quarta-feira, 25 de outubro de 2017

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL


Atividades - Alice no país das Maravilhas
Atividades – Alice no país das Maravilhas
Alice no país das maravilhas
Era uma vez uma menina chamada Alice. Numa tarde de verão, ela estava sob a sombra de uma árvore, ao lado de sua irmã mais velha, que lia um livro sem nenhuma figura. Achando aquilo muito chato, Alice foi ficando cada vez mais sonolenta quando, de repente, apareceu um coelho apressado com um enorme relógio exclamando:

– Hãaa!!! Nossa! É tarde, é tarde, é tarde, muito tarde!
Aí… de repente, plaft! Tinha caído sentada num monte de folhas secas. Olhando ao redor, ela viu uma pequena porta. Quis passar, mas não conseguiu, porque a porta era minúscula.

Havia por ali uma lata em que estava escrito “Coma-me”. Abriu a lata mais que depressa e, vendo que eram biscoitos, começou a comer. Pra surpresa de Alice, quanto mais ela comia, menor ficava em tamanho. Foi ficando pequenininha, pequenininha e assim conseguiu passar pela portinha.

Saiu então num jardim onde viu flores falando e cantando. Isso a deixou super-admirada. Perguntou então às flores:

– Como posso crescer novamente?

– Siga em frente. Responderam em coro.

Alice obedeceu. Andou, andou, e encontrou em cima de um cogumelo um bichinho azul que lhe perguntou:

– Que deseja, menina?

Percebendo a tristeza de Alice, o bichinho azul disse:

– Coma do cogumelo, mas coma só do lado direito, senão você diminui.

Minutos depois de comer, Alice voltou ao seu tamanho normal. Muito feliz, ela levou consigo mais dois pedacinhos do cogumelo.

Sem rumo certo, Alice continuou a andar quando, inesperadamente, encontrou um gato risonho:

– Pode me indicar o caminho que devo seguir?. Disse a menina.

– Humm! Mas pra onde deseja ir? – perguntou o gato.

– Não sei!…

– Humm! À direita, mora o Chapéu; à esquerda, mora a Lebre de Março. Hãaa!. Tanto faz, menina, os dois são malucos, disse o gato.

– Mas, então, tenho eu que viver entre doidos?

– Humm! Humm! Dê trinta passos pra frente, trinta passos pra direita e mais trinta pra esquerda.
Ali existe uma árvore que orienta.
Sem entender nada, mas levada pela intuição, Alice chegou na casa da Lebre de Março e viu a Lebre e o Chapéu tomando chá ao ar livre. Sentou-se à mesa com os dois.

– Mais vinho, Chapéu? – perguntou a Lebre.

– Oh! Oh! Oh! Sim, por favor, querida, um pouco mais de leite sem manteiga com casca de pão – respondeu ele.

Aturdida, sem entender nada, Alice saiu dali em disparada. Mais à frente, ela viu os soldados da Rainha de Copas pintando de vermelho as flores brancas que ali existiam.

– Mas por que estão pintando de vermelho as flores brancas?

– Plantamos flores brancas por engano. Como a Rainha só gosta de flores vermelhas, se não pintarmos as flores brancas de vermelho, ela manda cortar nossas cabeças, responderam eles.

No Reino de Copas, tirando essa maluquice toda, tudo corria normalmente. Um dia, porém, um soldado roubou da Rainha um pedaço de bolo. Foi preso pra ser julgado e condenado. E Alice, mesmo sem saber do acontecido, foi convocada pra testemunhar.

Estava pra se iniciar o julgamento, quando algo muito estranho aconteceu. Alice começou a crescer, a crescer… e ficou muito alta, com mais de um quilômetro de altura.

Os soldados então começaram a correr atrás dela pra expulsá-la do Reino, porque assim mandava a lei.

Nesse instante, Alice acordou e viu-se deitada no colo de sua irmã que lia um livro sem figuras. Ah, ah, ah! Felizmente, tudo tinha sido só um sonho!!!.

Interpretação do texto:
1-Qual é o título do texto?

(A) Alice no país do aprendizado                     (C) Alice no país das maravilhas
(B) Alice no país da verdade                             (D) Alice no país das bolinhas
2-Alice estava sentada sob a sombra de uma árvore, ao lado de sua irmã lendo um livro quando de repente apareceu:

(A) uma abóbora                                              (C) um príncipe
(B) uma fada                                                     (D) um coelho
3-O que Alice comeu para diminuir?
(A) cogumelo                                                    (C) bolacha
(B) biscoito                                                        (D) batata

4- Assinale a frase que indica a fala do gato risonho.
(A) _ Humm!Mas pra onde deseja ir?
(B) _ Coma do cogumelo, mas só do lado direito, senão você diminui.
(C) _ Hãaa!!!Nossa!É tarde, é tarde, é tarde muito tarde!
(D) _Que deseja menina?

5- Com quem Alice tomou chá?

(A) Com o gato risonho
(B) Lebre de Março e Chapéu
(C) Com o bichinho azul
(D) Rainha
6-Os soldados da Rainha de Copas estavam pintando as flores de que cor?

(A) verde                                                     (C) azul
(B) vermelha                                               (D) rosa
7- O que a Rainha faria com os soldados se descobrisse que eles estavam pintando as flores.


(A) Cortaria suas cabeças                                   (C) Colocava-os em uma prisão
(B)  Ficaria muito feliz                                        (D) nenhuma das alternativas

Simulado de Matemática 5º ano


Simulado de Matemática 5 ano 

Confira o simulado de matemática para imprimir:
  1. O resultado da operação    5.080 – 3.297   é igual a:
  2. A professora Rosana escreveu no quadro a operação e pediu para os seus alunos resolverem.
  3. Kelmy observou no calendário que faltam 15 semanas para o seu aniversário. Sabendo  que  uma  semana  tem  7  dias . Qual  é  o  número de dias que faltam para o aniversário de  Kelmy ?
  4. Em uma cidade, uma pesquisa apresenta a intenção de votos para os candidatos à prefeitura. Veja os resultados no quadro abaixo:
  5. No ábaco abaixo está representado o número 2 432.  Observe
  6. A porta de entrada da casa de Maria foi desenhada aqui. Observe o desenho
  7. No jogo do “Valor-lugar”, um jogador fala um número e outro coloca os algarismos no pote correspondente ao valor posicional desse número.

  1. Uma loja divulgou a seguinte oferta:
  2. Marta comprou numa loja de brinquedos, uma boneca para sua filha, ela pagou com as notas abaixo.
  3. Numa adição, as parcelas são 45.099742; 6.918 e 88. Qual é o valor da soma?
  4. Na reta numérica a seguir, o ponto P representa o número 960 e o ponto U representa o número  1010
  5. Duda  precisa pesar seu cachorrinho,  mas  ele não para  quieto  na balança. Então, Duda  subiu  na balança  com  ele. Observe  quanto  a balança  marcou.
  6. A figura abaixo mostra a sala onde Lucas  estuda. Sobre cada mesa está o nome do aluno que a utiliza.
  7. Gabriel  resolveu  a  divisão  abaixo  e  apagou  a  resposta. Encontre o  resultado  desta  divisão.
  8. A professora Ana Paula pediu para seus alunos calcularem o resultado desta operação. O resultado da operação é:
Simulado de Matemática 5 ano para imprimir e baixar em word.
  1. A escola está juntando material reciclável para vender. Observe no gráfico abaixo a quantidade, em kg, de cada tipo de material recolhido no mês de  outubro:
  2. A professora Ana Paula pediu para seus alunos calcularem o resultado desta operação. O resultado da operação é:
  3. A tabela mostra o total de visitantes na cidade de Londrina durante as estações do ano. Qual foi a estação do ano com o maior número de visitantes?
  4. Todos os objetos estão cheios de água.
  5. A figura abaixo mostra um teatro onde as cadeiras da plateia são numeradas de 1 a 25.

Carta em Defesa da Educação Pública e em Apoio a Luta dos Trabalhadores da Educação


Carta em Defesa da Educação Pública e em Apoio a Luta dos Trabalhadores da Educação

Nós, entidades e movimentos, representantes de vários setores da sociedade civil de Parauapebas, vemos com temor o modo como vem sendo tratada a Educação Pública em nosso Município. 

Já a caminho do fim do ano de 2017, nossas comunidades veem nossas escolas sucateadas, algumas quase sem nenhuma condição de chamar de “espaço de educação”.
Diretores, educadores, servidores e alunos da rede municipal de ensino, vivem o desafio diário, de um ensino aprendizagem sob o calor incessante de salas de aulas sem ar-condicionados, em escolas que a muito deveriam estar paralisadas para reformas. Isso leva ao inevitável desanimo e falta de motivação para quem educa e para quem é educando. Nós, pais de alunos, sabemos de como isso afeta a qualidade de ensino de nossos filhos.
Uma educação precarizada, com educadores desmotivados, sem participação da comunidade e realizada em espaços nada pedagógicos, é uma forma cínica de condenar nosso povo a ignorância e submissão. 
Nos espanta o nível de intervenção política que forças alheias a educação realizam nas escolas, que sendo um lugar de aprendizagem , poderia ensinar democracia e participação da comunidade. 
Para sermos efetivos em nossa solidariedade aos profissionais de ensino e em defesa da educação, convocamos todos a organizarem Comitês em Defesa da Educação Pública, nos bairros comunidades, como forma de democratizar as informações, sempre alvos de manipulação de uma parte da imprensa, que, sob mando dos poderosos, tenta desqualificar a luta dos trabalhadores.
Por isso viemos a público afirmar que, reivindicamos enquanto sociedade:
1-INVESTIMENTO NA QUALIDADE DO ENSINO
- Investimento imediato de 83 milhões de reais na melhoria das condições físicas , HUMANAS E materiais das escolas da rede municipal , assim como construção de escolas onde não existem;
2-DIREITO DOS EDUCADORES
- Atendimento da justa pauta dos trabalhadores em educação, haja visto que em sua grande maioria, tem suas vidas dedicadas a tarefa de educar a sociedade;
3-DEMOCRACIA NAS ESCOLAS – DIRETAS JÁ
-Eleição Direta e Imediata para todos GESTORES da rede municipal de ensino.
Entidades:
Levante Popular da Juventude , MST, MAM, Asmodap, Aprocpar, Amapals, ACMBJTI , ASCOPA, AMB-Minério, FETRAF, CTERP , CTEP, COOTERP, COOPALMAS, OAB – CAM, PJ da Paroquia Cristo Rei, CCCDSC, AMPOP I , AMBB -Paroquia Cristo Rei.

Simulados para Prova Brasil – 5º Ano – Língua Portuguesa






Colégio:                                              - 5º Ano
Professor:                                            Nome:                 

SIMULADO 8


D –––––––––  QUESTÃO 02   ––––––––––
Leia o texto abaixo.
A integração de imagens e palavras contribui para a formação de novos sentidos do texto. Observe:





















D –––––––––  QUESTÃO 01   ––––––––––
Leia o texto abaixo.


No   último   quadrinho,   o   que   a   Mônica   não entendeu?
(A) Onde foi que seu pedaço de pizza caiu.
(B)  O  que  aconteceu  com  seu  pedaço  de pizza.
(C)    Como    a    Magali    consegue    ser    tão magrinha.
(D)  Porque  a  Magali  come  muito  e  não engorda.

A atitude de Romeu em relação a Dalila revela
(A) compaixão.
(B) companheirismo. (C) insensibilidade. (D) revolta.
D –––––––––  QUESTÃO 03   ––––––––––
Leia o texto abaixo.
De acordo com o poema abaixo:

Quadras populares
Você  me mandou cantar Pensando que eu não sabia Pois eu sou que nem cigarra Canto sempre todo dia.

****
Já fui galo, já cantei
Já fui dono do terreiro
Não me importo que outras cantem
Onde eu já cantei primeiro.

(AZEVEDO,     Ricardo.     Bazar     do
Folclore. São Paulo: Ed. Ática. 2002).

Os dois poemas falam: (A) da arte de cantar.
(B) de quem canta desolado. (C) de quem não sabia cantar.
(D) do galo cantor dono do terreiro.

(SAERS). Leia o texto e responda as questão 04,
05 e 06.

O socorro

1

SIMULADO 8

Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão – coveiro – era cavar. Mas, de repente, na  distração  do  ofício  que  amava,  percebeu

que cavara demais. Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que, sozinho, não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu.      Gritou       mais    forte.   Ninguém         veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu  com  a  noite.  Sentou-se  no  fundo  da cova,  desesperado.  A  noite  chegou,  subiu,  fez- se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouvia um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de  pipilos  e  coaxares  naturais  dos  matos.  Só pouco depois da meia-noite é que lá vieram uns passos. Deitado no fundo da cova o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu em cima, perguntou o que havia: ― “O que é que há?”.
O coveiro então gritou desesperado: ―Tire- me daqui, por favor. Estou com um frio terrível!”.
  Mas,  coitado!”  condoeu-se  o  bêbado  ―Tem toda  razão  de  estar  com  frio.  Alguém  tirou  a terra de cima de você, meu pobre mortinho!” E pegando a pá, encheu-a de terra e pôs-se a cobri- lo cuidadosamente.
Moral: Nos momentos graves é preciso verificar muito bem a quem se apela.
FERNANDES, Millôr. Disponível em http://
citador.weblog.com.pt/arquivo/109176.html

D13 –––––––––  QUESTÃO 04   ––––––––––
O que faz esse texto ficar engraçado?
A) O bêbado ter imaginado que o coveiro era um morto e jogar terra para cobri-lo.
B) O coveiro ficar cavando e sentir frio durante a madrugada.
C)     O     homem    ficar     sentado     no     fundo enrouquecido de tanto gritar.
D) O homem ter cavado demais e ficar preso no buraco.

D8 –––––––––  QUESTÃO 05   ––––––––––
O coveiro ficou desesperado por que
A) ficou preso no buraco e já era noite.
B) ouviu uns passos chegando perto do buraco. C) sentiu medo de ficar sozinho no cemitério.
D) viu que um bêbado tinha chegado para ajudá- lo.


D10 –––––––––  QUESTÃO 06   ––––––––––
O que é que há?” Quem fez essa pergunta foi: A) O mortinho.
B) A cabeça ébria. C) O coveiro.
D) O narrador.

D5 –––––––––  QUESTÃO 07   ––––––––––
Na   história,   a   mulher   passa   a   perseguir   o lobisomem. Isto aconteceu por que:
A)  o  lobisomem  não  queria  mais  perseguir  a mulher.
B) o lobisomem se transformou num homem. C) a mulher não tem medo de lobisomem.
D) a mulher gosta de perseguir lobisomem.



D9 –––––––––  QUESTÃO 08   ––––––––––






















O objetivo do texto é

2



A) mostrar a importância dos livros. B) divulgar uma feira de livros
C) explicar como são feitos os livros.
D) indicar locais onde se vendem livros.

SIMULADO 8

D11 –––––––––  QUESTÃO 09   ––––––––––
(PROEB). Leia o texto abaixo. Esopo

O Lobo e a Ovelha
Um lobo, muito ferido devido a várias mordidas de cachorros, descansava doente e bastante alquebrado em sua toca. Como estava com fome, ele chamou uma ovelha que passava ali perto, e pediu-lhe para trazer um pouco da água de um riacho que corria ao lado dela.
Assim, falou o lobo: ― “se você me trouxer água, eu ficarei em condições de conseguir meu próprio alimento.” “Claro!” respondeu a ovelha.
“Se eu levar água para você, sem dúvida eu serei esse alimento.”



Qual é a frase que apresenta uma opinião de um dos personagens do texto?
A) “Como estava com fome, ele chamou uma ovelha que ia passando”.
B) O lobo pediu que a ovelha trouxesse água para ele.
C) “Se eu levar água para você, sem dúvida eu serei esse alimento”.
D)   Um   lobo   repousava   doente   e   bastante debilitado.

D4 –––––––––  QUESTÃO 10   ––––––––––

 
Leia o texto abaixo.






 
A fala do personagem no segundo quadrinho indica que ele quer:
A) ficar meditando sobre seu trabalho.
B) ganhar tempo até começar a trabalhar. C) saborear o almoço que lhe foi servido. D) trabalhar depois do almoço.





Leia o texto abaixo e responda da questão 10

Elevador cai do 4º andar e fere 8 em São Carlos
– SP
Um elevador despencou ontem do 4º. Andar de um edifício em São Carlos, no interior paulista, com 11 pessoas dentro. O Corpo de Bombeiros socorreu  dez  vítimas  do  acidente,  sendo  que cinco  foram  levadas  à  Santa  Casa  da  cidade, mas apenas com ferimentos leves. Outras três pessoas tiveram escoriações. ― “O elevador, que tinha  saído  do  7º.  andar,  tem  capacidade  para seis pessoas, cinco a menos que a lotação no momento do acidente.”
Funcionários     da     Polícia     Científica     do município fizeram hoje a vistoria do elevador do Edifício Ana Paula, no bairro Vila Nery. Moradores já reclamavam a substituição do antigo elevador e pagaram nos últimos meses uma taxa de condomínio para que fosse feita a troca. A Polícia Científica investiga se a causa do acidente foi mesmo o excesso de pessoas.
Agência    Estado.    Disponível   em:    http://
www.globo.com> (P050017A9_SUP)

D6 –––––––––  QUESTÃO 11   ––––––––––
Leia o texto abaixo.
Qual é o assunto desse texto? A) Uma briga no elevador.
B) Uma morte dentro do elevador. C) Um acidente com um elevador. D) Um incêndio no elevador.





3