sexta-feira, 13 de março de 2015























PROJETO PARA ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
“CABE NA MALA”
Sugestão de sequência didática

PÚBLICO ALVO: Alunos dos 1º e 2º anos
RESPONSÁVEL: Professor regente  
LIVRO: CABE NA MALA
GÊNERO: História
AUTORA: ANA MARIA MACHADO E CLAUDIUS
OBJETIVOS:
- Desenvolver capacidades apropriadas a leitura e seu uso no cotidiano;
- Reconhecer consciência fonológica;
-Desenvolver o interesse e o gosto pela leitura;
- Construir habilidades para apropriar-se das características do gênero textual e o suporte.
JUSTIFICATIVA:
- Alfabetizar e letrar alunos, tendo como fio condutor um livro literário, desenvolvendo as capacidades referentes ao Ciclo Inicial de Alfabetização.
EIXO
 Desenvolvimento da oralidade
CAPACIDADES
-Participar das interações cotidianas em sala de aula:
·         Escutando com atenção e compreensão;
·          Respondendo as questões propostas pelo professor;
·         Expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor.  
I-Desenvolvimento e Apresentação da capa do livro
   Atividades de introdução
Caixa de surpresa contendo um livro para que os alunos possam tentar adivinhar. Criar todo um clima de curiosidade.
1)      O que vocês acham que tem dentro desta mala?
2)      Se você for viajar, o que poderá levar nesta mala?
3)      Eu também vou viajar. Mas na minha mala eu vou levar luvas. E você, o que vai levar?
( Só vale levar os objetos que cabem na mala, ou seja, objetos iniciados com a letra L )
4)      Assim que descobrirem que há um livro na mala, abrir o livro para os alunos e explorar bastante a capa.
·         Analisar o suporte do texto (livro): características, formatação, material, tamanho, cor, tipo de letra, utilidade social (inclusive na escola), etc.

I - INTRODUÇÃO (Oralmente)


·         Pelo título, o que vocês acham que vai acontecer na história?
·         Vamos observar a ilustração da capa do livro;
·         Pela ilustração podemos imaginar qual é a história desse livro?
·         Que tipo de gênero textual é esse?
·         De acordo com a capa de que fala este gênero textual?
·         Que animais você acha que aparecem na história?
·         Onde você acha que acontece essa história?
·         Além das ilustrações, o que você pode observar na capa do livro?
·         Qual o nome da autora do livro?
·         Vamos ler o nome da história?
·         Identificar (todos ou um aluno de cada vez) a primeira e última palavra do título;
·         Identificar as letras do alfabeto nas palavras do título do livro.
·          
      II- APRESENTAÇÃO DO CARTAZ

A VACA VAI A VILA.

O CAVALO VAI A VILA.


a)      Cole o primeiro cartaz no quadro;
b)      Vejamos o cartaz, vocês conseguem ler?
c)      Ler para os alunos identificando cada palavra com o dedo ou régua;
d)      Pedir para lerem junto com os professores;
e)      Levá-los a perceberem que há 2 frases neste cartaz;
f)       Identificar cada frase junto com os alunos;
g)      Contar quantas palavras tem no texto e também quantas palavras há em cada frase;
h)      Mostrar a pontuação (como termina cada frase);
i)        Observar as palavras iguais;
j)        Propor a contagem do número de letras que contém cada palavra. Mostrar que existem palavras que são representadas por poucas letras ( O, A, VAI);
k)      Quais palavras tem o mesmo número de letras? E de sílabas?
l)        Quais animais aparecem no texto?
m)   Quem sabe mostrar onde está escrito a palavra VACA e a palavra CAVALO;
n)      Aonde vão o cavalo e a vaca?

III- ENTREGA DO TEXTO     ( Cartaz) para cada aluno.

a)      Leitura pela professora apontando as palavras.
b)      As crianças acompanham apontando as palavras na sua folha.
c)      Leitura pelos grupos.
d)      Caça-palavra oral. Peça aos alunos para localizar no texto as palavras: VACA – CAVALO – VAI
e)      Conte o número de palavras, espaços, frases e letras.

ATIVIDADES DE SISTEMATIZAR
EIXO
Leitura
CAPACIDADES
- Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura;
-Desenvolver capacidades  relativas ao código escrito especificamente necessárias à leitura:
·         Saber decodificar palavras e textos escritos;
·         Ler reconhecendo globalmente as palavras.
·          Desenvolver capacidades necessárias leitura com fluência e compreensão.
                          IV-   REMONTAGEM DOS CARTAZES
1-       Texto fatiado no quadro
2-      Texto fatiado para cada aluno e montar
V – ANÁLISE ORAL DAS PALAVRAS
VACA –CAVALO –VILA - VAI
Exemplo:
1-      VACA – formar a palavra com letras movéis;
a-      Nº de letras da palavra;
b-      Nome das letras que formam a palavra/fonemas;
c-      Letra inicial (outras palavras) / fonema inicial;
d-      Posição das letras e fonemas na palavra;
e-      VA-CA – formar palavras com sílabas movéis;
f-       VA – CA – sílabas orais (número);
g-      Sílabas escritas – registro no quadro:
·         1ª sílaba ( outras palavras que começam pela sílaba);
·         2ª sílaba ( outras palavras que começam pela sílaba);
·         Nº de sílabas.
EIXO
Compreensão e valorização da cultura escrita
CAPACIDADES
- Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;
-Conhecer os usos e funções sociais da escrita;
- Desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar;
-Saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar;
- Desenvolver capacidades específicas para escrever.
VI – FORMAR PALAVRAS NOVAS A PARTIR DA PALAVRA  VACA
1-      Formar palavra com letras movéis;
2-      Tirar a letra V e colocar as letras: J, M, P, F, T,S  e ler as palavras formadas. Registrá-las no caderno;
3-      Tirar a letra C  e colocar as letras : S, L, V. Registrá-las no caderno;
4-      Formar palavras novas a partir das sílabas movéis;
5-      Formar palavras novas a partir das sílabas da palavra VACA
             Desenhar o 1º cartaz da história do livro
VII – ORGANIZAR COM A TURMA AS SÍLABAS E PALAVRAS ESTUDADAS.
VIII- JOGOS
·         Chicotinho queimado: Um aluno sai da sala e a turma esconde a ficha de uma palavra. O aluno retorna a sala e terá de descobrir onde a ficha da palavra esta escondida. Ao se aproximar do esconderijo, a turma diz que o colega esta quente, ao se afastar-se, a turma diz que ele esta frio. Ao encontrar a ficha a turma diz: Chicotinho queimado!
Ao encontrá-la, o aluno deverá lê-la automaticamente ou com a ajuda da turma.

IX – CULMINÂNCIA: Os alunos do 1º ano  deverão fazer o reconto do livro para a outra turma do 1º ano e os alunos do 2º farão para o outro 2º ano. (data final do projeto a combinar)
X- RECURSOS: Livro, fichas, cartolinas, caixa surpresa.
XI- AVALIAÇÃO: Acontecerá de forma contínua e em sequência observando o interesse, a participação nas atividades propostas e a compreensão das atividades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário