terça-feira, 26 de maio de 2015
ROJETO: DIGA NÃO ÀS DROGAS
E
PROJETO
DROGA UMA VIAGEM SEM VOLTA – NÃO EMBARQUE NESSA VIAGEM!
POPULAÇÃO A SER TRABALHADA:
Toda a comunidade escolar e a sociedade regional de modo geral.
Tobias Barreto – SE
Julho - 2011
INTRODUÇÃO
A droga é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que
sua presença em nossa sociedade vem crescendo no decorrer dos tempos.
Diante da quantidade e variedades de drogas e com diferentes efeitos
produzidos por elas e que nossos jovens vivem em um período marcado por
mudanças e curiosidades, representa um momento especial de desenvolver,
trabalhar e discutir esse tema já que a droga exerce forte influência na
vida das pessoas.
Portanto, uma educação preventiva e conscientizada pelos alunos, pais, professores, e por toda a comunidade sobre os efeitos e consequências causadas pelas drogas no ser humano e em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O objetivo principal deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma família e sociedade mais digna e fraterna.
Portanto, uma educação preventiva e conscientizada pelos alunos, pais, professores, e por toda a comunidade sobre os efeitos e consequências causadas pelas drogas no ser humano e em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O objetivo principal deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma família e sociedade mais digna e fraterna.
JUSTIFICATIVA
Esse projeto surgiu da necessidade de se falar claramente sobre as
drogas e, principalmente o alcoolismo o qual é muito presente na vida
atual de nossos alunos e de buscar informações sobre o tema DROGA UMA VIAGEM SEM VOLTA – NÃO EMBARQUE NESSA VIAGEM!
Sabemos que a “escola” é um ambiente onde a criança e os adolescentes
passam grande parte de sua vida e nela executam várias tarefas.
Portanto, é de grande importância criar oportunidades para que seu
alunado possa exercer um papel de cidadãos conscientes e criativos
através de situações educativas e possibilitando interações mais
significativas.
OBJETIVOS
- Ø Sensibilizar os professores para a abordagem da questão.
- Ø Conhecer os diversos tipos de drogas e o risco das mesmas;
- Ø Levar o aluno a participar de discussões abertas sobre o assunto;
- Ø Divulgar o trabalho realizado pela escola no combate às drogas;
- Ø Mostrar aos alunos meios para que resista à pressão para usar drogas
- Ø Facilitar às famílias a conversação com as crianças e com os jovens.
- Ø Desenvolver a espontaneidade e a auto-estima dos alunos para facilitar a comunicação com os pais, não só de modo geral, mas em especial sobre a questão das drogas.
- Ø Mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta.
ESTRATÉGIAS
O trabalho deve ser interdisciplinar, muito bem integrado entre professores.
- As classes envolvidas trabalharão individualmente e em grupos para pesquisas e debates.
- Utilização intensiva do Laboratório de Informática, do seu próprio laptop para a execução de cartazes, murais, slides e pesquisas.
- Utilização de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a Internet para promover através de pesquisa, a orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas.
- Será criado um painel principal onde terá o tema do projeto que será exposto na parede da escola,
- Utilizando-se da linguagem oral, os alunos deverão criar slogans e frases sobre o combate às drogas.
- Com a ajuda da professora, os alunos criarão normas que devem ser utilizadas no combate às drogas. Após a criação a professora deverá fazer um cartaz que deverá ser afixado na sala de aula. Com isso a professora debaterá diariamente essas normas com os alunos, alertando-as para o perigo de uso de drogas em nossa vida.
· Peças teatrais referentes ao tema em debate.
· Cantigas de roda e criação de paródias: Coma ajuda da professora as crianças deverão criar paródias alusivas ao tema em questão.
ÁREAS ENVOLVIDAS:
· Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Geografia, História, Artes, Matemática, Ensino Religioso, Ed. Física.
DESENVOLVIMENTO:
1° momento: Pesquisas de campo.
Período: 2° semestre
ATIVIDADES:
1. Entrevistas:
¨ Delegacia
¨ Membros do Conselho Tutelar
¨ Membros do Conselho Tutelar
¨ Coordenação do Hospital
-- Usuários de drogas
--Parentes de usuários
2. Questionários
3. Observações
4. Conversas informais
5. Debates em sala de aula.
6. Pesquisas
3. Observações
4. Conversas informais
5. Debates em sala de aula.
6. Pesquisas
OBJETIVOS:
ü Reconhecer o índice de pessoas - jovens e adultos - envolvidas com drogas.
ü Averiguar a situação real, as dificuldades e os recursos disponíveis.
PARTICIPANTES: Alunos e professores.
2° momento: Contato com pessoas diretamente ligadas à área a ser trabalhada.
- médicos, psicólogos, ex-viciados em drogas etc.
- médicos, psicólogos, ex-viciados em drogas etc.
OBJETIVO:
¨
Convidar estes profissionais para discussões e palestras visando uma
maior interação com todos os envolvidos- alunos, professores, equipe
diretiva, pais e comunidade.
PARTICIPANTES: Alunos, professores e familiares dos alunos.
PARTICIPANTES: Alunos, professores e familiares dos alunos.
3° momento: Divulgação dos trabalhos.
ATIVIDADES:
1. Relatórios
2. Confecção de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre os diferentes tipos de drogas, seus resultados e conseqüências prejudiciais à vida.
3. Palestras com profissionais e ex-viciados.
4. Criação de peças teatrais criados pelos próprios alunos.
5. Cinema - Filmes que relatem o narcotráfico - O tráfico de drogas
6. Entrevistas com ex-viciados.
7. Depoimentos de ex-viciados.
2. Confecção de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre os diferentes tipos de drogas, seus resultados e conseqüências prejudiciais à vida.
3. Palestras com profissionais e ex-viciados.
4. Criação de peças teatrais criados pelos próprios alunos.
5. Cinema - Filmes que relatem o narcotráfico - O tráfico de drogas
6. Entrevistas com ex-viciados.
7. Depoimentos de ex-viciados.
8. Debates em sala de aula.
OBJETIVO:~
ü Proporcionar as pessoas que se tornem mais conscientes sobre os danos causados pelo abuso de drogas à vida humana.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
ü Máquina fotográfica.
ü Microfone.
ü Tinta para impressora.
ü Papel, cartolina, tesoura, fita crepe, cola, hidrocor
ü Gravador
ü CD
ü Data show
ü Laptop
APOIO E ORIENTAÇÃO:
Equipe Diretiva
Professores
Alunos
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Ação Social
CULMINÂNCIA:
Os trabalhos serão expostos na própria escola, os quais serão
divulgados os resultados obtidos pelos alunos e professores, através de
exposições de murais, cartazes, vídeos, palestras, apresentações de
peças teatrais, etc.
AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será realizado no decorrer da efetivação do
projeto, através de observações, conversas, debates, exercícios e
participação ativa dos alunos durante o cumprimento da realização das
atividades para que todos possam alcançar melhores resultados nos
objetivos propostos.
Os educadores deverão animar os participantes do projeto a dizerem "NÃO" a qualquer espécie de droga.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
www.educacional.com.br/
cemprofessorhermenegildomveloso.blogspot.com/
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Atividades para o 5° ano de português Atividades para o 5° ano de português para pesquisar e escrever o adjetivo pátrio correspond...
-
Atividades A Terra e o Universo Atividades A Terra e o Universo, Imprimir, Colorir, Trabalhos a Terra e o Universo 01. Assinale c...