segunda-feira, 2 de março de 2015



Matemática com sentido!

Podemos explorar aproveitar situações do nosso cotidiano em sala de aula para dar sentido a atividades matemáticas.

Cartaz "Quantos somos hoje?"
Através deste simples cartaz podemos explorar várias situações matemáticas com nossos alunos.

1ª sugestão: Adição.

Temos hoje 12 meninas mais 11 meninos temos hoje? 23 alunos
                                           12+11=23

2ª sugestão: Subtração.

Quantas meninas temos a mais que os meninos?
12-11=1

3ª sugestão: Trabalhar situações problema.

Nossa turma possui 28 alunos, temos 23 alunos hoje. Quantos alunos faltaram?

                                  28-23=5

                   Sugestões de atividades:








                            Até a próxima!


Economizando água!

Deixo aqui uma sequência didática com atividades que podemos utilizar com crianças do 1º e 2º ano, sobre economizar água.

Estamos passando por uma crise no abastecimento de água e nossas crianças podem participar ativamente desta campanha!
1º- momento- Vamos cantar!
Sugestão: A Água (Cristina Mel)

        A Água

A água quando está no céu é nuvem
Se você ouve um trovão,
Logo a chuva vai cair (cair, cair).

A chuva serve pra molhar a terra
A chuva serve pra encher os rios
A chuva nos dá água pra beber
A chuva faz a planta florescer

Coro

A chuva é água para tomar banho
A chuva é água pra escovar os dentes
É água pra mamãe cozinhar
É água pro papai se barbear
  • Sugestão: Faça um cartaz em um blocão com o texto da música.
  • Sugestão: Conversar sobre a importância da água na nossa vida.


2º- momento- No Cantinho da Leitura.

Deixo aqui uma sugestão de história sobre economizar água.



Á história "O camelo, o burro e a água.", fala sobre dois animais que tinham atitudes diferentes, quanto a utilização da água no seu dia a dia.
  • É um livro de imagens, o que facilita a exploração pelo professor.
  • Deixar que as crianças falem o que sabem sobre a falta de água que estamos vivendo no Brasil.
3º- momento- É hora de registrar!

Sugestões de atividades que podem ser trabalhadas:











4º- momento- É hora de compartilhar.
  • Professor você pode imprimir alguns cartazes e colocar na sala;
  • ou utilizar estes como exemplo de cartazes que eles mesmos podem produzir para colocar no mural ou corredores.



5º- momento- Colocando em prática.

Agora cada um poderá produzir desenhos ou textos, com ilustrações, relatando o que tem feito para economizar água.
  • Sugestão: Pode surgir daí um livro coletivo com o relato de cada um, seja através de desenhos ou escrita, dependerá do estágio em que  cada criança se encontra.
ATÉ A PRÓXIMA!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário