camila: visão, olfato e audição. Por isso, ela
precisa conquistá-lo de qualquer maneira. Matriculada na 8ª série, a garota está determinada a
ganhar o gato do 3º ano do Ensino Médio e, para isso, conta com os conselhos de Tati, uma
especialista na arte da azaração. A tarefa não é simples, pois o moço só tem olhos para Lúcia
justo a maior “crânio” da escola. E agora, o que fazer? Camila entra em dieta espartana e segue as leis da conquista elaboradas pela amiga.
REVISTA ESCOLA, março 2004, p. 63
06. (D4) Pode-se deduzir do texto que Bruno
(A) chama a atenção das meninas. (C) pode ser conquistado facilmente.
(B) é mestre na arte de conquistar. (D) tem muitos dotes intelectuais.
Bruno foi aprovado por três dos sentidos de Camila: visão, olfato e audição. Por isso, ela
precisa conquistá-lo de qualquer maneira. Matriculada na 8ª série, a garota está determinada a
ganhar o gato do 3º ano do Ensino Médio e, para isso, conta com os conselhos de Tati, uma
especialista na arte da azaração. A tarefa não é simples, pois o moço só tem olhos para Lúcia
justo a maior “crânio” da escola. E agora, o que fazer? Camila entra em dieta espartana e segue as leis da conquista elaboradas pela amiga.
REVISTA ESCOLA, março 2004, p. 63
06. (D4) Pode-se deduzir do texto que Bruno
(A) chama a atenção das meninas. (C) pode ser conquistado facilmente.
(B) é mestre na arte de conquistar. (D) tem muitos dotes intelectuais.
TEXTO I
TEXTO II
Carta de Pero
Vaz de Caminha Erro do
Português
(Fragmento)
Na noite seguinte ventou tanto sueste com Quando o português chegou
chuvaceiros, que as naus desviaram-se do Debaixo duma bruta chuva
rumo, e especialmente a capitania. Vestiu o índio
Que pena!
(CAMINHA, Pero Vaz de. Carta a El Rey Fosse uma manhã
de sol
Dom Manuel.
Versão moderna de Rubem O índio tinha
despido
Braga,
Record, 1981.)
O português.
(ANDRADE,
Oswald de, Pau-Brasil,
Globo, 1990.)
07.
(D20) A
semelhança entre os dois textos I e II acontece, quando os autores se referem
(A)
Ao índio.
(B)
A naus.
(C)
Ao sol.
(D)
À chuva.
Leia a seguir a fábula
de Monteiro Lobato e responda as questões de 8 a 9.
A ONÇA DOENTE
Certa vez a onça caiu de uma árvore e ficou muitos dias de cama.
Como estava passando fome ele chamou a irara e pediu que avisasse a bicharada que estava morrendo e que fossem visitá-la.
O veado, a capivara, a cutia e o jabuti foram visitá-la.
Quando o jabuti chegou, antes de entrar na toca olhou para o chão e viu que só tinha pegadas que entravam, então pensou:
- É melhor eu ir embora e rezar pela melhora da onça, pois aqui quem entrou não saiu.
E ele foi o único que se salvou.
Moral da história: Para esperteza, esperteza e meia.
Certa vez a onça caiu de uma árvore e ficou muitos dias de cama.
Como estava passando fome ele chamou a irara e pediu que avisasse a bicharada que estava morrendo e que fossem visitá-la.
O veado, a capivara, a cutia e o jabuti foram visitá-la.
Quando o jabuti chegou, antes de entrar na toca olhou para o chão e viu que só tinha pegadas que entravam, então pensou:
- É melhor eu ir embora e rezar pela melhora da onça, pois aqui quem entrou não saiu.
E ele foi o único que se salvou.
Moral da história: Para esperteza, esperteza e meia.
08.
(D11) Da leitura do texto, pode-se entender que
a onça encontrava-se doente porque
(A)
havia
caído da árvore.
(B)
estava
com muita fome.
(C)
não
podia caçar.
(D)
estava
em apuros.
09.
(D4)
A verdadeira intenção da onça era
(A)
encontrar os amigos.
(B)
pedir
ajuda aos animais.
(C)
alimentar-se
dos animais que iam visitá-la.
(D)
almoçar
com os animais que iam visitá-la.
Leia
o texto abaixo e em seguida responda o exercício apresentado.
HOMEM DE MEIA-IDADE
(LENDA CHINESA)
Havia outrora um homem de meia-idade que tinha duas esposas. Um dia, indo visitar a mais jovem, esta lhe disse:
- Eu sou moça e você é velho; não gosto de morar com você. Vá habitar com sua esposa mais velha.
Para poder ficar, o homem arrancou da cabeça os cabelos brancos. Mas, quando foi visitar a esposa mais velha, esta lhe disse, por sua vez:
-Eu sou velha e tenho a cabeça branca; arranque, pois, os cabelos pretos que tem.
Então o homem arrancou os cabelos pretos para ficar de cabeça branca. Como repetisse sem tréguas tal procedimento, a cabeça tornou-se-lhe inteiramente calva. A essa altura, ambas as esposas acharam-no horrível e ambas o abandonaram. (Aurélio Buarque de Holanda Ferreira)
10. (D6) A ideia central do texto é
(A) o problema da
calvície masculina.
(B) a impossibilidade de
agradar a todos.
(C) a vaidade dos homens.
(D) a insegurança na
meia-idade.
Leia o texto a seguir.
A função da arte
Diego
não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o
mar.
Viajaram
para o Sul.
Ele,
o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando
o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito
caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar,
e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E
quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
__
Me ajuda a olhar!
(Roxo, Maria
do Rosário e Vitória Wilson. Entre textos. V. 4, Editora Moderna.)
11. (D11) O menino ficou tremendo, gaguejando porque
(A) a viagem foi longa.
(B) as dunas eram muito altas.
(C) o mar era imenso e belo.
(D) o pai não o ajudou a ver o mar.
Considere o seguinte trecho:
Em vez do médico do
Milan, o doutor José Luiz Runco, da Seleção, é quem deverá ser o responsável
pela cirurgia de Cafu. Foi ele quem operou o volante Edu e o atacante Ricardo
Oliveira, dois jogadores que tiveram problemas semelhantes no ano passado.
12. (D2) O termo “ele”, em
destaque no texto, refere-se:
(A) ao médico do Milan.
(B) a Cafu.
(C) ao doutor José Luiz Runco.
(D) ao volante Edu.
(A) ao médico do Milan.
(B) a Cafu.
(C) ao doutor José Luiz Runco.
(D) ao volante Edu.
Leia a tirinha.
13. (D3) No
1º quadrinho, a fala do personagem pode ser substituída por
(A) “Quer namorar comigo?”
(B) “Você é muito bonita para mim!”
(C) “Você é muito simpática!”
(D) “Você é muito
humilde!”
Leia o texto
abaixo e responda as questões de 14 a 16.
O visitante vai passando pelo corredor do hospital,
quando vê o amigo saindo disparado, cheio de tubos, da sala de cirurgia:
__ Aonde é que você vai, rapaz?!
__ Tá louco, bicho, vou cair fora!
__ Mas, qual é, rapaz?! Uma simples operação de
apendicite! Você tira isso de letra.
E o paciente:
__ Era o que a enfermeira estava dizendo lá dentro:
“Uma operaçãozinha de nada, rapaz! Coragem! Você tira isso de letra! Vai fundo,
homem!”
__ Então, por que você está fugindo?
__ Porque ela estava dizendo isso era pro médico que
ia me operar!
(Ziraldo. As melhores anedotas do mundo.
Rio de Janeiro; Globo, 1988, p. 62.)
14. (D6) A ideia
principal do texto é
(A)
O rapaz tem medo de
cirurgia.
(B)
Pela da fala
enfermeira o rapaz imaginou que o médico fosse fazer outra coisa.
(C)
Um rapaz não quer
submeter-se a uma operação de apendicite porque o médico é inexperiente.
(D)
O rapaz quando
viu os utensílios cirúrgicos ficou com medo e fugiu.
15. (D10) O lugar
onde a história se passa
(A)
Na entrada do
hospital.
(B)
Na recepção do
hospital.
(C)
No corredor do
hospital.
(D)
Na sala de
operação.
16. (D16) A
finalidade ao contar uma anedota é
(A)
Informar um
acontecimento.
(B)
Descrever um
fato.
(C)
Argumentar um
fato ou acontecimento.
(D)
Provocar o riso.
Leia
a tirinha a seguir.
17. (D15) No 2º quadrinho da tira, o trecho: “É, eu o vi na primeira página do jornal.” O pronome em destaque se refere
(A)
ao Garfield.
(B)
ao jornal.
(C)
ao famoso.
(D) ao marido.
Saudade
Filisbino
Matoso andava que era uma tristeza só. Não queria nada com a vida nem aceitava
o consolo de ninguém. Quem passasse lá pelas bandas do Sítio da Purunga Sonora
ia ouviu os lamentos do moço.
_
Ai! Como sofro! Sem minha querida Florisbelta não posso viver. De que me vale
este lindo sítio com lago, se estou nadando em lágrimas?
Todos
que moravam no Purunga Sonora e nos
arredores sabiam da história da Florisbelta. Era o grande amor de Filisbino
Matoso. A choradeira havia começado com o raiar do sol, quando a tal
Florisbelta, sem avisar ninguém, resolvera tomar o caminho da cidade.
(SALLOUTI,
Elza Césari. O bilhete que o vento levou. São Paulo: Salesiana Dom Bosco, 1991.)
18. (D11) “Filisbino Matoso
andava que era uma tristeza só...”. Qual é o motivo da tristeza de Filisbino?
(
A ) A falta que Florisbelta fazia.
(
B ) Estar nadando em lágrimas.
(
C ) Ter um sítio com lago e não
aproveitar.
(
D ) Todos dos arredores sabem da história.
19. (D10) Como foi o final de
Filisbino Matoso?
(
A ) Florisbelta tomou o caminho da cidade e não voltou.
(
B ) Florisbelta voltou ao sítio para rever seu grande amor.
(
C ) Filisbino contou a história para todos os arredores.
(
D ) Filisbino foi atrás de Filisbelta e a encontrou.
Leia o trecho abaixo.
" Parecia que o indivíduo desprezava o que a vida lhe dera
com tanta generosidade: a saúde. Não obstante, era importante que acordasse para a vida,
que olhasse seu futuro
tão incerto, que visse a importância dos valores a serem
consumados gradativamente...
Tenho a impressão de que vivenciamos esta história todos os dias e, embora isto aconteça, é preciso que tenhamos muita paciência com nosso semelhante, porque não acredito que ele seja tão indiferente!"
20. Classifique as orações destacadas no texto acima em objetiva direta, objetiva indireta, subjetiva, apositiva, predicativa e completiva nominal.
Tenho a impressão de que vivenciamos esta história todos os dias e, embora isto aconteça, é preciso que tenhamos muita paciência com nosso semelhante, porque não acredito que ele seja tão indiferente!"
20. Classifique as orações destacadas no texto acima em objetiva direta, objetiva indireta, subjetiva, apositiva, predicativa e completiva nominal.
a) ________________________________
b) ______________________________
c)
________________________________ d) ______________________________
e) ________________________________ f) _______________________________
g) ________________________________
21. Enumere os fatos de
acordo com a ordem em que apareceu no filme (Um Amor Para Recordar).
a) ( ) Termina Landon olhando o horizonte, num
lugar onde ele e Jamie se encontravam.
b) ( ) Landon e mais cinco amigos vão vai fazer
zoeira no reservatório de água da fábrica de cimento.
c) ( ) Landon Carter recebe
como punição prestar serviços comunitários e participar de uma peça teatral que
está sendo montada na escola.
d)
( ) Jamie confessa a Landon que ela
tem leucemia.
e)
( ) O pai dele paga as despesas do
hospital, o qual eles se reconciliam.
f)
( ) Os 2 se casam e já no final, ela
morre.
22.Transforme os períodos simples abaixo no
período composto por subordinação. Depois
divida as orações, circule o conectivo e classifique as orações subordinadas
substantivas. Observe os termos em
destaque:
a)
Lembre-se
do outro seu irmão. ______________________________________
__________________________________________________________
b) O
homem tinha certeza de sua resposta
não ser aceita. ___________________
________________________________________________________________
c)
Tal atitude é preconceituosa. ________________________________________
_________________________________________________________________
d) É
preciso amar ao próximo.
__________________________________________
_________________________________________________________________
GABARITO/RESPOSTA
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
|||
A
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
||||||||||||||
B
|
x
|
x
|
x
|
||||||||||||||||||
C
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|||||||||||||||
D
|
x
|
x
|
x
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário