quarta-feira, 3 de maio de 2017

1º SIMULADO ; DE LÍNGUA PORTUGUESA. 6º ANO





        PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS.
           SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO- SEMED.
SETOR DE EDUCAÇÃO DO CAMPO.
E. M. DE E. FUNDAMENTAL 18 DE OUTUBRO.


^
~

                                                 ANO 2017.


1º BIMESTRE.
?
!
´

 




1º SIMULADO
;
DE LÍNGUA PORTUGUESA.
:
@
 












Escola Municipal de Ensino Fundamental 18 de Outubro.
Diretora: Lucilene
Coordenadora: Margarete Sousa
Disciplinas: Língua Portuguesa.
Professores: Ederson júnior Fonseca.
Aluno (a): ______________________________________________________
Data:      /      /         Turma: _______________      Turno: ________________

Simulado de Língua Portuguesa.
1º bimestre
O menino que mentia.
Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia. Um dia resolveu pregar uma peça nos vizinhos.
__Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vai comer minhas ovelhas!
Os vizinhos largaram o trabalho e saíram correndo para o campo para socorrer o menino. Mas encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo nenhum. Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar; e ele caçoou de todos. Mas um dia o lobo apareceu de fato e começou a atacar as ovelhas. Morrendo de medo, o menino saiu correndo.
__Um lobo! Um lobo! Socorro!
Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caçoada. Ninguém socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho.
Ninguém acredita quando o mentiroso fala a verdade.
BENNETT, William J. O livro das virtudes para crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
1.    No final da história pode-se entender que:
A)   As ovelhas fugiram do pastor.
B)   Os vizinhos assustaram o rebanho.
C)   O lobo comeu todo rebanho.
D)   O jovem pastor pediu socorro

2.    A expressão “Um pastor costumava levar seu rebanho...”, indica que o narrador:
A)   É personagem, pois pertence ao texto.
B)   É observador, pois não pertence ao texto.
C)   É personagem e observador.
D)   Não há narrador no texto.

3.    “... e ele caçoou de todos”. O termo em destaque transmite a ideia de:
A)   Caçar
B)   Brincar.
C)   Ajudar.
D)   Trabalhar.

4.    Os termos em destaque no texto (2º parágrafo) indicam:
A)   Passado, na 1ª pessoa do singular.
B)   Futuro na 3ª pessoa do plural.
C)   Passado na 3ª pessoa do plural.
D)   Presente do indicativo.
Preserve os bichos.


A Terra já conheceu inúmeras espécies de animais. Muitas foram extintas como a dos dinossauros que viveram no planeta por cerca de 140 milhões de anos e desapareceram por conseqüência da queda de meteoros. São várias as causas da extinção de espécies pelo homem: caça indiscriminada, tráfico de animais, alteração do hábitat através da destruição das matas, poluição do ar, da água e do solo. No Brasil, mais de 250 espécies de animais estão seriamente ameaçadas.

5.    O assunto do texto é a:
A)   Extinção dos animais
B)    Poluição da terra
C)    Queda dos meteoros.
D)   Vida dos dinossauros.

6.    O trecho em destaque no texto refere-se:
A)   A queda dos meteoros
B)    A extinção dos dinossauros
C)    A 250 espécies seriamente ameaçadas no Brasil.
D)   As Causas da extinção das espécies pelo homem.


Poodle
Atualmente o poodle é considerado um dos cães mais populares do mundo, principalmente no Brasil. Infelizmente, devido à reprodução sem controle, a maioria dos cães que vemos hoje não está de acordo com o padrão oficial da raça.
É recomendável a aquisição de filhotes somente através de criadores confiáveis. A origem da raça não é bem conhecida, mas há indícios de que o poodle seja originário da França.
O poodle é um cão ativo e muito inteligente, por isso, de fácil treinamento. Segundo  o livro A inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o poodle é a segunda raça mais inteligente e obediente para o trabalho. Atualmente o poodle é consagrado como um excelente cão de companhia. Extremamente dócil, carinhoso e brincalhão, é um ótimo amigo das crianças.
Fonte: Adaptação: http://amigocao.cjb.net

7.    No trecho do segundo parágrafo: “É recomendável a aquisição de filhotes somente através de criadores confiáveis”, a palavra em destaque indica:
A)   Um problema.
B)   Um pedido.
C)   Uma sugestão.
D)   Um desejo.

8.     “Um dos cães mais populares”. O termo em destaque indica:
A)   Bonitos
B)   Desconhecidos
C)    Inteligentes
D)   Conhecidos

9.    O termo em destaque no texto (3º parágrafo) da ideia de:
A)   Adição
B)   Subtração
C)   Oposição
D)   Multiplicação
A raposa e as uvas III
Num dia quente de verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas. “Que delícia”, pensou a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas. Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.” Esta fábula ensina que algumas pessoas quando não conseguem o que querem, culpa as circunstâncias.
10.  Analise as Palavras abaixo quanto ao uso do r e rr:
I – verão, raposa, capturada, era, querem
II- verrão, raposa, capturrada, era, querrem
III- verão, rraposa, capturada, erra, querem
IV – querem, era, capturada, raposa, verão

A)   Apenas I e II estão corretas.
B)    Apenas II e III estão corretas.
C)   Apenas I e IV estão corretas.
D)   Apenas a IV está correta.

11. O pronome destacado no texto pertence a:
A)   1º pessoa do plural.
B)   2ª pessoa do singular.
C)   1ª pessoa do singular.
D)   3ª pessoa do plural.
12. “Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira...”, O sujeito destacado na expressão pode ser substituído por:
A)   Um pronome pessoal feminino na 3ª pessoa do singular.
B)   Por um pronome pessoal na 1ª pessoa do plural.
C)   Um pronome pessoal masculino na 3ª pessoa do plural.
D)     Por um pronome pessoal da 2ª pessoa do singular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário