PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-SEMED
SETOR DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
E. M. E .F. 18 DEOUTUBRO
INTRODUÇÃO
Sabemos o quanto é importante
fazer uma educação com prevenção, com isso resolvemos mobilizar a comunidade
escolar e alunos da Escola 18 de Outubro do P.A Carlos Fonseca( antiga fazenda
Carajás) para fazer um trabalho conscientização junto aos moradores da comunidade
sobre a dengue.
O projeto “ Chega de dengue”! É
hora de combater! foi elaborado a partir da apresentação do projeto “Dengue.
Aqui não!” da SEMED e Setor de Educação do Campo coordenador do Setor de
Educação do Campo José Filho. Pois estamos no período de chuvas e a doença pode
causar transtornos a população uma vez se não se conscientizarem a doença pode
causar uma epidemia em nosso município.
A dengue é uma doença infecciosa e febril, que ocorre com maior
intensidade no inverno, podendo ser seu início, ser confundida com a gripe
devido a semelhança dos sintomas. Ela é causada por um vírus que é transmitido
por um mosquito, o Aedes aegypti. Apenas a fêmea do mosquito infectam as
pessoas.
JUSTIFICATIVA
Devido ao número alto
de casos de dengue confirmado em nosso município a equipe de educadores da
E.M.E.F. 18 de Outubro, vem justificar-se em fazer uma educação para a prevenção ao mosquito da dengue em
nosso P.A,devido ao período das chuvas estarem intensas,mesmo sabendo da grande
campanha realizada pelos meios de comunicação e pelos agentes de saúde e
agentes ambientais do município.
O
nosso maior objetivo nesta campanha será de educar para prevenir, fazendo um
trabalho de informação na comunidade escolar e familiar, onde os alunos moram,
com o fim de despertar a comunidade dos riscos que eles correm, se não aderirem
coletivamente na luta contra o mosquito Aedes Aegyptis, causador da doença da dengue
ORGANIZADORES
O
projeto “Chega de dengue”! Está sendo organizado pela equipe de profissionais
da E.M.E.F 18 de Outubro.
OBJETIVO
GERAL
Reconhecer
os diferentes meios de combater a dengue.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
· Esclarecer
aos alunos e a comunidade sobre os verdadeiros problemas causados pela dengue.
·
Considerar
a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate a prevenção
ao mosquito da dengue.
·
Compreender
o processo de ciclo de vida do mosquito.
·
Propiciar
uma ação integrada junto a comunidade.
LOCAL
O projeto será desenvolvido com toda a
comunidade escolar, e familiar,do P.A. Carlos Fonseca, ( Antiga fazenda Carajás
) Via Rio Branco,e a culminância acontecerá na Escola E.M.E.F. 18 de Outubro.
PÚBLICO ALVO
Alunos da Escola
Municipal de Ensino Fundamental 18 de Outubro, comunidade escolar e pais.
DESENVOLVIMENTO
Durante o período de 20 dias os alunos
do 4º e 5º ano do 2º ciclo e 3º e 4º
ciclo e 3ª e 4ª etapas da Escola 18 de
Outubro estará mobilizando a comunidade escolar onde moram para a campanha de
combate ao mosquito Aedes Aegypti, utilizando toda a sua força no
desenvolvimento de atividade voltadas para o esclarecimento de como ocorre e se
prolifera esse mosquito.Os cuidados que devemos ter para não contrair a
dengue,como tratar e evitar essa doença. As atividades serão aplicadas na sala
de aula e extra classe de forma criativa onde o aluno possa desenvolver sua
criatividade e adquirirem conhecimentos sobre a doença. O trabalho será feito
com: apresentação de isled sobre o tema, pesquisa de campo, gráficos,
seminário, palestra, cartazes, teatros,
atividades educativas e produções sobre o tema. Segue abaixo o anexo de
desenvolvimento das atividades.
Professores
|
Atividades a serem desenvolvidas
|
Turmas
|
João Batista,
Margarete e
|
Apresentação
do projeto e slide para todas as turmas sobre o tema; distribuição de textos
informativos e discussões sobre a dengue no município. ; pesquisa de campo
|
6º ao 9º ano e 3ª e
4ª etapas
|
João Batista
|
Produção de
paródia, panfletos, cartazes e jornal falado
|
6º ao 9º ano e 4ª etapa
|
Íris e
Jaquelma
|
Encenação
sobre o tema
|
Projeto Mais
Educ.
|
Uerlei
|
Construção dos
gráficos de casos de dengue no país,
estado e município e em nossa região.
|
6º ao 9º ano e 3ª e
4ª etapas
|
João Batista,
Irley, Josimar, Márcia Helena Margarete,
|
Pedágio em frente a escola. “ Chega de
dengue!” É hora de combater!
|
4º, 5º, 7º e
8º anos e 4ª etapas
|
Josimar
|
Produção de
cartazes ilustrativos
|
6º ao 9º ano e 4ª etapas
|
Irley
|
Produção de literatura
de cordel
|
6º ao 9º ano,
e 4ª
etapa
|
Márcia Helena
|
Produção de
poemas
|
4º ano
|
João Batista
|
Produção de um
jornal falado, panfletos
|
5º ano
|
METAS DO PROJETO
·
Será fixado nos ônibus escolar e carros
de linhas o logotipo e panfletos sobre o perigo da dengue, com a finalidade de divulgar a mesma,
levando a população a se conscientizar sobre a importância do seu envolvimento
com a campanha;
·
Cada casa visitada, receberá dicas dos educando
como evitar a dengue e a identificação com o logotipo do projeto;
·
Combater e eliminar as condições reprodutoras
do mosquito ( Aedes aegypti), nas casas visitadas;
·
Sensibilizar a comunidade de
participarem desta cruzada anti-dengue;
·
Diminuição das estatísticas das pessoas
contaminadas pela dengue aqui na comunidade.
RECURSOS DE MATERIAIS PERMANENTES
Nº
|
Descrição
|
Quantidade
|
01
|
Caixa de som
|
01
|
02
|
microfone
|
01
|
03
|
Computador
completo
|
02
|
04
|
Data show,
slides
|
01
|
05
|
Ônibus
|
01
|
06
|
quadro
|
04
|
02
|
Pen drive
|
02
|
RECURSOS DE MATERIAIS DE ENSINO
Nº
|
Descrição
|
Quantidade
|
01
|
Papel a 4
|
01 resma
|
02
|
Papel 40kg
|
15 unidades
|
03
|
Cartolinas
cores variadas, tesouras e cola
|
10 unidades
|
04
|
Pincéis
atômicos cores variadas
|
2 cx
|
05
|
Canetas, lápis
e borrachas
|
1cx
|
06
|
Cola isopor
das grandes
|
2 unidades
|
07
|
Cola bastão
|
10 tubos
|
08
|
Textos
impressos, internet, revistas e livros
didáticos
|
40 unidades
|
CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO
DO PROJETO
Número de
encontros
|
Data
|
Atividade
|
Ano do ciclo
|
Total de horas ou aulas no projeto
|
01
|
03/03/14
|
Apresentação
de slide do projeto para os alunos.
|
4º, 5º e 6º
anos
|
01 hora
|
01
|
04/03/14
|
Cont. da
apresentação do projeto para os alunos.
|
7º ano A e B
|
01 hora
|
01
|
04/03/14
|
Cont. da
apres. de slide do projeto para os
alunos.
|
8º, 9º anos, e 4ª etapas
|
01 hora
|
11
|
22/03/12
|
Organização nas confecções de cartazes e
foolders.
|
6º ao 9ª anos
e
3ª e 4ª etapas
|
02
aulas em cada ano
|
05
|
23/02/12
|
Leitura
compartilhada e distribuição de textos informativos sobre o tema
|
3ºe 4º ciclo e 3ª
e 4ª etapa
|
01
aula em cada
Ano
do ciclo
|
01
|
23/03/12
|
Saída para a
pesquisa na comunidade.
|
7º, 8º ano e
3ª e
4ª etapa
|
03
aulas
|
05
|
27/03/12
|
Produção de
textos e ilustração sobre o tema
|
Sala de
Recursos
|
06
aulas
|
06
|
28/03/12
|
Produção dos
gráficos, nacional, estadual e municipal.
Sobre a real
situação da dengue.
|
8º e 9º ano e
3ª e 4ª etapas
|
06 aulas
|
01
|
13/04/12
|
Culminância do
Projeto
|
Todos
|
04 Horas
|
AVALIAÇÃO
·
Será contínua, participativa oral e
escrita, confecções de cartazes;
·
Organização,assuídade, diagnosticar seu
próprio desempenho apontando acertos, erros e dificuldades, destacar na
criatividade.
·
Trabalhos em murais, divulgação de
panfletos e entrevistas com moradores da comunidade, com estratégias de
combater o mosquito da dengue;
·
Tabulação de pesquisa (anexo). Confecção
de mural onde os alunos e outros participantes do projeto divulgaram o cobate ao
mosquito e sintomas da doença e outros.
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO
FUNDAMENTAL 18 DE OUTUBRO. ABRIL DE 2014