terça-feira, 10 de setembro de 2013
Escola M.E.F 18 de Outubro:
Escola
Municipal de Enino Fundaental 18 de Outubo
Professor
João Batista Prudencio de Souza
Disciplina;
Língua Portuguesa
PLANEJAMENTO
DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
REPORTAGEM
1. Objetivos didáticos
Reconhecer o
gênero reportagem em meio a outros gêneros (relato pessoal, conto, entrevista);
Reconhecer
semelhanças e diferenças entre diferentes tipos de reportagem (reportagem
televisiva ou radiofônica oral, reportagem televisiva oralizada; reportagem
impressa);
Refletir sobre o
suporte jornal: finalidades, organização, modos de circulação, cadernos /
temáticas, diferenciando-o de outros suportes que também usam reportagens
(revista, internet);
Identificar, no
jornal, diferentes reportagens;
Reconhecer que as
reportagens tratam de diferentes temáticas, que têm relação com fatos ocorridos
na época de sua publicação;
Fazer antecipações
com base no título e nas imagens relativas ao texto;
Reconhecer que os
destinatários desse gênero são plurais e que os diferentes jornais são
dirigidos a diferentes tipos de público;
Reconhecer as
pessoas têm preferências por determinados cadernos (os cadernos têm públicos
diversificados);
Identificar o tema
de uma reportagem;
Identificar o fato
gerador da reportagem;
Reconhecer pontos
de vista presentes no texto na voz de diferentes atores;
Reconhecer o ponto
de vista mais valorizado pelo autor da reportagem;
Analisar as
estratégias usadas pelo autor para induzir o leitor a concordar com seu próprio
ponto de vista, tais como inserção de vozes que apóiam seu posicionamento de
maneira enfática; uso de exemplos que dão suporte ao que está sendo defendido;
uso de adjetivações que implicam julgamento sobre o que dizem os diferentes
atores; dentre outras;
Identificar as
justificativas usadas por diferentes atores presentes no texto para argumentar
sobre seus pontos de vista;
Reconhecer
relações de causa e efeito; comparação; oposição entre idéias contidas no
texto;
Utilizar
vocabulário e expressões próprias do gênero reportagem;
Inserir diferentes
vozes no texto, usando estratégias próprias do gênero;
Usar exemplos para
dar suporte aos argumentos apresentados no texto usando linguagem jornalística;
Organizar
cronologicamente os fatos apresentados no texto;
Utilizar
operadores lógicos para articular os argumentos usados no texto;
Utilizar
articuladores temporais para narrar as histórias;
Indicar, no texto,
relações de causa e efeito; comparação; oposição entre idéias contidas no
texto, com uso de coesivos adequados;
Construir títulos
com características próprias do gênero: ausência de artigos no início do
título; uso de verbos no presente atemporal; uso de, no máximo, 8 a 10 palavras
no título; dentre outras;
Usar imagens para
dar suporte e ilustrar o tema / fato apresentado na reportagem.
2. Etapas
Situação inicial / primeira produção (anexo)
Módulo 1: Exploração do suporte jornal
Módulo 2: Identificação do gênero em meio a outros gêneros e exploração dos
tipos de temáticas veiculadas em reportagens e a organização dos cadernos do
jornal
Módulo 3: Leitura de reportagens: identificação de temas, pontos de vista,
justificativas.
Módulo 4: Produção de reportagem / revisão textual
Módulo 5: Exploração dos títulos: características dos títulos e do olho
(leitura e produção)
Módulo 6: Exploração da linguagem jornalística: reflexões sobre as estratégias
de inserção de vozes e exemplos nos textos
Módulo 7: Produção de reportagens
Módulo 8: Exploração da linguagem jornalística: reflexões sobre os operadores
lógicos e outras especificidades do gênero
Módulo 9: sistematização das características lingüísticas
Produção final: Produção de reportagens
3. Planejamento dos módulos
3.1 Módulo 1
* Levantamento dos conhecimentos prévios por meio de conversa
- Quem sabe o que é um jornal?
- O que encontramos no jornal?
- Quem já leu jornal?
* Exploração do jornal em pequenos grupos
- Manusear um jornal completo
- Responder questões escritas
- Se quisermos comprar uma casa, onde encontraremos as informações?
- Se quisermos saber os resultados do jogo de futebol?
- Se quisermos saber sobre o aumento do pão?
- Se quisermos saber qual filmes estão passando?
- Socializar as respostas em grande grupo
* Leitura de uma reportagem, destacando que essa espécie de texto se chama
reportagem
3.2. Módulo 2: Identificação do gênero em meio a outros gêneros e exploração
dos tipos de temáticas veiculadas em reportagens; organização dos cadernos do
jornal
* Leitura de uma reportagem em pequenos grupos:
- Ler uma reportagem (entregar a reportagem recortada)
- Discutir sobre a reportagem e responder questões de exploração do conteúdo
textual (localização, inferenciais...)
* Discussão sobre a reportagem em grande grupo:
- Socializar as respostas dos grupos, retomando partes do texto
- Listar características do gênero, produzindo um cartaz com as características
listadas.
* Leitura e discussão de duas reportagens sobre o mesmo tema em grande grupo
(Reportagens sobre amizade)
* Produção de uma reportagem em grupo sobre o mesmo tema das reportagens lidas,
para colocar no mural.
3.3. Módulo 3: Leitura de reportagens: identificação de temas, pontos de vista,
justificativas.
* Leitura do texto “Bicho homem” em grande grupo
- Ler o texto
- Discutir o texto, identificando os pontos de vista e justificativas, por meio
de questionamentos aos alunos
* Leitura de um texto da seqüência “Tubarão”, em pequenos grupos
- Ler o texto e discutir
- Comparar o texto Tubarão e o texto bicho homem, buscando semelhanças e
diferenças em relação ao conteúdo e à forma como os textos são escritos
* Discussão em grande grupo
- Socializar as respostas dos grupos e discutir
- Retomar as características do gênero (leitura do cartaz), para acrescentar o
que considerarem necessário
* Leitura dos textos da seqüência “Tubarão” em pequenos grupos
- Ler os textos e responder as questões propostas
* Discussão em grande grupo
- Socializar as respostas dos grupos
- Discutir sobre as estratégias argumentativas usadas pelos autores
3.4. Módulo 4: Produção de reportagem / revisão textual
* Leitura de uma reportagem e discussão em grande grupo
* Retomada das características do gênero em grande grupo
- Ler o cartaz com as características do gênero e acrescentar o que
considerarem importante
* Revisão coletiva de um texto em grande grupo
- Escolher juntamente com os alunos um texto que eles tenham gostado
- Escrever o texto no quadro
- Revisar coletivamente para colocar no mural
3.5. Módulo 5: Exploração dos títulos: características dos títulos e do olho
(leitura e produção)
* Leitura de uma manchete em grande grupo
- Ler a manchete e discutir (A manchete é interessante? Chama a atenção de quem
lê?)
- Fazer antecipações com base na manchete
* Leitura do “olho” em grande grupo
- Ler o olho da reportagem e discutir
- Fazer antecipações com base no olho
* Leitura da reportagem em grande grupo
- Ler a reportagem e discutir
- Reler a manchete e o olho, para verificar se eles realmente deram pistas para
o que estava na reportagem
* Análise de manchetes em pequenos grupos
- Manusear jornais para selecionarem títulos que chamem a atenção
- Fazer antecipações com base nas manchetes
* Análise das manchetes em grande grupo
- Ler a manchete para o grande grupo, dizendo porque escolheram aquela manchete
- Escolher uma manchete para a professora ler a reportagem
- Leitura e discussão da reportagem pela professora
* Produção de manchetes em pequenos grupos (ou duplas)
- Ler uma reportagem entregue pela professora (sem título)
- Escolher uma manchete para a reportagem (dentre 5 opções apresentadas pela
professora)
- Produzir o olho da reportagem
* Discussão sobre as reportagens e manchetes em grande grupo
- Expor, para a turma, o conteúdo da reportagem e ler a manchete escolhida;
justificar a escolha e ler o “olho” produzido
- Discutir, sob coordenação da professora, com leitura da manchete e do olho
originais.
* Retomada das características do gênero em grande grupo
- Ler o cartaz com as características do gênero e acrescentar o que
considerarem importante
3.6. Módulo 6: reflexões sobre as estratégias de inserção de vozes e exemplos
nos textos
* Leitura de uma reportagem em grande grupo
- Ler a reportagem “Meninos X meninas”
- Discutir sobre a reportagem, enfocando o tema e chamando atenção para a
inserção de depoimentos e exemplos dados sobre o tema; provocar os alunos a
falar sobre se concordam ou não com o que os entrevistados estão falando.
* Exploração das estratégias de inserção de vozes e exemplos nos textos
- Ler uma reportagem entregue pela professora: “Preconceito: risque essa
palavra do seu dicionário”
- Responder as perguntas propostas pela professora:
- Sobre o que o texto trata?
- Quem foram as pessoas entrevistadas?
- Quem deu os seguintes depoimentos? (colocar uma lista dos depoimentos e uma
lista com os nomes dos entrevistados envolvidos - (inserir trecho com fala do
próprio autor)
- Discussão com socialização das respostas
* Exploração das estratégias de inserção de argumentos no texto
- Ler uma reportagem em grande grupo, com discussão destacando os exemplos
usados para argumentar a favor ou contra posições: Pró e contras (sobre o
Rebeldes)
- Entregar uma folha para pequenos grupos, com as duas posições presentes no
texto, e pedir para eles colocarem tudo o que foi dito para fortalecer cada uma
das posições.
* Retomada das características do gênero em grande grupo
- Ler o cartaz com as características do gênero e acrescentar o que
considerarem importante
3.7. Módulo 7: Produção de reportagens
* Produção de reportagens
- Leitura de reportagens sobre ataques de tubarão ou assistir a documentários
sobre os tubarões
- Discutir sobre o tema em grande grupo
- Reler as reportagens do tubarão (já usadas em outra aula)
- Retomar as características do gênero, por meio da leitura do cartaz
- Produzir uma reportagem sobre os ataques de tubarão, em duplas
3.8. Módulo 8: Exploração da linguagem jornalística: reflexões sobre os
operadores lógicos e outras especificidades do gênero
* Exploração da linguagem jornalística
- Escolher uma reportagem produzida na aula anterior
- Ler e revisar o texto no grande grupo, destacando os conectivos usados
corretamente e melhorando o texto com a substituição de conectivos quando
necessário
- Completar as lacunas de uma reportagem com lacunas no local onde estão
inseridos alguns conectivos (entregar os conectivos a serem usados em papel
cortado)
- Discutir sobre as escolhas dos conectivos
* Retomada das características do gênero em grande grupo
- Ler o cartaz com as características do gênero e acrescentar o que
considerarem importante
3.9. Módulo 9: sistematização das características lingüísticas
* Identificação de reportagens dentre textos de outros gêneros em pequenos
grupos
- Ler 3 textos de gêneros diferentes (reportagem, relato pessoal conto,
entrevista)
- Identificar qual texto é uma reportagem
- Discutir em grande grupo, após apresentação das conclusões de cada grupo, que
informa sobre o texto escolhido, justificando porque o texto é uma reportagem
- Discussão, com retomada das características do gênero, com base na leitura do
cartaz (completar o que considerarem importante)
Produção final
* Produção de uma reportagem
- Dividir a turma em duplas (as mesmas que fizeram a produção inicial)
- Assistir a um filme sobre algum tema polêmico
- Escrever uma reportagem sobre o tema para ser colocado no jornal mural
- Responder a uma atividade para avaliação da compreensão de textos
REPORTAGEM
1. Objetivos didáticos
Reconhecer o gênero reportagem em meio a outros gêneros (relato pessoal, conto, entrevista);
Reconhecer semelhanças e diferenças entre diferentes tipos de reportagem (reportagem televisiva ou radiofônica oral, reportagem televisiva oralizada; reportagem impressa);
Refletir sobre o suporte jornal: finalidades, organização, modos de circulação, cadernos / temáticas, diferenciando-o de outros suportes que também usam reportagens (revista, internet);
Identificar, no jornal, diferentes reportagens;
Reconhecer que as reportagens tratam de diferentes temáticas, que têm relação com fatos ocorridos na época de sua publicação;
Fazer antecipações com base no título e nas imagens relativas ao texto;
Reconhecer que os destinatários desse gênero são plurais e que os diferentes jornais são dirigidos a diferentes tipos de público;
Reconhecer as pessoas têm preferências por determinados cadernos (os cadernos têm públicos diversificados);
Identificar o tema de uma reportagem;
Identificar o fato gerador da reportagem;
Reconhecer pontos de vista presentes no texto na voz de diferentes atores;
Reconhecer o ponto de vista mais valorizado pelo autor da reportagem;
Analisar as estratégias usadas pelo autor para induzir o leitor a concordar com seu próprio ponto de vista, tais como inserção de vozes que apóiam seu posicionamento de maneira enfática; uso de exemplos que dão suporte ao que está sendo defendido; uso de adjetivações que implicam julgamento sobre o que dizem os diferentes atores; dentre outras;
Identificar as justificativas usadas por diferentes atores presentes no texto para argumentar sobre seus pontos de vista;
Reconhecer relações de causa e efeito; comparação; oposição entre idéias contidas no texto;
Utilizar vocabulário e expressões próprias do gênero reportagem;
Inserir diferentes vozes no texto, usando estratégias próprias do gênero;
Usar exemplos para dar suporte aos argumentos apresentados no texto usando linguagem jornalística;
Organizar cronologicamente os fatos apresentados no texto;
Utilizar operadores lógicos para articular os argumentos usados no texto;
Utilizar articuladores temporais para narrar as histórias;
Indicar, no texto, relações de causa e efeito; comparação; oposição entre idéias contidas no texto, com uso de coesivos adequados;
Construir títulos com características próprias do gênero: ausência de artigos no início do título; uso de verbos no presente atemporal; uso de, no máximo, 8 a 10 palavras no título; dentre outras;
Usar imagens para dar suporte e ilustrar o tema / fato apresentado na reportagem.
2. Etapas
Situação inicial / primeira produção (anexo)
Módulo 1: Exploração do suporte jornal
Módulo 2: Identificação do gênero em meio a outros gêneros e exploração dos tipos de temáticas veiculadas em reportagens e a organização dos cadernos do jornal
Módulo 3: Leitura de reportagens: identificação de temas, pontos de vista, justificativas.
Módulo 4: Produção de reportagem / revisão textual
Módulo 5: Exploração dos títulos: características dos títulos e do olho (leitura e produção)
Módulo 6: Exploração da linguagem jornalística: reflexões sobre as estratégias de inserção de vozes e exemplos nos textos
Módulo 7: Produção de reportagens
Módulo 8: Exploração da linguagem jornalística: reflexões sobre os operadores lógicos e outras especificidades do gênero
Módulo 9: sistematização das características lingüísticas
Produção final: Produção de reportagens
3. Planejamento dos módulos
3.1 Módulo 1
* Levantamento dos conhecimentos prévios por meio de conversa
- Quem sabe o que é um jornal?
- O que encontramos no jornal?
- Quem já leu jornal?
* Exploração do jornal em pequenos grupos
- Manusear um jornal completo
- Responder questões escritas
- Se quisermos comprar uma casa, onde encontraremos as informações?
- Se quisermos saber os resultados do jogo de futebol?
- Se quisermos saber sobre o aumento do pão?
- Se quisermos saber qual filmes estão passando?
- Socializar as respostas em grande grupo
* Leitura de uma reportagem, destacando que essa espécie de texto se chama reportagem
3.2. Módulo 2: Identificação do gênero em meio a outros gêneros e exploração dos tipos de temáticas veiculadas em reportagens; organização dos cadernos do jornal
* Leitura de uma reportagem em pequenos grupos:
- Ler uma reportagem (entregar a reportagem recortada)
- Discutir sobre a reportagem e responder questões de exploração do conteúdo textual (localização, inferenciais...)
* Discussão sobre a reportagem em grande grupo:
- Socializar as respostas dos grupos, retomando partes do texto
- Listar características do gênero, produzindo um cartaz com as características listadas.
* Leitura e discussão de duas reportagens sobre o mesmo tema em grande grupo (Reportagens sobre amizade)
* Produção de uma reportagem em grupo sobre o mesmo tema das reportagens lidas, para colocar no mural.
3.3. Módulo 3: Leitura de reportagens: identificação de temas, pontos de vista, justificativas.
* Leitura do texto “Bicho homem” em grande grupo
- Ler o texto
- Discutir o texto, identificando os pontos de vista e justificativas, por meio de questionamentos aos alunos
* Leitura de um texto da seqüência “Tubarão”, em pequenos grupos
- Ler o texto e discutir
- Comparar o texto Tubarão e o texto bicho homem, buscando semelhanças e diferenças em relação ao conteúdo e à forma como os textos são escritos
* Discussão em grande grupo
- Socializar as respostas dos grupos e discutir
- Retomar as características do gênero (leitura do cartaz), para acrescentar o que considerarem necessário
* Leitura dos textos da seqüência “Tubarão” em pequenos grupos
- Ler os textos e responder as questões propostas
* Discussão em grande grupo
- Socializar as respostas dos grupos
- Discutir sobre as estratégias argumentativas usadas pelos autores
3.4. Módulo 4: Produção de reportagem / revisão textual
* Leitura de uma reportagem e discussão em grande grupo
* Retomada das características do gênero em grande grupo
- Ler o cartaz com as características do gênero e acrescentar o que considerarem importante
* Revisão coletiva de um texto em grande grupo
- Escolher juntamente com os alunos um texto que eles tenham gostado
- Escrever o texto no quadro
- Revisar coletivamente para colocar no mural
3.5. Módulo 5: Exploração dos títulos: características dos títulos e do olho (leitura e produção)
* Leitura de uma manchete em grande grupo
- Ler a manchete e discutir (A manchete é interessante? Chama a atenção de quem lê?)
- Fazer antecipações com base na manchete
* Leitura do “olho” em grande grupo
- Ler o olho da reportagem e discutir
- Fazer antecipações com base no olho
* Leitura da reportagem em grande grupo
- Ler a reportagem e discutir
- Reler a manchete e o olho, para verificar se eles realmente deram pistas para o que estava na reportagem
* Análise de manchetes em pequenos grupos
- Manusear jornais para selecionarem títulos que chamem a atenção
- Fazer antecipações com base nas manchetes
* Análise das manchetes em grande grupo
- Ler a manchete para o grande grupo, dizendo porque escolheram aquela manchete
- Escolher uma manchete para a professora ler a reportagem
- Leitura e discussão da reportagem pela professora
* Produção de manchetes em pequenos grupos (ou duplas)
- Ler uma reportagem entregue pela professora (sem título)
- Escolher uma manchete para a reportagem (dentre 5 opções apresentadas pela professora)
- Produzir o olho da reportagem
* Discussão sobre as reportagens e manchetes em grande grupo
- Expor, para a turma, o conteúdo da reportagem e ler a manchete escolhida; justificar a escolha e ler o “olho” produzido
- Discutir, sob coordenação da professora, com leitura da manchete e do olho originais.
* Retomada das características do gênero em grande grupo
- Ler o cartaz com as características do gênero e acrescentar o que considerarem importante
3.6. Módulo 6: reflexões sobre as estratégias de inserção de vozes e exemplos nos textos
* Leitura de uma reportagem em grande grupo
- Ler a reportagem “Meninos X meninas”
- Discutir sobre a reportagem, enfocando o tema e chamando atenção para a inserção de depoimentos e exemplos dados sobre o tema; provocar os alunos a falar sobre se concordam ou não com o que os entrevistados estão falando.
* Exploração das estratégias de inserção de vozes e exemplos nos textos
- Ler uma reportagem entregue pela professora: “Preconceito: risque essa palavra do seu dicionário”
- Responder as perguntas propostas pela professora:
- Sobre o que o texto trata?
- Quem foram as pessoas entrevistadas?
- Quem deu os seguintes depoimentos? (colocar uma lista dos depoimentos e uma lista com os nomes dos entrevistados envolvidos - (inserir trecho com fala do próprio autor)
- Discussão com socialização das respostas
* Exploração das estratégias de inserção de argumentos no texto
- Ler uma reportagem em grande grupo, com discussão destacando os exemplos usados para argumentar a favor ou contra posições: Pró e contras (sobre o Rebeldes)
- Entregar uma folha para pequenos grupos, com as duas posições presentes no texto, e pedir para eles colocarem tudo o que foi dito para fortalecer cada uma das posições.
* Retomada das características do gênero em grande grupo
- Ler o cartaz com as características do gênero e acrescentar o que considerarem importante
3.7. Módulo 7: Produção de reportagens
* Produção de reportagens
- Leitura de reportagens sobre ataques de tubarão ou assistir a documentários sobre os tubarões
- Discutir sobre o tema em grande grupo
- Reler as reportagens do tubarão (já usadas em outra aula)
- Retomar as características do gênero, por meio da leitura do cartaz
- Produzir uma reportagem sobre os ataques de tubarão, em duplas
3.8. Módulo 8: Exploração da linguagem jornalística: reflexões sobre os operadores lógicos e outras especificidades do gênero
* Exploração da linguagem jornalística
- Escolher uma reportagem produzida na aula anterior
- Ler e revisar o texto no grande grupo, destacando os conectivos usados corretamente e melhorando o texto com a substituição de conectivos quando necessário
- Completar as lacunas de uma reportagem com lacunas no local onde estão inseridos alguns conectivos (entregar os conectivos a serem usados em papel cortado)
- Discutir sobre as escolhas dos conectivos
* Retomada das características do gênero em grande grupo
- Ler o cartaz com as características do gênero e acrescentar o que considerarem importante
3.9. Módulo 9: sistematização das características lingüísticas
* Identificação de reportagens dentre textos de outros gêneros em pequenos grupos
- Ler 3 textos de gêneros diferentes (reportagem, relato pessoal conto, entrevista)
- Identificar qual texto é uma reportagem
- Discutir em grande grupo, após apresentação das conclusões de cada grupo, que informa sobre o texto escolhido, justificando porque o texto é uma reportagem
- Discussão, com retomada das características do gênero, com base na leitura do cartaz (completar o que considerarem importante)
Produção final
* Produção de uma reportagem
- Dividir a turma em duplas (as mesmas que fizeram a produção inicial)
- Assistir a um filme sobre algum tema polêmico
- Escrever uma reportagem sobre o tema para ser colocado no jornal mural
- Responder a uma atividade para avaliação da compreensão de textos
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Atividades para o 5° ano de português Atividades para o 5° ano de português para pesquisar e escrever o adjetivo pátrio correspond...
-
Atividades A Terra e o Universo Atividades A Terra e o Universo, Imprimir, Colorir, Trabalhos a Terra e o Universo 01. Assinale c...