sexta-feira, 7 de junho de 2013

Projeto Horta






E.M.E.F 18 de Outubro
Projeto: Educando com a Horta Escolar
Projeto elaborado pela E.M.E.F 18 de Outubro, para ser desenvolvido, todos educandos da escola, mais principalmente com os ciclos iniciais sob orientação pedagógica das coordenadoras Margareth e os professores João Batista e Josimar em parcerias com as professoras dos ciclos iniciais.
Sumário
Identificação
Apresentação
Justificativa
Objetivo Geral
Objetivos Específicos
Desenvolvimento
Recursos Humanos
Cronograma
Avaliação
Referências Bibliográficas
Anexos
Identificação
Escola Municipal de E.F. 18 de Outubro”
Projeto: Educando com a Horta Escolar
Séries Envolvidas: do 6º ao 9º ano.
Turnos: Matutino e Vespertino.
Tempo de duração: 1° e 2° Semestre do Ano de 2013.





Apresentação
Alguém muito sabiamente disse certa vez que as maiores e mais duradouras mudanças começas de dentro para fora. Mudam antes de mais nada aqueles que as provêm e depois atingem o Universo.
Estamos cientes que se não podemos mudar todo o planeta, pelo menos queremos interferir positivamente em nosso ambiente mais próximo, assumindo o papel de educador agentes pela promoção de convivência mais saudável, comprometida com o bem estar de todos.
O presente projeto visa também montar uma horta escolar como eixo gerador com grupos de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, ampliando o contato com o meio ambiente e garantindo a sustentabilidade dentro e fora da escola. Propiciando assim, tanto aos alunos quanto aos pais, a construírem conhecimentos e habilidades que lhes permitam produzir, descobrir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada e saudável.
Justificativa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que uma das melhores formas de promover a saúde é através da escola. isso porque entende a escola como um espaço social, onde o corpo docente e discente passam  a parte do dia.
A elaboração do projeto “Educando com a Horta Escolar”, surgiu da necessidade de trabalhar com a formação de valores nas novas gerações, quanto à implantação, ao uso, à manutenção da horta, à auxiliarem a mudança da dinâmica de elementos chaves, como o método e a eficiência do ensino na escola.
Há também a necessidade de dar caminhos ao educando para despertarem para a importância do papel estratégico que devem desempenhar na construção de um mundo sustentável.
A escola onde será realizado o projeto nos motivou, visto que estamos colaborando para que nosso educando forme opiniões e tantos outros quesitos necessários, que se unem para a troca de saberes alunos/professores, instituindo ao apoio com os demais líderes escolares.
“Nós adultos aparentemente estamos mais inclinados a preparar nossas crianças para fazerem sacrifícios heróicos pelo planeta do que fazer estes sacrifícios nós mesmos”. (Mark Burch)



Objetivo geral
  • Propiciar o comprometimento de toda a comunidade escolar na geração de conhecimentos práticos para a produção de alimentos saudáveis, propiciando descobertas a respeito da realidade local e das alternativas de mudanças para um desenvolvimento sustentável.



Objetivos específicos
  • Reconhecer a existência de uma grande variedade de hortaliças e suas utilidades;
  • Identificar as características de alguns vegetais;
  • Envolver toda comunidade escolar em um trabalho coletivo;
  • Cuidar do meio ambiente em que vivemos, preservando a natureza e os recursos que ela nos oferece;
  • Obter  alimentos saudáveis, especialmente hortaliças para enriquecer a merenda escolar;
  • Estimular uma alimentação saudável;.
  •  Incentivar o gosto em se plantar hortas domésticas.
  • Contribuir para a formação hábitos alimentares mais saudáveis;
  • Conscientizar os educandos os bens que esses alimentos traz ao nosso organismo.


Desenvolvimento

O desenvolvimento deste projeto visa vislumbrar o meio ambiente na escola como uma prática pedagógica comprometida com o aprendizado, desenvolvendo aulas que potencializem a busca de relações com  na natureza. Procurando assim, desenvolver realmente aulas atrativas, criativas, significativas e diferenciadas dos programas livrescos.
Com o intuito de desenvolver ações educativas em relação ao meio ambiente, propiciando o conhecimento de diversas disciplinas básicas e encorajando os educandos a utilizarem esses conhecimentos relacionando-os com a vida na comunidade. Ressaltando que, para a realização do mesmo, será fundamental o apoio de toda a Unidade Escolar. Tendo também a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura como parceiras e a participação dos pais e responsáveis dos inscritos neste estabelecimento, com o apoio dos técnicos das áreas de nutrição e agrícola.
Para que os objetivos mencionados a cada pauta, sejam concretizados a mobilizar os educadores, educandos, nutricionistas, merendeiras, técnicos em áreas voltadas ao meio ambiente, e aos pais, serão desenvolvidos os seguintes procedimentos:

  • Seleção de materiais de pesquisa – Tema: Preparação das áreas para plantio da Horta( alface, cheiro verde,couve, tomate, ábobora, pimenta entre outras) (Livros e Internet);
  • Leitura de textos sobre horta escolar;
  • Mostrar na prática, estruturas e tipos de canteiros (através de aulas realizadas ao ar livre);
  • Realizações de eventos, tais como palestras, reuniões comunitárias, etc.;
  • Experiências (cultivo das plantas);
  • Realizações de entrevistas (Técnicos agrícolas e nutricionistas);
  • Gincanas;
  • Pesquisas com os temas: SOLO, AR e ÁGUA;
  • Mostrar na prática como reaproveitar (economia) através de oficinas (Reciclar matéria orgânica;
  • Realização de murais com atividades culinárias com preocupação de usar receitas saudáveis;
  • Visitas na horta com relatório dos educando.


Materiais
Carrinhos de mão, pá, enchada, extrume, garrafa pet, entre outros.















Cronograma das Atividades Propostas


MAR
ABR
MAI
JUN
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
Elaboração do projeto


x






Seleção de materiais de pesquisa (livros, revistas, internet, com o tema: Preparação de áreas para plantio)









Mostras de estruturas  de canteiros (tipos de canteiros)



















Pesquisas
Temas: SOLOS, AR e ÁGUA









Realizações de eventos, tais como  palestras, reuniões comunitárias









Realizações de entrevistas (técnico agrícola e nutricionista)





























Visitas (EMBRAPA e outros)









Mostras – Reaproveitar (Economia) através de oficinas









Oficinas – Reciclar a matéria orgânica









Construção de um minhocário









Experimento com húmus









Gincana – Conhecendo mais









Realizações de eventos (alunos, professores, pais, palestrante – oficinas)



















Produto final – Confraternização (pais, alunos e funcionários)









Reunião – Avaliação do trabalho realizado










Conclusão:
Sabemos das dificuldades, mas podemos sem a menor sombra de dúvidas ratificar a importância de uma horta escolar, pedagogicamente explorada e não pensada apenas como um espaço produtor de alimentos, e sim para a consolidação de trabalhos interdisciplinares e a construção de atitudes de cidadania.


Avaliação
A avaliação no projeto Educando com a Horta Escolar será realizada de forma variada e contínua, visando a superação das dificuldades dos educandos.
A mesma poderá ser feita por meio da observação, ou melhor, do acompanhamento do educador ou pelos próprios educandos, analisando se os objetivos propostos estão sendo alcançados.
O educando tem como peça chave o principal de todo o processo, questionar, opinar, investigar, criar, ou seja, ser realmente um educando de carteirinha, com perfil de um educador. Assim, a auto-avaliação também se torna eficaz, pois levará os educandos à relatar, questionar, criticar, raciocinar, interagir, dando maiores subsídios ao conhecimento e à reflexão sobre as próprias atitudes e ao mesmo tempo estimulando os mesmos.



Bibliografia

LEGAN, Lúcia. BATITUCI, A Escola Sustentável – Eco-Alfabetizando pelo ambiente.
Pátio – Educação Infantil. Ano VII. nº 01. Nov/Dez 2009.
Revista do Professor. Nova Escola: Porto Alegre. Set/Out 2008.
Revista do Professor. Nova Es

No dia 30 de abril, aconteceu na quadra da escola 18 de Outubro a seletiva do concurso para a escolha da rainha do campo organizado pela SEMPROR e apoio da Prefeitura Municipal. Na ocasião várias pessoas vieram prestigiar esse evento de sucesso. A escola concorreu com a estudante da 4ª etapa Auriane, a qual veio num estilo do concurso, chapéu e bota. A vencedora foi Maria a primeira na foto abaixo. Parabéns a todas participantes do evento.