Escola
Municipal de Ensino Fundamental 18 de Outubro
Diretora;
Maria Eliane
Coordenadora
Pedagógica de 3º e 4º ciclos; Margarete
Professores;
João Batista, Josimar e Lucinha
Apresentação
da escola
A escola surgiu do movimento social em 18
de outubro de 1999, onde algumas famílias acamparam na fazenda Carajás com o
intuito de adquirir um pedaço de terra para morar e plantar. No inicio dos anos
de 2000 os acampados construíram uma pequena escola de madeira e coberta de palha para seus
filhos estudarem onde funcionava a turma de multisserie de Educação Infantil a
4ª série. Já no ano de 2003 a escola passou a funcionar na sede da ex fazenda
Carajás(agora loteada), com turmas de 5ª a 8ª séries, através de um acordo com
as associações e a prefeitura municipal. Há dois anos ganhamos uma nova escola
com amplos espaços e com um certo conforto
I – Introdução
A escola em sua metodologia tem a
preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está
inserido de forma participativa, sendo capaz de estabelecer relações, interagir
e transformar o meio em que vive. Diante disso a escola se preocupa e reconhece
a importância de seu papel na formação do cidadão. Atualmente a preocupação
com a degradação do planeta merece atenção especial da sociedade local e
mundial, pois há necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é
essencial para a vida na terra. Observando a necessidade de trabalhar no âmbito
escolar com a educação ambiental e por acreditar que a escola é um veículo com
grandes poderes de transmissão de pensamentos e também auxiliadora no processo
de construção de conhecimento, esse projeto busca mostrar algumas atitudes
simples que podem ser colocadas em práticas no cotidiano, e que darão inicio a
grandes transformações, pois através da arborização da escola buscamos reverter
a perda da qualidade ambiental e essa prática tem se mostrado como um meio eficaz
de promover a conscientização ambiental e a prática da cidadania.
II – Justificativa
Este projeto tem como objetivo arborizar os espaços
existentes na E.M.E.F 18 de Outubro, no intuito de aperfeiçoar a qualidade de
vida da nossa clientela escolar desta forma contribuir com o verde do planeta e
preservação de plantas, deixando a escola com uma nova paisagem, ou seja, cheia
de vida. Levando em apreço as informações
prévias dos alunos, mostrando à importância de arborizar os espaços desmatados
(externos) da escola e como pessoa evidencialmente interessados em mudança as
atitudes de desmatamento, influenciar demais entidades educacionais em
fazer parte do projeto mais abrangente para
o nosso município. O projeto será
posto em pratica na escola supra citada, haja vista o empenho da comunidade
escolar em melhorar as condições de vida de todos os envolvidos, bem como
altera a situação global e assim usar como forma pedagógica este projeto já que
em sua elaboração foi utilizada diversas áreas do conhecimento. .
III – Objetivo Geral
Proporcionar aos alunos uma melhor qualidade de vida e um novo espaço para
práticas de atividades pedagógicas.
IV – Objetivos específicos
- Transformar um espaço ocioso encontrado na escola em um jardim;
- Estabelecer relações das técnicas e educação ambientais;
- Despertar nos alunos o interesse e o compromisso com o meio ambiente;
- Aproveitar a sombra para atividades escolares;
- Fazer dessa área um espaço de lazer no futuro;
- Envolver os alunos no plantio afim de trabalhar a educação ambiental;
- Discutir e se expressar sobre o tema (áreas verdes, árvores);
- Conhecer as etapas de semeamento, crescimento e plantio de uma planta;
- Sentir-se como atores principais na mudança da paisagem do seu lugar.
V – Metodologia
Depois de analisar o espaço escolhido, optamos pelo plantio de mudas
distribuídas pelas dependências internas (pátio) e externas (calçadas,frente da
escola e estacionamento) da escola.
A divulgação do projeto para todo o corpo docente e discente terá o intuito
de envolver todos os sujeitos na luta por um ambiente escolar mais agradável do
ponto de vista ambiental.
A qualidade de vida para a escola influenciará na aprendizagem
qualitativa dos alunos com um ambiente mais arborizado agradável, mesmo sabendo
que o fruto do trabalho realizado hoje será colhido amanhã.
A escolha das espécies a serem plantadas, a indicação de adubação
conforme a necessidade do local e a utilização de técnicas adequadas no
plantio, será feita por parte dos profissionais do Projeto.
O trabalho de preparação do solo será feito com a participação dos
alunos. As covas serão feitas obedecendo aos padrões e normas de plantio.
VI – Participantes
Atuarão neste projeto professores e os alunos(as) da escola bem como
profissionais envolvidos no projeto.
VII – Materiais
Lousa ,cartolina,lápis de cor, mudas,
enxadas,cavadeira, adubo, pinceis para tinta, cal, facão, grama, pedra
VIII - Atividades desenvolvidas
1.
Divulgação do projeto
- Despertar nos alunos e professores o interesse e o cuidado com o meio ambiente;
- Levar alguns alunos(as) a conhecerem áreas arborizados;
2.
Análise da área
- Mapear os locais onde serão plantadas as mudas e árvores nativas;
- Identificar as necessidades do solo;
3.
Plantio das mudas
- Perfuração das covas;
- Preparo do solo;
Acompanhamento do desenvolvimento das mudas.
IX –
Cronograma
Já
está em execusão
IX – Avaliação
A avaliação do projeto dar-se-á por meio do acompanhamento do interesse e
empenho dos alunos durante o desenvolvimento do projeto.
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