sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Último planejamento de 2015 do 4º bimestre, dos ciclos iniciais, com as professoras e ministrada pela coordenadora Margarete presença do nosso diretor Rogério Borges









Planejamento com os professores de 3º e 4º ciclos do 4º bimestre de 2015, ministrado pela coordenadora Margarete e a presença do nosso diretor Rogério Borges.






Última reunião de pais e professores da E.M.E.F 18 de Outubro do ano de 2015. Como todas, esta reunião tinha bastante pais.









Oficina com barro de argila, ministrada pelas coordenadoras da secretaria de cultura, com a turma do 6º ano.








Aula,com a professora Valdíria da turma de Educação Infantil; Práticas de higiene " lavar as mãos".








Projeto "Boca limpa não entra cárie", com estudantes da Educação Infantil, da professora Márcia Helena.Um ótima iniciativa.









quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Projeto resgatando valores





Escola municipal de ensino fundamental 18 de Outubro
Professores; João Batista, Junior, Werbete, Márcio, Fábio e Yrlei
Disciplina; Ensino Religioso, Matemática, Geografia, História, Arte, Língua Inglesa e Língua Portuguesa

                            PROJETO RESGATANDO VALORES

PÚBLICO ALVO
O projeto será aplicado nas turmas ( do 6º ao 9º anos e 3ª e 4ª etapas) com alunos entre 11 e 18 anos, na Escola Municipal de Ens. Fund. 18 de Outubro, no 1º semestre de 2016.

DURAÇÃO: 3 MESES (fevereiro, março e abril)

APRESENTAÇÃO
Este projeto tem por finalidade promover a construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa e consciente em seu educando, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.

JUSTIFICATIVA
Resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.
Na sociedade globalizada, convivem pessoas de culturas diferentes com distintos valores e convicções religiosas. A educação, como uma das instâncias da sociedade, possui uma dimensão moral, que tem a intenção de realizar uma educação na perspectiva do desenvolvimento da capacidade de autonomia das crianças e jovens com que se trabalha. A moral já se encontra presente na prática educativa que se desenvolve nas escolas. No cotidiano escolar, os valores se traduzem no regulamento escolar e nas finalidades do ensino e aprendizagem, tornando-se necessário que se reflita sobre esses princípios e essas regras, para que se instalem no ambiente escolar, ações e relações democráticas.
O desafio que se apresenta à escola é trabalhar com adolescentes e jovens de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético, proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo capacidades que possam transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de possibilidade para a construção de uma sociedade na qual a questão da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um.

OBJETIVOS
· Resgatar as tradições culturais conscientizando-os da importância dos valores na comunidade;
· Agrupar fatores que influenciaram a nossa cultura e deram base as tradições presentes entre nós;
· Direcionar os valores como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social.
· Palestra e/ou oficinas com temas direcionados aos pais dos adolescentes.
Este projeto abrangerá a comunidade escolar, do 6º ao 9º ano 3ª e 4ª etapas participação efetiva dos alunos e professores do Ensino Fundamental, divididos e organizados por tópicos:
· AmorAmizadeBondadeCompaixão Coragem Honestidade, Esperança, Felicidade Generosidade,Humildade InteligênciaJustiçaObediência e Disciplina Paciência PazRespeito Responsabilidade,Solidariedade.

RECURSOS
Serão utilizadas todas as fontes de pesquisas possíveis:
· Vídeos e filmes (mãos talentosas, a corrente do bem, desafiando gigantes, a virada, entre outros); Revistas;Músicas; JornaisMateriais recicláveis; Entrevistas; Palestra; Aulas extraclasses para pesquisa e levantamento de dados; Data show.

DESENVOLVIMENTO
Os temas abordados dentro da proposta dos valores serão trabalhados com as turmas divididas em equipes com os seguintes recursos:
· Dramatização; Slides, vídeos ou cartazes; Paródias Histórias de vida.

Ação dos professores:
Além de trabalhar os valores dentro de sua disciplina, cada professor, todos os dias, lerá mensagens, com temas relacionados a valores, para as turmas onde serão feitos comentários, opiniões e produções de textos.

Matemática: gráficos e estatísticas das conseqüências da violência no estado e no país.
 Língua Portuguesa: conceito e dramatização da realidade de um dos valores e produções textuais.
Inglês: tradução de letras de musicas, elaboração de história em quadrinhos e dicionário de acordo com o tema selecionado.
Geografia: valorização das relações entre as pessoas e textos sobre valores.
                                    História: relatório sobre filmes assistidos.
Arte: confecção de artigos natalinos para a decoração da escola visando à observação do trabalho cooperativo.
Ensino religioso: arrecadar material escolar para doação em hospitais, lar dos idosos, etc. e estudo de passagens bíblicas.
Educação física: expressão corporal.

CONCLUSÃO DO PROJETO:
A culminância do nosso trabalho acontecerá na última semana de abril de 2015, com alunos e professores numa exposição cultural a qual será realizada por cada turma relacionando os temas abordados pelos mesmos. Os alunos deverão apresentá-los em forma de peça teatral, paródias, jograis, gráficos, produções textuais e ações representadas através de painel fotográfico e slides em Power Point.


AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados por seu engajamento nas atividades, sua participação, suas contribuições positivas, suas colocações e questionamentos durante todo o projeto. Também será avaliada em sua postura nas diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em pequeno e grande grupo.