terça-feira, 26 de maio de 2015



ROJETO: DIGA NÃO ÀS DROGAS

E

PROJETO


DROGA UMA VIAGEM SEM VOLTA – NÃO EMBARQUE NESSA VIAGEM!



POPULAÇÃO A SER TRABALHADA:
Toda a comunidade escolar e a sociedade regional de modo geral.

Tobias Barreto – SE
Julho - 2011

INTRODUÇÃO

       A droga é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade vem crescendo no decorrer dos tempos.
      Diante da quantidade e variedades de drogas e com diferentes efeitos produzidos por elas e que nossos jovens vivem em um período marcado por mudanças e curiosidades, representa um momento especial de desenvolver, trabalhar e discutir esse tema já que a droga exerce forte influência na vida das pessoas.
     Portanto, uma educação preventiva e conscientizada pelos alunos, pais, professores, e por toda a comunidade sobre os efeitos e consequências  causadas pelas drogas no ser humano e em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
     O objetivo principal deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma família e sociedade mais digna e fraterna. 



JUSTIFICATIVA

      Esse projeto surgiu da necessidade de se falar claramente sobre as drogas e, principalmente o alcoolismo o qual é muito presente na vida atual de nossos alunos e de buscar informações sobre o tema DROGA UMA VIAGEM SEM VOLTA – NÃO EMBARQUE NESSA VIAGEM!
       Sabemos que a “escola” é um ambiente onde a criança e os adolescentes passam grande parte de sua vida e nela executam várias tarefas. Portanto, é de grande importância criar oportunidades para que seu alunado possa exercer um papel de cidadãos conscientes e criativos através de situações educativas e possibilitando interações mais significativas.



OBJETIVOS


  • Ø  Sensibilizar os professores para a abordagem da questão.
  • Ø  Conhecer os diversos tipos de drogas e o risco das mesmas;
  • Ø  Levar o aluno a participar de discussões abertas sobre o assunto;
  • Ø  Divulgar o trabalho realizado pela escola no combate às drogas;
  • Ø  Mostrar aos alunos meios para que resista à pressão para usar drogas
  • Ø  Facilitar às famílias a conversação com as crianças e com os jovens.
  • Ø  Desenvolver a espontaneidade e a auto-estima dos alunos para facilitar a comunicação com os pais, não só de modo geral, mas em especial sobre a questão das drogas.
  • Ø  Mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta.


ESTRATÉGIAS

O trabalho deve ser interdisciplinar, muito bem integrado entre professores.


  • As classes envolvidas trabalharão individualmente e em grupos para pesquisas e debates.
  • Utilização intensiva do Laboratório de Informática, do seu próprio laptop para a execução de cartazes, murais, slides e pesquisas.
  • Utilização de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a Internet para promover através de pesquisa, a orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas.
  • Será criado um painel principal onde terá o tema do projeto que será exposto na parede da escola,
  • Utilizando-se da linguagem oral, os alunos deverão criar slogans e frases sobre o combate às drogas.
  • Com a ajuda da professora, os alunos criarão normas que devem ser utilizadas no combate às drogas. Após a criação a professora deverá fazer um cartaz que deverá ser afixado na sala de aula. Com isso a professora debaterá diariamente essas normas com os alunos, alertando-as para o perigo de uso de drogas em nossa vida.
·          Peças teatrais referentes ao tema em debate.
·          Cantigas de roda e criação de paródias: Coma ajuda da professora as crianças deverão criar paródias alusivas ao tema em questão.


ÁREAS ENVOLVIDAS:

·         Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Geografia, História, Artes, Matemática, Ensino Religioso, Ed. Física.


DESENVOLVIMENTO:

1° momento: Pesquisas de campo.
Período: 2° semestre


ATIVIDADES:


1. Entrevistas:
¨ Delegacia
¨ Membros do Conselho Tutelar
¨ Coordenação do Hospital
-- Usuários de drogas
--Parentes de usuários
2. Questionários
3. Observações
4. Conversas informais
5. Debates em sala de aula.
6. Pesquisas


OBJETIVOS:

ü  Reconhecer o índice de pessoas - jovens e adultos - envolvidas com drogas.
ü  Averiguar a situação real, as dificuldades e os recursos disponíveis.


PARTICIPANTES: Alunos e professores.
2° momento: Contato com pessoas diretamente ligadas à área a ser trabalhada.
- médicos, psicólogos, ex-viciados em drogas etc.


OBJETIVO:

¨ Convidar estes profissionais para discussões e palestras visando uma maior interação com todos os envolvidos- alunos, professores, equipe diretiva, pais e comunidade.

PARTICIPANTES: Alunos, professores e familiares dos alunos.

3° momento: Divulgação dos trabalhos.


ATIVIDADES:

1. Relatórios
2. Confecção de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre os diferentes tipos de drogas, seus resultados e conseqüências prejudiciais à vida.
3. Palestras com profissionais e ex-viciados.
4. Criação de peças teatrais criados pelos próprios alunos.
5. Cinema - Filmes que relatem o narcotráfico - O tráfico de drogas
6. Entrevistas com ex-viciados.
7. Depoimentos de ex-viciados.
8. Debates em sala de aula.


OBJETIVO:~


ü  Proporcionar as pessoas que se tornem mais conscientes sobre os danos causados pelo abuso de drogas à vida humana.


MATERIAIS NECESSÁRIOS:


ü   Máquina fotográfica.
ü  Microfone.
ü   Tinta para impressora.
ü   Papel, cartolina, tesoura, fita crepe, cola, hidrocor
ü   Gravador
ü  CD
ü  Data show
ü  Laptop

APOIO E ORIENTAÇÃO:

Equipe Diretiva
Professores
Alunos
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Ação Social



CULMINÂNCIA:

       Os trabalhos serão expostos na própria escola, os quais serão divulgados os resultados obtidos pelos alunos e professores, através de exposições de murais, cartazes, vídeos, palestras, apresentações de peças teatrais, etc.

AVALIAÇÃO:

    O processo de avaliação será realizado no decorrer da efetivação do projeto, através de observações, conversas, debates, exercícios e participação ativa dos alunos durante o cumprimento da realização das atividades para que todos possam alcançar melhores resultados nos objetivos propostos.
      Os educadores deverão animar os participantes do projeto a dizerem "NÃO" a qualquer espécie de droga.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

www.educacional.com.br/

cemprofessorhermenegildomveloso.blogspot.com/

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