PROJETO DO PROGRAMA NOVO
MAIS EDUCAÇÃO - 2018:
“VIAGEM PELO MUNDO
LÚDICO DA LEITURA E DA ESCRITA”
1- IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 18 DE
OUTUBRO
ARTICULADOR; PROFESSOR JOÃO BATISTA P DE SOUZA
FACILITADORA; MARTA GONZAGA DE OLIVEIRA
1.1. EIXO: Linguagem, Conhecimento Linguístico, Cultura,
Sociedade E Educação.
1.2. ATIVIDADES: Leitura e produção de poesias e poemas.
1.3. PÚBLICO
ALVO: Ensino Fundamental.
1.4.TEMPO
PREVISTO: O projeto será trabalhado todo o ano letivo, porém com temas diferentes
a cada trimestre.
1.5. 1º
TRIMESTRE: Poemas e Poesias
1.6. 2º
TRIMESTRE: Lendas, fábulas e histórias infantis.
1.7. 3º
TRIMESTRE: Parlendas, trava-línguas e adivinhações.
1.8. PESSOAL
ENVOLVIDO: alunos do programa Novo Mais Educação
2. APRESENTAÇÃO:
A proposta deste projeto foi atender as
séries iniciais do Ensino Fundamental do 1º ao 6º Ano da Escola Municipal
E.F.18 de Outubro. Neste projeto a criança irá apreciar, se deliciar e se
surpreender com as atividades aqui sugeridas, compreendendo que a leitura, a
escrita abrem caminhos para a conscientização de que a leitura faz parte de uma
bagagem necessária para se escrever bem, comunicar-se bem e viver bem em uma
sociedade alfabetizada.
3. JUSTIFICATIVA:
È notório salientar que uma das
principais deficiências dos alunos esta na sua competência de leitor e de
escritor. Para se combater essa deficiência se faz necessário proporcionar um
ambiente favorável para a formação de um leitor competente.
Pode-se afirmar que a
leitura e a escrita são processos complexos e devem ser bem estruturados, pois
a partir deles serão bem alicerçados as demais aquisições de conhecimento.
Partindo dessa concepção da importância
da leitura e da escrita, este projeto objetiva procurar mecanismos e
incentivos, atividades e sugestões para que se formalizem hábitos de leitura
espontâneos e prazerosos.
Para reafirmar esta
concepção nos inspiramos no pensamento de Paulo Freire que assim diz “A
leitura não reside tão somente na leitura de um livro, mas em ler a vida e
saber do mundo”.
4.OBJETIVO GERAL DO
PROJETO:
Ø Fomentar e incentivar
o gosto e a prática da leitura e da escrita de forma prazerosa e lúdica.
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Diferentes propósitos
de leitura.
Ø Linguagem escrita e
produção de texto.
Ø Produção de texto
oral com destino escrito.
Ø Características de
diferentes gêneros literários.
1º TRIMESTRE:
Poemas e Poesias
Apresentação:
A leitura de poesias e de poemas para as crianças se transforma em uma atividade
lúdica. Os poemas e as poesias devem despertar nos alunos o interesse pela
produção de textos, oportunizando na escola o surgimento de artistas escritores
e poetas que acreditamos ter em cada um de nós.
Diferença entre Poemas e Poesias:
Poesia: Caráter do que
emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem.
Poema: é definido
como: "obra em verso ou não em que há poesia".
Ou seja: quando falamos em poesia, estamos falando de uma arte e, quando
falamos em poema, estamos nos referindo a um texto concreto.
OBJETIVO GERAL: Familiarizar o aluno
com a linguagem poética, com a poesia e os poemas incentivando para que ele
sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas e poesias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Desenvolver hábitos
de leitura pelo prazer de ler;
Ø Conhecer e
diferenciar poemas de poesias;
Ø Produzir seus
próprios textos a partir de poemas e poesias lidos em sala de aula;
Ø Promover a imaginação
criativa;
Ø Desenvolver hábitos
de ouvir e apreciar poemas e poesias;
Ø Tornar a aula de
leitura um momento de interação e de novidades.
ESTRATEGIAS:
Ø Conversa informal e
dirigida sobre os conceitos de poesias e poemas, ouvindo o conceito de cada
aluno;
Ø Roda de leitura;
Ø Visitas a biblioteca;
Ø Organizar o cantinho
da leitura em sala de aula;
Ø Produção de poemas e
poesias;
Ø Concurso da melhor
poesia para o dia das mães;
Ø Elaboração de mural
com exposição das produções de poemas e
poesias cada turma terá a sua
semana de apresentação deste mural);
Ø Conhecer a biografia
dos autores das poesias e poemas;
Ø Cartazes coletivos;
Ø Leitura e Declamação
de poemas e poesias;
Ø Varal de poesias na
sala para que o aluno escolha qual quer ler;
Ø Produção de um livro
de poesias.
Ø Jogos de
disputa de equipes com tarefas simples.Ex: a equipe que conseguir em 1 minuto o
maior número de palavras que rimem com a palavra “coração” marcará ponto.
Ø Organizar roda de
leitura para que os alunos expressem os sentimentos que aparecem no texto
durante a leitura, como medo, alegria, espanto, tristeza e humor.
Ø Conversar com a turma
sobre alguns aspectos importantes do poema: características (rima, versos e
estrofes).
RECURSOS:
Livros de poemas e poesias, poemas e poesias xerocopiados, cartolina,
papel Kraft, cola, canetinha, lápis de cor, giz de cera, tesoura, régua.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada através das
produções individuais e coletivas dos poemas e das poesias, da responsabilidade
e do interesse dos alunos em realizar as atividades propostas em sala de aula.
2º TRIMESTRE:
Lendas, Fábulas e Histórias Infantis.
Apresentação:
Este tema pretende fazer a ponte entre
o lúdico, o imaginário com o conhecimento necessário para produzir novos
saberes na área da leitura, da escrita e da produção oral.
OBJETIVO GERAL: Desenvolver momentos
onde o aluno e seu professor, terão acesso a "belos contos de fadas,
fábulas e lendas". Propiciando assim, de forma lúdica e dinâmica,
experiências diversificadas, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a
criatividade, o imaginário e o conhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Conhecer diversas
Histórias infantis;
Ø Desenvolver hábitos
de leitura;
Ø Diferenciar lendas,
fabulas e histórias infantis;
Ø Utilizar a técnica de
dramatizar e fazer recontos;
Ø Oportunizar a criatividade,
imaginação, humor, ilusionismo;
Ø Desenvolver
habilidades sociais;
Ø Desenvolver o hábito
de ouvir com atenção.
Ø Enriquecer e ampliar
o vocabulário;
Ø Intervir,
posicionar, julgar e modificar subvenções sociais;
Ø Desenvolver o pensamento
lógico e a rapidez de raciocínio;
Ø Criar atitudes
desejáveis;
Ø Permitir a livre
expressão. - Formulação dos Problemas: (Quais são as leituras que vocês
preferem: gibis, livros de histórias, histórias em quadrinhos, poemas, etc.?
Vocês sabem alguma história? Vocês lêem jornais ou revistas? Quais?)
Ø Ampliar as
possibilidades de movimentos;
Ø Expressar-se por meio
de desenhos, pinturas e colagens;
Ø Ler, ainda que de
forma não convencional;
Ø Dramatizar histórias,
por meio de expressões orais e dança;
Ø Descrever
cenários e personagens;
Ø Identificar soluções
de conflitos presentes nos contos;
Ø Identificar
títulos de histórias conhecidas;
Ø Continuar
histórias a partir de um determinado ponto;
Ø Produzir textos,
tendo o professor como escriba.
ESTRATEGIAS:
Ø Fazer no quadro-negro
ou em um cartaz uma lista, em ordem alfabética, dos contos tradicionais mais
conhecidos pela turma.
Ø Diariamente, reserve
um tempo para ler com a classe as histórias escolhidas.
Ø Escolha com o grupo uma
das histórias e leve para a classe várias versões para ler com as crianças,
destacando semelhanças e diferenças com relação a: tipo de texto organização do
texto personagens que compõem a história seqüência em que se desenrola a trama
tempo em que as histórias se desenvolvem cenários.
Ø Discuta com o grupo
algumas características e formas de organização dos contos.
Ø Planejamento da
escrita. Assegurar de que o tipo de texto que será produzido foi trabalhado em
sala, com a discussão sobre a estrutura dos diálogos e a observação de todos os
aspectos textuais. Proponha então a redação coletiva e individual de novas
versões para um conto. Por exemplo: "Agora, que vocês já ouviram diversas
versões sobre a história 'Os Três Porquinhos', crie a sua, mantendo os
principais elementos dos textos lidos: personagens, estrutura narrativa
etc."
Ø Revisões dos
textos coletivos em roda, destacando os elementos que exigem maior atenção.
Ø Cruzadinhas,
caça-palavras,jogos de forca ou stop utilizando variações que sistematizem
dificuldades ortográficas, como o uso de x, ch, ç, ss, s.
Ø Bingo de palavras
pode envolver as que apresentaram mais erro.
Ø Crie com a classe uma
legenda para as correções de textos como erro de ortografia EX; #: erro de
vocabulário,+ : erro de pontuação* : letra maiúscula
** : erro de acentuação. Exemplo: "Os porcinhos forão para o Egito, mas
como não sabiam falar a língua (egitana) não podiam conversar +O mais velho,
que se chamava *edu, teve uma **ideia que contou para o irmão do meio."
Ø Revisão dos textos
individuais em duplas, usando a legenda criada para correções.
Ø Ilustrações para a
nova versão do conto e a criação de um livrinho para ser lido por outras
classes.
Ø Apresentações
das histórias: vídeo, aparelho de som, livros de literatura, CD,teatro,
Ø Contação de
histórias, fábulas e lendas no tapete, almofadões, aparelho de som com música
suave, incenso, baú ou caixa grande de papelão enfeitada com brilho, estrelas,
lua.
Ø Fazer o reconto
conjunto, interpretando a história;
Ø Trabalhar o conceito
de lendas, fábulas e história.
Ø Traçar o perfil dos
personagens principais;
Ø Copiar o nome da
história no caderno ilustrando-a.
Ø Preparar material de
artes para a dramatização das histórias como fantoches, máscaras, acessórios e objetos
como a maçã da Branca de Neve, máscara do Lobo Mau, chapéu de Bruxa, varinha
mágica da Fada, espelho mágico da Madrasta, Sapatinho da Cinderela, Caixinha
com moeda de Dona Baratinha, Coroa do Príncipe Sapo, Fantoches dos Três
Porquinhos, capa do Chapeuzinho Vermelho, rosa encantada da Fera, saquinho com
as pedrinhas de Joãozinho, coroa de Princesa que caracterizam as histórias
apresentadas.
Ø Desenvolver
atividades diversas utilizando diferentes recursos tecnológicos, como o
Notebook e o Data Show;
Ø Dramatização de
histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
Ø Atividades diversas
como: pintura, desenho, recorte colagem, confecção de fantoches (personagem das
histórias contadas), dobradura e outros;
Ø Roda de
conversa com as crianças para discutir, trocar idéias sobre fatos e
acontecimentos da história que acabou de ser contada;
Ø Confecções de livros;
Ø Confecções de um
castelo utilizando materiais recicláveis;
Ø Leitura individual;
Ø Leitura em grupo;
Ø Leitura silenciosa.
Ø Sacola Era Uma Vez;
Ø Mala Viajante;
Ø Pesquisas em livros
da Biblioteca e na internet por meio de sites pré – selecionados pelo
professor.
Ø Socializar as lendas
na sala de aula, por meio de recontos;
Ø Escolher por meio de
votação as lendas preferidas dos alunos;
Ø Elaborar um
gráfico com o resultado da votação (aproveitar e trabalhar situações-problema
em matemática);
Ø Pedir aos alunos (em
duplas) que reescrevam algumas lendas;
RECURSOS:
Notebook, internet;TV, Data
Show;CD de histórias;Tapetes;Fantoches de diversos tipos;TNT;Cenário para
apresentação de fantoches;Lápis de cor, giz de cera, sulfite, canson, papéis
coloridos, tinta guache, pintura a dedo, cola, tesoura e pincel.Livros de
fábulas, lendas e histórias infantis.
Materiais recicláveis entre outros.
AVALIAÇÃO:
Observar nos alunos e registrar em
relatórios e planilhas os seguintes aspectos: interatividade, participação
compartilhada, regras, disciplina, organização, trabalho em equipe,
responsabilidade.
3º TRIMESTRE:
Parlendas, Trava-Línguas, cantigas de roda e
Adivinhações
Apresentação:
Os trabalhos desenvolvidos com esses
tipos textuais permitem o trabalho com a oralidade, o exercício com a
dicção, o treino da pronúncia, o estímulo da criatividade e da rima, além
do acesso a mais remota cultura popular. Os trava-línguas, as parlendas, as
cantigas de roda e as adivinhas fazem parte das manifestações orais da cultura
popular, são elementos do nosso folclore. O que faz as crianças repeti-los é o
desafio de reproduzi-los sem errar. Entra aqui também a questão do ritmo, pois
elas começam a perceber que, quanto mais rápido tentam dizer, maior é a chance
de não concluir o trava-línguas. Esse tipo de poema pode ser um bom recurso
para trabalhar a leitura oral, com o cuidado de não expor alunos com mais
dificuldades. É nessa leitura que melhor se observa o efeito do trava-línguas,
das parlendas e das adivinhações e, dependendo da atividade, passa a ser uma
brincadeira que agrada sempre. As adivinhas, as cantigas de roda, as
parlendas, as quadrinhas e os trava-línguas são antigas manifestações da cultura
popular, universalmente conhecidas e mantidas vivas através da tradição oral.
São textos que pertencem a uma longa tradição de uso da linguagem para cantar,
recitar e brincar. A maioria deles é de domínio público, ou seja, não se sabe
quem os inventou: foram simplesmente passados de boca a boca, das pessoas mais
velhas para as pessoas mais novas
OBJETIVO GERAL: Valorizar textos
folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Estimular raciocínio
e atenção;
Ø Ler, recontar e
ilustrar, lendas, par lendas, adivinhas;
Ø Estimular a ampliar a
linguagem oral;
Ø Incentivar a
escrita nas suas diversas modalidades; -
Ø Estimular o ritmo, a
criatividade e prazer pelo aprender brincando.
Ø Desenvolver o
processo de leitura e escrita através de atividades
Contextualizadas;
Ø Favorecer a
integração social do grupo;
Ø Desenvolver a
expressão artística e corporal;
Ø Estimular o gosto
pela leitura e a escrita;
ESTRATEGIAS:
Fazer um levantamento
dos trava-línguas conhecidos pela turma;
Socializar os
trava-línguas e organizar fichas de leitura de cada um deles;
Levar para casa as
fichas com os trava-línguas para que possam ler;
Ler algumas adivinhas
p/ turma, que tentam descobrir as respostas;
Organizar um
campeonato de adivinhas na sala;
Representação de parlenda
Confecção de cartazes
referente às parlenda trabalhadas
Promover pesquisas na
internet.
Pesquisas sobre:
trava-línguas, parlenda, adivinhações, charadas, canções conhecidos pela
família;
Canto de músicas
folclóricas (cantigas de ninar, cantigas de roda, desafios.)
Distribuir para a turma a parlenda/o
trava-língua/ as canções, escrita com letra impressa maiúscula, pois auxilia no
reconhecimento das letras.
Ler para os alunos a parlenda e pedir
para que a recitem. É importante que a parlenda seja escrita em um papel
craft e fique fixada na sala para que os alunos se familiarizem mais com o
texto.
Solicitar aos alunos que identifiquem oralmente
as palavras que rimam na parlenda. É importante explicar o significado de rimas
(palavras com som igual ou muito parecido)
Escrever, por
exemplo, a palavra DIA no quadro e pedir para que criem outras palavras que
terminam com o mesmo som. À medida que forem dizendo, registrá-las no quadro e
pedir para que comparem a grafia final das palavras.
Fazer desenho da parlenda/canção para
colocar no mural da sala.
Atividades com
reescrita das canções que também visam avançar no processo de alfabetização dos
alunos. Leia os enunciados para os alunos, os oriente na resolução das questões
e observe que relações estão estabelecendo entre os sons e as letras.
RECURSOS: Cartolina,
Papel oficio;Cola;Canetinhas;Lápis de cor;Papel kraft
AVALIAÇÃO: O aluno será avaliado de acordo com o seu
desempenho e participação nas atividades no decorrer do projeto