Matemática com sentido!
Podemos explorar aproveitar situações do nosso cotidiano em sala de aula para dar sentido a atividades matemáticas.
Cartaz "Quantos somos hoje?"
Através deste simples cartaz podemos explorar várias situações matemáticas com nossos alunos.
1ª sugestão: Adição.
Temos hoje 12 meninas mais 11 meninos temos hoje? 23 alunos
12+11=23
2ª sugestão: Subtração.
Quantas meninas temos a mais que os meninos?
12-11=1
3ª sugestão: Trabalhar situações problema.
Nossa turma possui 28 alunos, temos 23 alunos hoje. Quantos alunos faltaram?
28-23=5
Sugestões de atividades:
Até a próxima!
Economizando água!
Deixo aqui uma sequência didática com atividades que podemos utilizar com crianças do 1º e 2º ano, sobre economizar água.
Estamos passando por uma crise no abastecimento de água e nossas crianças podem participar ativamente desta campanha!
1º- momento- Vamos cantar!
Sugestão: A Água (Cristina Mel)
A Água
A água quando está no céu é nuvem
Se você ouve um trovão,Logo a chuva vai cair (cair, cair).
A chuva serve pra molhar a terra
A chuva serve pra encher os rios
A chuva nos dá água pra beber
A chuva faz a planta florescer
Coro
A chuva é água para tomar banho
A chuva é água pra escovar os dentes
É água pra mamãe cozinhar
É água pro papai se barbear
- Sugestão: Faça um cartaz em um blocão com o texto da música.
- Sugestão: Conversar sobre a importância da água na nossa vida.
2º- momento- No Cantinho da Leitura.
Deixo aqui uma sugestão de história sobre economizar água.
Á história "O camelo, o burro e a água.", fala sobre dois animais que
tinham atitudes diferentes, quanto a utilização da água no seu dia a
dia.
- É um livro de imagens, o que facilita a exploração pelo professor.
- Deixar que as crianças falem o que sabem sobre a falta de água que estamos vivendo no Brasil.
3º- momento- É hora de registrar!
Sugestões de atividades que podem ser trabalhadas:
4º- momento- É hora de compartilhar.
- Professor você pode imprimir alguns cartazes e colocar na sala;
- ou utilizar estes como exemplo de cartazes que eles mesmos podem produzir para colocar no mural ou corredores.
5º- momento- Colocando em prática.
Agora cada um poderá produzir desenhos ou textos, com ilustrações, relatando o que tem feito para economizar água.
- Sugestão: Pode surgir daí um livro coletivo com o relato de cada um, seja através de desenhos ou escrita, dependerá do estágio em que cada criança se encontra.
ATÉ A PRÓXIMA!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário