ATIVIDADES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
A
criança com deficiência intelectual, assim como qualquer criança, deve
pertencer ao ambiente escolar. A escola deve proporcionar a esta uma
educação voltada as suas habilidade e não exaltar as suas dificuldades.
Sabemos que para seu aprendizado se concretizar deveremos dar a ela um
"tempo maior" oferecendo atividades ricas e que o levem a construir seu
conhecimento. Segundo Vygotsky, as leis que regem o desenvolvimento da
pessoa com deficiência mental são as mesmas que regem o desenvolvimento
das demais pessoas. Aspecto este também presente nos processos
educacionais (VYGOSTKY, 1997, 2003). Para ele, a criança cujo
desenvolvimento foi comprometido por alguma deficiência, não é menos
desenvolvida do que as crianças ‘normais’, porém é uma criança que se
desenvolve de outra maneira.
As
atividades propostas terão que partir de seu conhecimento para a
construção de novos conceitos. Mas, muitas vezes a criança com DI não
conhece “si mesma” não sabe distinguir suas características físicas e
emocionais, não discrimina suas preferências. Pensando neste pressuposto
devemos, a priori, oferecer atividades que favoreçam o conhecimento
pessoal.
Atividade montada no computador(Programa Word) |
APÓS OBSERVAR AS CARACTERÍSTICAS NUMERE AQUELAS RELACIONADAS A VOCÊ. ( O aluno deverá escolher as caracteristicas que ele julga possuir, numerá-las e escrever as caracterisiticas)
AGORA EXPLIQUE PORQUE ESCOLHEU AS CARACTERÍSTICAS ACIMA.
(O aluno deverá justificar suas escolhas)
ATIVIDADE 2 - CARACTERÍSTICAS FISICAS
ATIVIDADE 3 - PREFERÊNCIAS
*Lembrando
que as atividades propostas deverão ser iniciadas com um bom diálogo e
pesquisa, buscando levar o aluno a conhecer seu
histórico,caracteristicas e preferências:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário