PREFEITURA
MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS.
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO- SEMED.
SETOR
DE EDUCAÇÃO DO CAMPO.
E. M. DE E. FUNDAMENTAL 18 DE OUTUBRO.
^
|
~
|
1º
BIMESTRE.
?
|
!
|
´
|
1º
SIMULADO
;
|
:
|
@
|
Escola Municipal de Ensino Fundamental 18 de
Outubro.
Diretora: Lucilene
Coordenadora: Margarete Sousa
Disciplinas: Língua Portuguesa.
Professores: Ederson júnior Fonseca.
Aluno (a):
______________________________________________________
Data: /
/ Turma:
_______________ Turno:
________________
Simulado
de Língua Portuguesa.
1º
bimestre
O
menino que mentia.
Um pastor costumava levar seu rebanho
para fora da aldeia. Um dia resolveu pregar uma peça nos vizinhos.
__Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vai
comer minhas ovelhas!
Os vizinhos largaram o trabalho e saíram
correndo para o campo para socorrer o menino. Mas encontraram-no às
gargalhadas. Não havia lobo nenhum. Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira
e todos vieram ajudar; e ele caçoou de todos. Mas um dia o lobo apareceu de
fato e começou a atacar as ovelhas. Morrendo de medo, o menino saiu correndo.
__Um lobo! Um lobo! Socorro!
Os vizinhos ouviram, mas acharam que era
caçoada. Ninguém socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho.
Ninguém acredita quando o mentiroso fala
a verdade.
BENNETT, William J. O livro
das virtudes para crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
1. No final da história pode-se entender
que:
A) As
ovelhas fugiram do pastor.
B) Os
vizinhos assustaram o rebanho.
C) O
lobo comeu todo rebanho.
D) O
jovem pastor pediu socorro
2. A
expressão “Um pastor costumava levar seu rebanho...”, indica que o narrador:
A) É
personagem, pois pertence ao texto.
B) É
observador, pois não pertence ao texto.
C) É
personagem e observador.
D) Não há
narrador no texto.
3. “...
e ele caçoou de todos”. O
termo em destaque transmite a ideia de:
A) Caçar
B) Brincar.
C) Ajudar.
D) Trabalhar.
4. Os termos em destaque no texto (2º
parágrafo) indicam:
A)
Passado, na 1ª pessoa do singular.
B) Futuro
na 3ª pessoa do plural.
C)
Passado na 3ª pessoa do plural.
D) Presente
do indicativo.
Preserve os bichos.
|
A Terra já conheceu inúmeras espécies de animais.
Muitas foram extintas como a dos dinossauros que viveram no planeta por cerca
de 140 milhões de anos e desapareceram por conseqüência da queda de meteoros.
São várias as causas da extinção de espécies pelo homem: caça indiscriminada, tráfico de animais, alteração do hábitat através
da destruição das matas, poluição do ar, da água e do solo. No Brasil, mais
de 250 espécies de animais estão seriamente ameaçadas.
5. O assunto do texto é a:
A) Extinção
dos animais
B) Poluição da terra
C) Queda dos meteoros.
D) Vida
dos dinossauros.
6. O
trecho em destaque no texto refere-se:
A) A
queda dos meteoros
B) A extinção dos dinossauros
C) A 250 espécies seriamente ameaçadas no Brasil.
D) As
Causas da extinção das espécies pelo homem.
Poodle
Atualmente o poodle é considerado um dos cães mais
populares do mundo, principalmente no Brasil. Infelizmente, devido à reprodução
sem controle, a maioria dos cães que vemos hoje não está de acordo com o padrão
oficial da raça.
É recomendável a aquisição de filhotes somente
através de criadores confiáveis. A origem da raça não é bem conhecida, mas há indícios de que o poodle
seja originário da França.
O poodle é um cão ativo e muito
inteligente, por isso, de fácil treinamento. Segundo o livro A inteligência dos Cães, de Stanley
Coren, o poodle é a segunda raça mais inteligente e obediente para o trabalho. Atualmente
o poodle é consagrado como um excelente cão de companhia. Extremamente dócil,
carinhoso e brincalhão, é um ótimo amigo das crianças.
Fonte:
Adaptação: http://amigocao.cjb.net
7. No trecho
do segundo parágrafo: “É recomendável
a aquisição de filhotes somente através de criadores confiáveis”, a palavra em
destaque indica:
A) Um
problema.
B) Um
pedido.
C) Uma sugestão.
D) Um
desejo.
8. “Um dos cães mais populares”. O termo em destaque indica:
A) Bonitos
B) Desconhecidos
C) Inteligentes
D) Conhecidos
9. O termo em destaque no texto (3º
parágrafo) da ideia de:
A) Adição
B) Subtração
C) Oposição
D) Multiplicação
A
raposa e as uvas III
Num dia quente de verão, a raposa
passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho
de uvas. “Que delícia”, pensou a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto, a raposa
tentou, sem sucesso, alcançar as uvas. Exausta e frustrada, a raposa afastou-se
da videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.” Esta fábula ensina
que algumas pessoas quando não conseguem o que querem, culpa as circunstâncias.
10. Analise as Palavras abaixo quanto ao uso do r
e rr:
I –
verão, raposa, capturada, era, querem
II-
verrão, raposa, capturrada, era, querrem
III-
verão, rraposa, capturada, erra, querem
IV –
querem, era, capturada, raposa, verão
A) Apenas
I e II estão corretas.
B) Apenas II e III estão corretas.
C) Apenas
I e IV estão corretas.
D)
Apenas a IV está correta.
11. O pronome destacado
no texto pertence a:
A) 1º
pessoa do plural.
B) 2ª
pessoa do singular.
C) 1ª
pessoa do singular.
D)
3ª pessoa do plural.
12. “Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira...”, O sujeito destacado na expressão
pode ser substituído por:
A) Um
pronome pessoal feminino na 3ª pessoa do singular.
B) Por
um pronome pessoal na 1ª pessoa do plural.
C) Um
pronome pessoal masculino na 3ª pessoa do plural.