segunda-feira, 2 de março de 2015


Atividade: Sistema Solar PDF Imprimir E-mail
Material de apoio: Geografia - 5º ano
1. Encontre no caça palavras alguns astros do sistema solar.
 
2. Assinale um X nas afirmações corretas.
( ) Astros são corpos celestes que podem ter luz própria ou não.
( ) Os planetas são astros que não possuem luz própria e giram ao redor de uma estrela.
( ) O sistema solar não apresenta uma estrela.
( ) As estrelas são astros que giram ao redor dos planetas.
( ) A Terra é um astro do sistema solar.
3. Relacione as colunas.
(a) Lua                                   (  )  estrela do sistema solar
(b) Júpiter                              (  )  caminho que um planeta percorre em torno do Sol.
(c) Sol                                    (  )  satélite natural da Terra
(d) Telescópio                         (  )  maior planeta do sistema solar
(e) Órbita                               (  )  instrumento utilizado para observar os astros

4. Crie uma história imaginária em quadrinhos sobre a visita de um habitante de um outro planeta do sistema solar à Terra.
 

5. Responda às questões.

a) Quais são os dois movimentos realizados pelo planeta Terra? Como eles ocorrem?

__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

b) Quais são as estações do ano? Como elas ocorrem?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

c) Como é a forma da Terra?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
6. Observe as fotos. Elas retratam um mesmo lugar em diferentes estações do ano. Identifique as estações em cada uma das imagens.
 

7. Observe o mapa-múndi e responda.
 

a) Qual o nome da linha imaginária que divide a Terra em Hemisfério norte e Hemisfério sul?

________________________________________________________________

b) Como se chama a linha que divide a Terra em Hemisfério oriental e Hemisfério ocidental?

________________________________________________________________
c) Quantos e quais são os continentes e os oceanos da Terra?
__________________________________________________________________

d) De acordo com o meridiano de Greenwich, em qual hemisfério está localizado o continente americano?

__________________________________________________________________

e) De acordo com a linha do Equador, em qual hemisfério está localizada a maior parte do Brasil?
__________________________________________________________________
8. Observe o mapa político da América do Sul e responda às questões.


a) Quais países da América do Sul são atravessados pelo Trópico de Capricórnio?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

b) Quais países fazem fronteira com o estado de Mato Grosso do Sul?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

c) Que oceanos banham a América do Sul a leste e a oeste?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

d) Que países da América do Sul não banhados por oceanos?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

e) Quais países possuem território entre a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________


1. Encontre no caça palavras alguns astros do sistema solar.
 
2. Assinale um X nas afirmações corretas.
( ) Astros são corpos celestes que podem ter luz própria ou não.
( ) Os planetas são astros que não possuem luz própria e giram ao redor de uma estrela.
( ) A Terra é um astro do sistema solar.
3. Relacione as colunas.
(a) Lua                 ( ) estrela do sistema solar.
(b) Júpiter            ( ) caminho que um planeta percorre em torno do Sol.
(c) Sol                 ( ) satélite natural da Terra.
(d) Telescópio     ( ) maior planeta do sistema solar.
(e) Órbita            ( ) instrumento utilizado para observar os astros.

4. Crie uma história imaginária em quadrinhos sobre a visita de um habitante de um outro planeta do sistema solar à Terra.

5. Responda às questões.
a) Quais são os dois movimentos realizados pelo planeta Terra? Como eles ocorrem?


b) Quais são as estações do ano? Como elas ocorrem?

c) Como é a forma da Terra?

6. Observe as fotos. Elas retratam um mesmo lugar em diferentes estações do ano. Identifique as estações em cada uma das imagens.




7. Observe o mapa-múndi e responda.
a) Qual o nome da linha imaginária que divide a Terra em Hemisfério norte e Hemisfério sul?

b) Como se chama a linha que divide a Terra em Hemisfério oriental e Hemisfério ocidental?

c) Quantos e quais são os continentes e os oceanos da Terra?


d) De acordo com o Meridiano de Greenwich, em qual hemisfério está localizado o continente americano?

e) De acordo com a Linha do Equador, em qual hemisfério está localizada a maior parte do Brasil?

8. Observe o mapa político da América do Sul e responda às questões.
a)Quais países da América do Sul são atravessados pelo Trópico de Capricórnio?

b)Quais países fazem fronteira com o estado de Mato Grosso do Sul?

c)Que oceanos banham a América do Sul a leste e a oeste?

d)Que países da América do Sul não banhados por oceanos?

e)Quais países possuem território entre a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário