E.M.E.F
18 de Outubro
Projeto:
Educando com a Horta Escolar
Projeto
elaborado pela E.M.E.F 18 de Outubro, para ser desenvolvido, todos educandos da
escola, mais principalmente com os ciclos iniciais sob orientação pedagógica das
coordenadoras Margareth e os professores João Batista e Josimar em parcerias
com as professoras dos ciclos iniciais.
Sumário
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Identificação | 
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Apresentação | 
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Justificativa | 
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Objetivo
  Geral | 
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Objetivos
  Específicos | 
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Desenvolvimento | 
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Recursos
  Humanos | 
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Cronograma | 
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Avaliação | 
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Referências
  Bibliográficas | 
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Anexos | 
Identificação
Escola Municipal
de E.F. 18 de Outubro”
Projeto:
Educando com a Horta Escolar
Séries
Envolvidas: do 6º ao
9º ano.
Turnos: Matutino e Vespertino.
Tempo de
duração: 1° e 2°
Semestre do Ano de 2013.
Apresentação
Alguém
muito sabiamente disse certa vez que as maiores e mais duradouras mudanças
começas de dentro para fora. Mudam antes de mais nada aqueles que as provêm e
depois atingem o Universo.
Estamos
cientes que se não podemos mudar todo o planeta, pelo menos queremos interferir
positivamente em nosso ambiente mais próximo, assumindo o papel de educador
agentes pela promoção de convivência mais saudável, comprometida com o bem
estar de todos.
O
presente projeto visa também montar uma horta escolar como eixo gerador com
grupos de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, ampliando o contato
com o meio ambiente e garantindo a sustentabilidade dentro e fora da escola.
Propiciando assim, tanto aos alunos quanto aos pais, a construírem
conhecimentos e habilidades que lhes permitam produzir, descobrir, selecionar e
consumir os alimentos de forma adequada e saudável.
Justificativa
A
Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que uma das melhores formas de
promover a saúde é através da escola. isso porque entende a escola como um
espaço social, onde o corpo docente e discente passam  a parte do dia.
A
elaboração do projeto “Educando com a Horta Escolar”, surgiu da necessidade de
trabalhar com a formação de valores nas novas gerações, quanto à implantação,
ao uso, à manutenção da horta, à auxiliarem a mudança da dinâmica de elementos
chaves, como o método e a eficiência do ensino na escola.
Há também
a necessidade de dar caminhos ao educando para despertarem para a importância
do papel estratégico que devem desempenhar na construção de um mundo
sustentável.
A escola
onde será realizado o projeto nos motivou, visto que estamos colaborando para
que nosso educando forme opiniões e tantos outros quesitos necessários, que se
unem para a troca de saberes alunos/professores, instituindo ao apoio com os
demais líderes escolares.
“Nós
adultos aparentemente estamos mais inclinados a preparar nossas crianças para
fazerem sacrifícios heróicos pelo planeta do que fazer estes sacrifícios nós
mesmos”. (Mark Burch)
Objetivo
geral
- Propiciar o comprometimento de toda a comunidade escolar na geração de conhecimentos práticos para a produção de alimentos saudáveis, propiciando descobertas a respeito da realidade local e das alternativas de mudanças para um desenvolvimento sustentável.
Objetivos
específicos
- Reconhecer a existência de uma grande variedade de hortaliças e suas utilidades;
- Identificar as características de alguns vegetais;
- Envolver toda comunidade escolar em um trabalho coletivo;
- Cuidar do meio ambiente em que vivemos, preservando a natureza e os recursos que ela nos oferece;
- Obter alimentos saudáveis, especialmente hortaliças para enriquecer a merenda escolar;
- Estimular uma alimentação saudável;.
- Incentivar o gosto em se plantar hortas domésticas.
- Contribuir para a formação hábitos alimentares mais saudáveis;
- Conscientizar os educandos os bens que esses alimentos traz ao nosso organismo.
Desenvolvimento
O
desenvolvimento deste projeto visa vislumbrar o meio ambiente na escola como
uma prática pedagógica comprometida com o aprendizado, desenvolvendo aulas que
potencializem a busca de relações com  na
natureza. Procurando assim, desenvolver realmente aulas atrativas, criativas,
significativas e diferenciadas dos programas livrescos.
Com o
intuito de desenvolver ações educativas em relação ao meio ambiente,
propiciando o conhecimento de diversas disciplinas básicas e encorajando os
educandos a utilizarem esses conhecimentos relacionando-os com a vida na
comunidade. Ressaltando que, para a realização do mesmo, será fundamental o
apoio de toda a Unidade Escolar. Tendo também a equipe da Secretaria Municipal
de Agricultura como parceiras e a participação dos pais e responsáveis dos
inscritos neste estabelecimento, com o apoio dos técnicos das áreas de nutrição
e agrícola.
Para que
os objetivos mencionados a cada pauta, sejam concretizados a mobilizar os
educadores, educandos, nutricionistas, merendeiras, técnicos em áreas voltadas
ao meio ambiente, e aos pais, serão desenvolvidos os seguintes procedimentos:
- Seleção de materiais de pesquisa – Tema: Preparação das áreas para plantio da Horta( alface, cheiro verde,couve, tomate, ábobora, pimenta entre outras) (Livros e Internet);
- Leitura de textos sobre horta escolar;
- Mostrar na prática, estruturas e tipos de canteiros (através de aulas realizadas ao ar livre);
- Realizações de eventos, tais como palestras, reuniões comunitárias, etc.;
- Experiências (cultivo das plantas);
- Realizações de entrevistas (Técnicos agrícolas e nutricionistas);
- Gincanas;
- Pesquisas com os temas: SOLO, AR e ÁGUA;
- Mostrar na prática como reaproveitar (economia) através de oficinas (Reciclar matéria orgânica;
- Realização de murais com atividades culinárias com preocupação de usar receitas saudáveis;
- Visitas na horta com relatório dos educando.
Materiais
Carrinhos de mão, pá, enchada, extrume, garrafa
pet, entre outros. 
Cronograma
das Atividades Propostas
|  | 
MAR | 
ABR | 
MAI | 
JUN | 
AGO | 
SET | 
OUT | 
NOV | 
DEZ | 
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Elaboração
  do projeto | 
x | ||||||||
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Seleção
  de materiais de pesquisa (livros, revistas, internet, com o tema: Preparação
  de áreas para plantio) | |||||||||
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Mostras
  de estruturas  de canteiros (tipos de canteiros) | |||||||||
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Pesquisas 
Temas: SOLOS,
  AR e ÁGUA | |||||||||
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Realizações
  de eventos, tais como  palestras, reuniões comunitárias | |||||||||
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Realizações
  de entrevistas (técnico agrícola e nutricionista) | |||||||||
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Visitas
  (EMBRAPA e outros) | |||||||||
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Mostras
  – Reaproveitar (Economia) através de oficinas | |||||||||
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Oficinas
  – Reciclar a matéria orgânica | |||||||||
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Construção
  de um minhocário | |||||||||
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Experimento
  com húmus | |||||||||
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Gincana
  – Conhecendo mais | |||||||||
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Realizações
  de eventos (alunos, professores, pais, palestrante – oficinas) | |||||||||
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Produto
  final – Confraternização (pais, alunos e funcionários) | |||||||||
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Reunião
  – Avaliação do trabalho realizado | 
Conclusão: 
Sabemos
das dificuldades, mas podemos sem a menor sombra de dúvidas ratificar a
importância de uma horta escolar, pedagogicamente explorada e não pensada
apenas como um espaço produtor de alimentos, e sim para a consolidação de
trabalhos interdisciplinares e a construção de atitudes de cidadania.
Avaliação
A
avaliação no projeto Educando com a Horta Escolar será realizada de forma
variada e contínua, visando a superação das dificuldades dos educandos.
A mesma
poderá ser feita por meio da observação, ou melhor, do acompanhamento do
educador ou pelos próprios educandos, analisando se os objetivos propostos
estão sendo alcançados.
O
educando tem como peça chave o principal de todo o processo, questionar,
opinar, investigar, criar, ou seja, ser realmente um educando de carteirinha,
com perfil de um educador. Assim, a auto-avaliação também se torna eficaz, pois
levará os educandos à relatar, questionar, criticar, raciocinar, interagir,
dando maiores subsídios ao conhecimento e à reflexão sobre as próprias atitudes
e ao mesmo tempo estimulando os mesmos.
Bibliografia
LEGAN, Lúcia. BATITUCI, A Escola
Sustentável – Eco-Alfabetizando pelo ambiente.
Pátio – Educação Infantil. Ano VII. nº
01. Nov/Dez 2009.
Revista
do Professor. Nova
Escola: Porto Alegre. Set/Out 2008.
Revista do Professor. Nova Es
 
 
 
 
 
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