Atividade: Sistema Solar |
Material de apoio: Geografia - 5º ano | |||||
1. Encontre no caça palavras alguns astros do sistema solar. 2. Assinale um X nas afirmações corretas. ( ) Astros são corpos celestes que podem ter luz própria ou não. ( ) Os planetas são astros que não possuem luz própria e giram ao redor de uma estrela. ( ) O sistema solar não apresenta uma estrela. ( ) As estrelas são astros que giram ao redor dos planetas. ( ) A Terra é um astro do sistema solar. 3. Relacione as colunas. (a) Lua ( ) estrela do sistema solar (b) Júpiter ( ) caminho que um planeta percorre em torno do Sol. (c) Sol ( ) satélite natural da Terra (d) Telescópio ( ) maior planeta do sistema solar (e) Órbita ( ) instrumento utilizado para observar os astros 4. Crie uma história imaginária em quadrinhos sobre a visita de um habitante de um outro planeta do sistema solar à Terra. 5. Responda às questões. a) Quais são os dois movimentos realizados pelo planeta Terra? Como eles ocorrem? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ b) Quais são as estações do ano? Como elas ocorrem? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ c) Como é a forma da Terra? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 6. Observe as fotos. Elas retratam um mesmo lugar em diferentes estações do ano. Identifique as estações em cada uma das imagens. 7. Observe o mapa-múndi e responda. a) Qual o nome da linha imaginária que divide a Terra em Hemisfério norte e Hemisfério sul? ________________________________________________________________ b) Como se chama a linha que divide a Terra em Hemisfério oriental e Hemisfério ocidental? ________________________________________________________________ c) Quantos e quais são os continentes e os oceanos da Terra? __________________________________________________________________ d) De acordo com o meridiano de Greenwich, em qual hemisfério está localizado o continente americano? __________________________________________________________________ e) De acordo com a linha do Equador, em qual hemisfério está localizada a maior parte do Brasil? __________________________________________________________________ 8. Observe o mapa político da América do Sul e responda às questões. a) Quais países da América do Sul são atravessados pelo Trópico de Capricórnio? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ b) Quais países fazem fronteira com o estado de Mato Grosso do Sul? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ c) Que oceanos banham a América do Sul a leste e a oeste? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ d) Que países da América do Sul não banhados por oceanos? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ e) Quais países possuem território entre a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 1. Encontre no caça palavras alguns astros do sistema solar. 2. Assinale um X nas afirmações corretas. ( ) Astros são corpos celestes que podem ter luz própria ou não. ( ) Os planetas são astros que não possuem luz própria e giram ao redor de uma estrela. ( ) A Terra é um astro do sistema solar. 3. Relacione as colunas. (a) Lua ( ) estrela do sistema solar. (b) Júpiter ( ) caminho que um planeta percorre em torno do Sol. (c) Sol ( ) satélite natural da Terra. (d) Telescópio ( ) maior planeta do sistema solar. (e) Órbita ( ) instrumento utilizado para observar os astros. 4. Crie uma história imaginária em quadrinhos sobre a visita de um habitante de um outro planeta do sistema solar à Terra. 5. Responda às questões. a) Quais são os dois movimentos realizados pelo planeta Terra? Como eles ocorrem? b) Quais são as estações do ano? Como elas ocorrem? c) Como é a forma da Terra? 6. Observe as fotos. Elas retratam um mesmo lugar em diferentes estações do ano. Identifique as estações em cada uma das imagens. a) Qual o nome da linha imaginária que divide a Terra em Hemisfério norte e Hemisfério sul? b) Como se chama a linha que divide a Terra em Hemisfério oriental e Hemisfério ocidental? c) Quantos e quais são os continentes e os oceanos da Terra? d) De acordo com o Meridiano de Greenwich, em qual hemisfério está localizado o continente americano? e) De acordo com a Linha do Equador, em qual hemisfério está localizada a maior parte do Brasil? 8. Observe o mapa político da América do Sul e responda às questões. a)Quais países da América do Sul são atravessados pelo Trópico de Capricórnio? b)Quais países fazem fronteira com o estado de Mato Grosso do Sul? c)Que oceanos banham a América do Sul a leste e a oeste? d)Que países da América do Sul não banhados por oceanos? e)Quais países possuem território entre a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio? |
Nenhum comentário:
Postar um comentário