Textos e interpretação para 4º e 5º Ano.
ATIVIDADES COM BASE NO FILME:
"PROCURANDO NEMO".
1 – ANÁLISE DA SINOPSE:
Procurando
Nemo conta a história de Marlin, um peixe-palhaço que perde quase toda a
família durante o ataque de um predador, e assim, torna-se um pai
super-protetor de seu único filho, Nemo. O problema é que tanta proteção acaba
envergonhando o peixinho na frente dos colegas, e para provar ao pai que pode
se virar sozinho, resolve nadar em mar aberto, quando é capturado por um
mergulhador, e levado para Sydney. Decidido a encontrá-lo, Marlin nada por todo
o oceano, enfrentando todo tipo de perigo ao lado de Dory, um peixinho-fêmea
muito simpático, mas com um grave problema de perda de memória recente. Nesta
deliciosa aventura no fundo do mar, todos os tipos de criaturas marinhas dão o
ar da graça. Peixes de todas as espécies, cavalos-marinhos, tubarões,
águas-vivas, tartarugas, baleias e afins. Todo o colorido da fauna e flora
subaquática contagia a tela do cinema e seduz o espectador. A trama, então, se
divide: parte do filme acompanha a viagem de Marlim mar afora e outra parte
mostra a nova vida de Nemo aprisionado em um aquário em Sydney com seus novos
amigos.
A narrativa
era ambientada na Grande Barreira de Coral, na Austrália.
2 – Após o estudo da sinopse
acima e de assistir o filme, responda as perguntinhas abaixo:
a) Nemo é um peixe-palhaço que
tem uma nadadeira menor do que a outra. O pai apelidou tal nadadeira de
"nadadeira da sorte". O que você acha disso
b) Que acontecimento trágico marcou
a vida da família de Nemo?
c) Por que, afinal, o pai de Nemo
teme que o filho saia sozinho?
d) Infelizmente, na escola, Nemo
desobedece a seu pai. Que consequência isso acarretou? Como o transtorno causado
poderia ter sido evitado?
e) O que é que Nemo queria provar
ao seu pai quando o desobedeceu se aproximando do barco?
f) Qual foi a principal falha de
Nemo nesse momento?
g) Depois que Nemo é levado pelo
mergulhador, Marlin sai pelo oceano em busca de seu querido filho. No percurso
ele conhece Dory, uma peixe-fêmea que o ajuda a encontrar Nemo. Como Dory o
ajudou inicialmente?
3 - No mar, segundo o filme, além
dos perigos que possui também se encontra solidariedade entre seus habitantes.
Afinal, que tipo de ajuda Marlin recebeu?
a) Das tartarugas?
b) Da cegonha?
C) Da baleia?
4 - Aos poucos, em todas as
partes do oceano a história de Marlin em busca de seu único filho ganha grande
repercussão.
a) De que modo as informações
eram transmitidas?
b) O que significa dizer
"Quem conta um conto aumenta um ponto"? Esse ditado popular se aplica
a essa história?
5 - Após Nemo reencontrar o pai,
Dory é presa em uma grande rede de pesca.
a) Quem a ajuda nesse momento?
b) Como se deu essa ajuda?
c) O pai demonstrou ter confiança
em Nemo nesse momento tão perigoso?
6 - Que lições são transmitidas:
a) A Nemo:
b) A Marlim:
7 - Apesar das dificuldades, que Nemo possui em
nadar e Dory de sofrer de perda de memória recente, a que conclusões podemos
chegar diante de tantas superações vividas por esses personagens?
ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE
TEXTO E GRAMÁTICA
A memória dos peixes
O sítio
tinha muitos lugares bons. Porém, Ade e Amis gostavam mais da sombra da velha
figueira. Só que, às vezes, no escurecer, tinham que sair de lá por causa dos
mosquitos.
O velho Amis
explicava que os peixes gostavam de viajar rio acima para namorar. Mas na hora
de crescerem, os peixinhos escolhiam as águas calmas das baías, que o rio
formava lá bem abaixo.
A menininha
escutava Amis, enquanto olhava os lambaris que subiam em fileiras de três, às
vezes em fileiras de quatro ou cinco, rio acima.
Mais para o
meio do rio, um cardume de piraputangas também subia. De vez em quando ela via
ondinhas que elas provocavam quando nadavam quase à flor d´água.
– Amis,
Amis, chamou a menininha.
– Amis, tem
coisas da minha vida que eu já esqueci.
– Daí que eu
queria saber. Esses peixes, nadando, sem parar, contra a correnteza.
O velho
franziu as sobrancelhas.
– Eu queria
– continuou a menininha – eu queria saber como é. Esses peixes se lembram das
baías da sua infância?
O velho Amis
abraçou aquela menina chamada Ade. Abraçou aquela menininha bem forte. Ele
queria que ela nunca se esquecesse.
Entendimento do texto.
1. Amis era:
(A) um lambari.
(B) uma menina.
(C) um peixe.
(D) um velhinho.
2. Ade era uma:
(A) baía.
(B) flor.
(C) menininha.
(D) piraputanga.
. No sítio, de que lugar Ade e
Amis mais gostavam?
___________________________________________________________________
Por que os dois não podiam ficar
lá quando anoitecia?
___________________________________________________________________
. Complete, de acordo com o
texto:
a) Para namorar, os peixes
gostavam de ___________________________.
b) Para crescer, os peixes
escolhiam _______________________________.
. No texto, encontramos algumas
palavras no diminutivo: peixinhos, menininha, ondinhas. Essas palavras podem
expressar tamanho ou emoção. No conto que estamos estudando, elas indicam:
I. Tamanho:
(A) grande.
(B) médio.
(C) normal.
(D) pequeno.
II. Emoção:
(A) alegria.
(B) carinho.
(C) medo.
(D) raiva.
. Em “O velho franziu as
sobrancelhas”, o narrador quer dizer que ele ficou
(A) aborrecido.
(B) curioso.
(C) pensativo.
(D) preocupado.
. Das frases abaixo, marque
aquela que se refere diretamente ao tema do conto.
(A) Amis, tem coisas da minha
vida que eu já esqueci.
(B) Ades olhava os lambaris que
subiam em fileiras de três.
(C) Esses peixes se lembram das
baías da sua infância?
(D) O velho Amis explicava que os
peixes gostavam de viajar rio acima para namorar.
. Leia e observe as palavras
abaixo, depois separe-as em dois grupos:
estádio – Inês – você – elástico
– até – agência – córrego – pêssego – inglês – pés –
céu – avô – André – judô –
avó – Mônica – lâmpada – cipó – paletó – mecânico – água
Acento agudo Acento
circunflexo
____________________________ ____________________________
____________________________ ____________________________
____________________________ ____________________________
____________________________ ____________________________
____________________________ ____________________________
____________________________ ____________________________
____________________________ ____________________________
____________________________ ____________________________
____________________________ ____________________________
10 – Complete com C ou Ç. Depois
copie as palavras:
a) ___ebola: ____________________
b) Fuma____a: __________________
c) ba____ia:
____________________
d) cabe____a: ___________________
e) mo____o:___________________
f) ____edo: ___________________
g) pa____oca: _________________
h) ____idade:__________________
ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE
TEXTO
UMA HISTÓRIA DO SACI-PERERÊ QUE
NINGUÉM TE CONTOU
TODO O
PESSOAL DA FLORESTA TEM BRONCA DO SACI QUE VIVE APRONTANDO COM OS OUTROS, COMO
A GENTE SABE. É LEVADO MESMO.
UM DIA DEU
UM NÓ NO RABO DA ONÇA. OUTRO DIA PASSOU BATOM VERMELHO NA BOCONA DO JACARÉ. E
PRA TIRAR FOI UM SUFOCO DANADO! SÓ DAVA AQUELA BOCARRA VERMELHA, COM TANTO
DENTE BRANCO DENTRO.
NA MESMA
SEMANA, O DANADO DO SACI PASSOU COLA NUM GALHO DE ÁRVORE E UMA CORUJA FICOU LÁ
GRUDADA!
PARECE QUE
ELE JÁ ACORDAVA COM UMA IDÉIA DE APRONTAR NA CABEÇA.
MAS, UM BELO
DIA, CHEGOU A HORA DO TROCO. O SACI-PERERÊ RECEBEU UMA CARTA.
ERA UM
CONVITE PARA SER ENTREVISTADO NO PROGRAMA DO JÔ SOARES, EM SÃO PAULO.
ELE FICOU
TODO ORGULHOSO, CLARO!
SERIA O
REPRESENTANTE DO FOLCLORE BRASILEIRO, FALANDO PARA O PAÍS INTEIRO, VIA
SATÉLITE.
ENTÃO, ELE
PENSOU EM COLOCAR UMA ROUPA BEM BONITA E TAMBÉM UM SAPATO CHIQUE DE VERNIZ
PRETO. ATÉ COMPROU UM GORRO VERMELHO NOVO.
NO GRANDE
DIA, ELE SE VESTIU, PASSOU PERFUME… MAS AÍ CHEGOU A HORA DE COLOCAR SAPATO! NÃO
TINHA JEITO.
TODO MUNDO
COLOCA O SAPATO FICANDO EM PÉ NA OUTRA PERNA.
MAS O SACI
SÓ TEM UMA PERNA, ORA!
DAÍ, PEDIU
AJUDA PARA A ONÇA. ELA, É CLARO, DEU A MAIOR GARGALHADA!
– AGORA VOCÊ
VAI VER QUE ONÇA É PIOR QUE AMIGO DA ONÇA, SEU BOBÃO! – DISSE A PINTADA.
ENTÃO O SACI
FOI PEDIR UMA MÃOZINHA PARA O JACARÉ.
– QUIÁ,
QUIÁ, QUIÁ! – RIU O BICHO COM SEU BOCÃO CHEIO DE DENTES.
– SE
DEPENDER DE MIM, VOCÊ VAI DESCALÇO MESMO!
E O SACI
TENTOU DE NOVO:
– Ô DONA
CORUJA, ME AJUDA A CALÇAR ESTE SAPATO, VAI! É SÓ UNZINHO.
A CORUJA
PENSOU E RESPONDEU QUE SÓ IA AJUDAR SE O SACI PROMETESSE NÃO APRONTAR MAIS COM
NINGUÉM. ELE JÁ ESTAVA FICANDO ATRASADO PRA SAIR. DESSE JEITO IA ATRASAR MAIS
AINDA O PROGRAMA QUE JÁ É ATRASADO SEMPRE!
– OLHA AQUI,
DONA CORUJA, EU VOU DIZER UMA COISA PRA SENHORA. SE EU FICAR BONZINHO E
COMPORTADO, NINGUÉM VAI ME RECONHECER. A SENHORA VAI ACABAR COM O FOLCLORE,
SABIA?
E ERA
VERDADE.
SACI-PERERÊ
É SACI-PERERÊ!
ENTÃO A
CORUJA, MUITO SÁBIA, AJUDOU E, DE SAPATO E CHEIROSO, O SACI SE MANDOU.
MAS A
VERDADE É QUE COM A CORUJA, ELE NUNCA MAIS APRONTOU!
HEINE, EVELYN.
COMPREENSÃO DE TEXTO
1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
____________________________________________________________________
2) QUEM É O AUTOR?
____________________________________________________________________
3) QUAL
É O PERSONAGEM PRINCIPAL?
____________________________________________________________________
4) ONDE SE PASSA A HISTÓRIA?
____________________________________________________________________
5) QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
6) O QUE SENTIAM OS ANIMAIS DA FLORESTA PELO
SACI?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
7) PORQUE O SACI FICOU FELIZ?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
8) QUAL FOI A DIFICULDADE DO SACI?
___________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
9) QUEM O AJUDOU?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
10) FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DA
HISTÓRIA.
A CORUJA E A ÁGUIA
CORUJA E ÁGUIA, DEPOIS DE MUITA BRIGA,
RESOLVERAM FAZER AS PAZES.
– BASTA DE
GUERRA – DISSE A CORUJA. O MUNDO É TÃO GRANDE, E TOLICE MAIOR QUE O MUNDO É
ANDARMOS A COMER OS FILHOTES UMA DA OUTRA.
–
PERFEITAMENTE – RESPONDEU A ÁGUIA. – TAMBÉM EU NÃO QUERO OUTRA COISA.
– NESSE CASO
COMBINEMOS ISTO: DE ORA EM DIANTE NÃO COMERÁS NUNCA OS MEUS FILHOTES.
– MUITO BEM.
MAS COMO POSSO DISTINGUIR OS TEUS FILHOTES?
– COISA
FÁCIL. SEMPRE QUE ENCONTRARES UNS BORRACHOS LINDOS, BEM-FEITINHOS DE CORPO,
ALEGRES, CHEIOS DE UMA GRAÇA ESPECIAL QUE NÃO EXISTE EM FILHOTE DE NENHUMA
OUTRA AVE, JÁ SABES, SÃO OS MEUS.
– ESTÁ
FEITO! – CONCLUIU A ÁGUIA.
DIAS DEPOIS,
ANDANDO À CAÇA, A ÁGUIA ENCONTROU UM NINHO COM TRÊS MONSTRENGOS DENTRO, QUE
PIAVAM DE BICO BEM ABERTO.
– HORRÍVEIS
BICHOS! – DISSE ELA. VÊ-SE LOGO QUE NÃO SÃO OS FILHOS OS FILHOS DA CORUJA. E
COMEU-OS.
MAS ERAM OS
FILHOS DA CORUJA. AO REGRESSAR À TOCA, A TRISTE MÃE CHOROU AMARGAMENTE O
DESASTRE E FOI JUSTAR CONTAS COM A RAINHA DAS AVES.
– QUÊ? –
DISSE ESTA ADMIRADA. ERAM TEUS FILHOS AQUELES MONSTRENGUINHOS? POIS, OLHA, NÃO
SE PARECIAM NADA COM O RETRATO QUE DELES ME FIZESTE…
PARA RETRATO
DE FILHO NINGUÉM ACREDITE EM PINTOR PAI.
LÁ DIZ O
DITADO: QUEM O FEIO AMA, BONITO LHE PARECE.
LOBATO, MONTEIRO. FÁBULAS.
COMPREENSÃO DE TEXTO
1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
______________________________________________________________________________
2) QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DO TEXTO?
______________________________________________________________________________
3) QUEM É O AUTOR DA HISTÓRIA
______________________________________________________________________________
4) QUANTOS PARÁGRAFOS EXISTEM NO TEXTO?
______________________________________________________________________________
5) POR QUE A CORUJA E A ÁGUIA BRIGAVAM SEMPRE?
______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
6) O QUE ELAS FIZERAM PARA TENTAR PARAR DE
BRIGAR?
_____________________________________________________________________))_______
_____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
7) COMO A CORUJA DESCREVEU SEUS FILHOTES?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
8) NO FIM ELAS PARARAM DE BRIGAR? POR QUÊ.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
9) EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE SIGNIFICA
A EXPRESSÃO “QUEM O FEIO AMA,
BONITO LHE PARECE”
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
10)FAÇA NO ESPAÇO ABAIXO UMA
ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA:
A CAUSA DA CHUVA
NÃO CHOVIA HÁ MUITOS E MUITOS MESES, DE MODO QUE OS ANIMAIS FICARAM
INQUIETOS. UNS DIZIAM QUE IA CHOVER LOGO, E OUTROS DIZIAM QUE AINDA IA DEMORAR.
MAS NÃO CHEGAVAM A UMA CONCLUSÃO.
– CHOVE SÓ QUANDO A ÁGUA CAI DO
TETO DO MEU GALINHEIRO – ESCLARECEU A GALINHA.
– ORA, QUE BOBAGEM! – DISSE O SAPO
DENTRO DA LAGOA. – CHOVE QUANDO A ÁGUA DA LAGOA COMEÇA A BORBULHAR SUAS
GOTINHAS.
– COMO ASSIM? – DISSE A LEBRE –
ESTÁ VISTO QUE SÓ CHOVE QUANDO AS FOLHAS DAS ÁRVORES COMEÇAM A DEIXAR CAIR AS
GOTAS D’ÁGUA QUE TEM LÁ DENTRO.
NESSE MOMENTO COMEÇAVA A CHOVER.
– VIRAM? – GRITOU A GALINHA. – O
TETO DO MEU GALINHEIRO ESTÁ PINGANDO. ISSO É CHUVA?
– ORA, NÃO VÊ QUE A CHUVA É A ÁGUA
DA LAGOA BORBULHANDO? – DISSE O SAPO.
– MAS, COMO ASSIM? – TORNAVA A
LEBRE. – PARECEM CEGOS? NÃO VEEM QUE A ÁGUA CAI DAS FOLHAS DAS ÁRVORES?
“FERNANDES,
MILLÔR. FÁBULAS FABULOSAS”
COMPREENSÃO DO TEXTO
1) QUAL É O TITULO DO TEXTO?
2) QUEM É O AUTOR DO TEXTO?
3) QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NA HISTÓRIA?
4) QUAL ERA A INQUIETAÇÃO DOS ANIMAIS?
5) QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DO TEXTO?
6) O QUE LEVOU OS ANIMAIS A DISCUTIREM?
7) QUAL FOI A EXPLICAÇÃO DA GALINHA PARA A
CHUVA?
8) QUAL FOI A EXPLICAÇÃO DO SAPO PARA A CHUVA?
9) QUAL FOI A EXPLICAÇÃO DA LEBRE PARA A
CHUVA?
10) EXPLIQUE PORQUÊ CADA ANIMAL TEM UMA
EXPLICAÇÃO DIFERENTE PARA O QUE É A CHUVA.
Televisão
Televisão é
uma caixa de imagens que fazem barulho.
Quando os
adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças irem assistir à
televisão.
O que eu
gosto mais na televisão são os desenhos animados de bichos.
Bicho
imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente, como nas
telenovelas.
Não gosto
muito de programas infantis com gente fingindo de criança.
Em vez de
ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade com
meus amigos e amigas.
Também os
doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto de coisa alguma porque
ninguém pode comer uma imagem.
Já os doces
que minha mãe faz e que eu como todo dia, esses sim, são gostosos.
Conclusão: A
vida fora da televisão é melhor do que dentro dela.
José Paulo
Paes
Marque um X na
alternativa correta:
1) Qual o meio de comunicação ao
qual o texto se refere?
a) rádio
b) livro
c) televisão
d) internet
2) A que conclusão o autor
chega ao final do texto?
a) A televisão é o melhor passatempo que existe
b) É melhor ser criança do que
adulto
c) A vida fora da televisão é melhor do que
dentro dela
d) Os doces anunciados na
televisão têm gosto de infância
3) A definição de “televisão”
dada pelo autor é:
a) Uma fonte de conhecimento.
b) Uma ajuda na educação dos
filhos.
c) Uma tela que revela paisagens.
d) Uma caixa de imagens que faz
barulho.
4) Quem é o narrador da história?
a) Um bicho imitando gente
b) Um adulto
c) A televisão
5) No trecho: “A vida fora da
televisão é melhor do que dentro dela” A palavra sublinhada refere-se a que:
a) Vida
b) Televisão
c) A criança
d) A novela
6) Retire do texto uma frase que
confirma que o narrador não gostava de televisão:
7) Qual a crítica que o narrador
faz em relação aos doces anunciados na televisão?
8) Coloque (V) para verdadeiro e
(F) para falso:
( )
Segundo o texto, Bicho imitando gente é engraçado.
(
) O que o narrador mais gosta na televisão são os desenhos animados de
bichos.
( ) O narrador não gosta dos doces que a mãe
prepara.
( ) Os adultos não deixam as crianças assistir
à televisão.
Þ A ordem correta da atividade
acima é:
a) F, F, F, V
b) V, V, F, F
c) F, V, F, V
9) Relacione as palavras para
formar substantivos compostos:
1) cachorro ( ) vento
2) amor ( ) quente
3) guarda ( ) sol
4) gira ( ) chuva