Escola
municipal de ensino fundamental 18 de Outubro
Professores; João Batista, Junior, Werbete, Márcio, Fábio e Yrlei
Disciplina;
Ensino Religioso, Matemática, Geografia, História, Arte, Língua Inglesa e Língua Portuguesa
PÚBLICO ALVO
O projeto será aplicado nas turmas ( do 6º ao 9º
anos e 3ª e 4ª etapas) com alunos entre 11 e 18 anos, na Escola Municipal de Ens.
Fund. 18 de Outubro, no 1º semestre de 2016.
DURAÇÃO: 3 MESES (fevereiro, março e abril)
APRESENTAÇÃO
Este projeto tem por
finalidade promover a construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa e
consciente em seu educando, tornando-os participativos como cidadãos no
desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus
semelhantes na sociedade em que vivem.
JUSTIFICATIVA
Resgatar os
valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma
modernidade sem limites, materialista, que tira do
jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de
vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação
família, comunidade e escola.
Na sociedade globalizada,
convivem pessoas de culturas diferentes com distintos valores e convicções
religiosas. A educação, como uma das instâncias da sociedade, possui uma
dimensão moral, que tem a intenção de realizar uma educação na perspectiva do
desenvolvimento da capacidade de autonomia das crianças e jovens com que se
trabalha. A moral já se encontra presente na prática educativa que se
desenvolve nas escolas. No cotidiano escolar, os valores se traduzem no
regulamento escolar e nas finalidades do ensino e aprendizagem, tornando-se
necessário que se reflita sobre esses princípios e essas regras, para que se
instalem no ambiente escolar, ações e relações democráticas.
O desafio que se apresenta à
escola é trabalhar com adolescentes e jovens de maneira responsável e
comprometida, do ponto de vista ético, proporcionando as aprendizagens de
conteúdos e desenvolvendo capacidades que possam transformar a comunidade de
que fazem parte, fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de
possibilidade para a construção de uma sociedade na qual a questão da
moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um.
OBJETIVOS
· Resgatar
as tradições culturais conscientizando-os da importância dos valores na
comunidade;
· Agrupar
fatores que influenciaram a nossa cultura e deram base as tradições presentes
entre nós;
· Direcionar
os valores como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social.
· Palestra
e/ou oficinas com temas direcionados aos pais dos adolescentes.
Este
projeto abrangerá a comunidade escolar, do 6º ao 9º ano e 4ª
etapa participação efetiva dos alunos e professores do Ensino Fundamental, divididos e organizados por tópicos:
· Amor, Amizade, Bondade, Compaixão, Coragem, Honestidade, Esperança, Fé, Felicidade, Generosidade, Humildade, Inteligência, Justiça, Obediência e
Disciplina, Paciência, Paz, Respeito, Responsabilidade, Solidariedade.
RECURSOS
Serão utilizadas
todas as fontes de pesquisas possíveis:
· Vídeos e filmes
(mãos talentosas, a corrente do bem, desafiando gigantes, a virada, entre
outros); Revistas; Músicas; Jornais; Materiais
recicláveis; Entrevistas; Palestra; Aulas
extraclasses para pesquisa e levantamento de dados; Data show.
DESENVOLVIMENTO
Os temas abordados dentro da proposta dos valores serão
trabalhados com as turmas divididas em equipes com os seguintes recursos:
· Dramatização; Slides,
vídeos ou cartazes; Paródias; Histórias
de vida.
Ação
dos professores:
Além de trabalhar os valores dentro de sua
disciplina, cada professor, todos os dias, lerá mensagens, com temas relacionados a valores, para as
turmas onde serão feitos comentários, opiniões e produções de textos.
Matemática: gráficos e estatísticas das conseqüências da
violência no estado e no país.
Língua
Portuguesa: conceito e dramatização
da realidade de um dos valores e produções textuais.
Inglês: tradução de letras de musicas, elaboração de história em quadrinhos e
dicionário de acordo com o tema selecionado.
Geografia: valorização das relações entre as pessoas e textos
sobre valores.
História: relatório sobre
filmes assistidos.
Arte: confecção de artigos natalinos para a decoração da
escola visando à observação do trabalho cooperativo.
Ensino
religioso: arrecadar material
escolar para doação em hospitais, lar dos idosos, etc. e estudo de passagens
bíblicas.
Educação física: expressão corporal.
Educação física: expressão corporal.
CONCLUSÃO DO PROJETO:
A culminância do nosso trabalho acontecerá na última semana de abril de 2015, com alunos e professores numa exposição cultural a
qual será realizada por cada turma relacionando os temas abordados pelos
mesmos. Os alunos deverão apresentá-los em forma de peça teatral, paródias,
jograis, gráficos, produções textuais e ações representadas através de painel fotográfico e slides em Power
Point.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados por seu engajamento nas
atividades, sua participação, suas contribuições positivas, suas colocações e
questionamentos durante todo o projeto. Também será avaliada em sua postura nas
diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em pequeno e grande
grupo.