sexta-feira, 13 de março de 2015




  

Parceira pela preservação do Meio Ambiente

O LabRecicle BBS “O feio pode ser Belo” vem firmando parcerias com outros projetos com o propósito de diversificar ações e trabalhar para a sensibilização ambiental.  São estes:
Projeto “Escola de Portas Abertas”, programa do Governo do Estado do Pará, via Secretaria de Estada de Educação – SEDUC, que oferece minicursos e oficinas das mais variadas atividades na formação cidadã e profissional.
Dione, Rezerneide e Maria de Jesus realizam a Oficina de Livretos, parceria como o projeto “Escola de Portas Abertas”, realizado aos finais de semana.
Reaproveitando o papel usado para a montagem das páginas dos livretos.
Dione, graduanda de Pedagogia/UFPA, voluntária no LabRecicle BBS, auxilia a oficina para a construção de diversas peças de papel reciclado parceria com o projeto "Escola de Portas Abertas".
Projeto “Ciências em Ação”, Programa de Iniciação a Docência – PIBID, do Instituto Federal De Educação, Gestão e Tecnologia Do Pará – Campus Bragança- IFPA, que oferece o ensino de Física inovador com base na metodologia de experiências, palestras conceituais e resolução de exercícios extraclasse.
A graduanda do Curso Licenciatura em Física Camila Furtado, bolsista do PIBID/IFPA, auxilia o estudande do Ensino Médio Cássio Fernandes no LabRecicle BBS quanto a construção de um Braço Hidraúlico.
Projeto “Mais Educação”, proposta do Ministério da Educação – MEC, que oferece ao estudante tempo estendido de permanência na escola com oficinas nos mais diversas áreas do desenvolvimento humano, como a oficina de Letramento que utiliza as técnicas de reciclagem de papel para as atividades de leitura e construções textuais.
A monitora Maricilene, graduanda de Letras, realiza oficina de Letramento com estudantes da 5ª série/2010 com o uso de materiais reciclados no LabRecicle BBS.

FEIRA DE CIENCIAS REGIONAL – CAPANEMA/PA

Nos dias 18 a 20/05/2010, na cidade de Capanema -PA, o LabRecicle BBS “O Feio pode ser Belo” participou da  II Feira Regional de Ciência e Tecnologia do Nordeste Paraense – FEICITEC 2010. As alunas Taís Araujo e Fabiane Ribeiro assessoradas pela profª Maria de Jesus Queiroz estiveram a frente dos trabalhos expondo as atividades didáticas/pedagógicas do Laboratório e realizando oficinas com os visitantes. Vejam as fotos:
Fabiane Ribeiro, aluna volutária deste a 5ª série E. F. - 2005, atualmente estudante do Ensino Médio, explica com foi fabricado o papel reciclado.
Profª Maria de Jesus Queiroz fala aos visitantes sobre o objetivo do projeto "O Feio pode ser Belo".
Aluna voluntária Táis Araújo, desde a 6ª série E.F. 2006, explica com fazer um bloquinho usando papel reciclado.
A diretora profª Clara Matos esteve prestigiando o evento.
Segundo dia de exposição, as alunas Fabiane e Taís recebem alunos da escola municipal.
A profª Rezerneide Melo, ensina as crianças a fazer marca páginas (brindes da exposição).
Crianças concentradas na oficina de marca página.
Estudante da rede municipal faz anotações sobre a exposição.
Vale ressaltar que o projeto ganhou o Prêmio “Criatividade e Inovação” foi todo construído no LabRecicle BBS.
Prof. Denis de Brito e as alunas Greicy Pfeiff e Geisse Marques assessorados no LabRecicle BBS quanto a construção da maquete da Casa Sustentável.
Projeto "Casa Sustentável" - Premiado Categoria “Criatividade e Inovação” FEICITEC-2010.

LIXO, UM PROBLEMA QUE TEM SOLUÇÃO

Você pode ajudar muito o planeta sem precisar sair de sua casa. Pode começar a cuidar melhor do seu lixo e de seus familiares. Veja algumas dicas:
1-Tenha em casa, pelo menos, dois recipientes na cozinha para conter o lixo. Um destinado ao lixo orgânico: Resto de alimentos, resíduos da limpeza diária, resto de vegetais e outros. E um para o plástico, papel, lata, embalagem, garrafa e outros lixos secos;
2-Se for necessário descartar vidros inteiros ou quebrados, assim como agulhas e seringas, não se esqueça de identificar antes de levá-lo ao coletor público;
3-Não perca o dia de coleta para que não haja acúmulo de resíduos;
4-Descarte de roupas, sapatos, sandálias e outros oriundos do guardarroupa devem ser colocados em caixas de papelão identificadas e não misturá-los aos demais resíduos;
5-Papéis de banheiro, gordurosos e de asseio íntimo devem ser descartados juntos em embalagem separada. Não misture com as embalagens de sabonete, shampoo, creme dental e outros.
Se você conseguir fazer isso já estará ajudando muito aqueles que dependem do lixo para viver. Pense nisso! Boas ações!

PASSO A PASSO PARA FAZER O PAPEL MACHÊ

O material aqui postado mostra uma técnica do LabRecicle BBS de como fazer o papel reciclado.
1º PASSO: Selecione e separe o papel a ser reciclado (Ex. jornais, revistas e papel branco). Coloque de molho. Observando que o jornal e papel branco necessitam estar de molho 24h e, revistas e outros com aspecto de plastificação, no mínimo, 48h.
 2º PASSO:  Triturar o papel  com as mãos o máximo possível antes de levá-lo ao liquidificador.

3º PASSO:
  Bater o papel umedecido e triturado no liquidificador utilizando para cada porção de papel 8 medidas iguais de água.

4º PASSO: Despejar a polpa de papel e um recipiente e adicionar, caso necessário, mais água de modo que não fique “grossa” nem “rala”. Posteriormente adicione cola branca, sendo 200 ml para cada 8 litros de polpa dissolvida. Em seguida, misture bastante até que a cola esteja totalmente dissolvida. É muito importante que a cola branca esteja o máximo possível diluída.
5º PASSO: Pode ser opcional a coloração da polpa de papel, para isso, utilize concentrado de tinta para base d’água (Ex. xadrez, coral, etc.). Pode-se ainda, adicionar folhas secas, palhas, casca de cebola, alho, etc. Use a imaginação!

6º PASSO: Transferir a polpa de papel para as telas. Essa atividade pode ser feita de duas maneiras:
1ª – emergindo a tela no recipiente contendo a polpa e retirá-la de modo que a polpa escorra uniforme.
2ª – com a utilização de uma caneca despejar a polpa sobre a tela até que esta esteja completamente preenchida.
7º PASSO: Depois da tela bem escorrida deve se levada ao ar livre para a secagem ao sol.  Se preferir preservar o máximo da cor escolhida pode secar em um lugar coberto e bem ventilado (em condições normais leva um dia para secar).
8º PASSO: Depois de seca, providenciar a retirada da placa de papel reciclado. Corte as aparas e pronto você já tem material para trabalhar. Boas idéias.

BBS vai a praça

Esse ano a Escola Estadual Bolívar Bordallo da Silva inovou com a junção de três projetos educacionais Folclore,  Dia do Estudante e Semana da Saúde e Meio Ambiente que culminaram com uma grande manifestação na Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. E, é claro que o Laboratório de Reciclagem não podia ficar de fora. E lá vamos nós  com 
mais uma exposição dos trabalhos realizados por alunos e professores. Confiram as fotos





2010 Ano Internacional da Biodiversidade

Com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo, a Assembléia Geral da Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade.Foi estabelecida durante a realização de Cúpula da terra, no Rio de Janeiro, em 1992 – a ECO92 -, a Convenção sobre a Diversidade Biológica é depositária de um tratado internacional para a conservação e uso sustentável da biodiversidade, tema que está intimamente ligado à mudança do clima, discutido em dezembro na Cúpula de Copenhangue, na Dinamarca.”O Ano Internacional da Biodiversidade tem a importância de trazer à tona para o debate político e social a questão de nós, seres humanos, sermos co-responsáveis por tudo o que está acontecendo no planeta” – afirma Rubens Harry Born, Coordenador adjunto do Vitae Civilis , envolvido com as negociações internacionais de mudança de clima desde 1990.
PRATIQUE E DIVULGUE
Os objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade, 2010, são:
*Aumentar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a continuidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças subjacentes;
*Aumentar a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos por governos e comunidades para salvar a biodiversidade, promovendo a participação de todos;
*Incentivar os povos, organizações e governo a tomarem medidas imediata, necessárias à defesa da perda da biodiversidade.
* Promover soluções inovadoras para reduzir as ameaças que se abatem sobre a biodiversidade;
* Estabelecer um diálogo entre os participantes sobre as medidas a serem adotadas após 2010, garantindo a continuidade segura dos programas desenvolvidos.
Medidas práticas como reciclar o lixo, reutilizar a água, melhorar a ventilação e a iluminação dos ambientes, reduzir o tempo de banho, evitar as embalagens plásticas e ser um consumidor consciente são atitudes bastantes difundidas.Além dessas atitudes cidadãs, não é o suficiente, devemos cobrar dos governos e das empresas, políticas empresariais, afirma o coordenador Born.
Proteger a biodiversidade do planeta é proteger a vida. Dizem que somos os parceiros de Deus na gestão de tudo o que é vivo. Somos, portanto, co-responsáveis pela vida.Extraído da revista Família Cristã Ano76-nº887-janeiro de 2010, escrito por Juliana Borga

Um desejo sincero…

Que o Senhor Nosso Deus de imensa bondade os envolvam com o Manto Sagrado fazendo cair sobre todos saúde, união, fraternidade, paciência, esperança, simplicidade, paz de espírito, humor, gratidão e muitos corações apaixonados pela mãe Natureza…

ano novo-13081

Lema do Turista Ecológico

“Não tirar nada além de fotos, não deixar nada além de pegadas, não matar nada além do tempo.”

Educação Ambiental: Uma questão de sobrevivência!

Dizemos que somos os seres mais evoluidos. Mas, nossas atitudes nos provam o contrário.
Somos os seres mais destruidores por causa de nossas grandes invenções, somos audaciosos e buscamos incessantemente conforto e o bem estar, por conta da tal modernidade que tanto almejamos.Porém, não nos damos conta que consequentemente nos autodestruimos. Somos capazes de tantas proezas, mais ainda não somos capazes de nos reeducarmos perante nossas atitudes com a mãe natureza.
Vamos pensar em atitudes por menores que sejam para melhorarmos o ambiente em que vivemos. É uma questão de sobrevivência adotarmos um novo estilo de vida diante da atual situação  em que o planeta Terra se encontra, não apenas pensando em nós mais nas futuras gerações que virão.
Pense nisso!
MÃE NATUREZA
Mesmo com tanta destruição
Por causa da nossa ambição.
Ainda se vê muita beleza
das dádivas sublimes da mãe natureza.
Essa tal tecnologia
que tanto se fala hoje em dia.
Como uma incessante viagem
em busca do bem estar
vem destruindo a paisagem.
Vem chegando e alastrando
com queimadas e derrubando
nossa mata, nossa vida
A mãe natureza se agita
traz à tona sua fúria
com enchentes e tempestades
destruindo nossas cidades.
Quanto descontentamento
Por causa do desmatamento
vem com isso a erosão
e muita poluição
doenças, fome, miséria
dizimando nossa gente
tanta desgraça, é coisa séria!
E nem assim nos damos conta
A mãe natureza chorando
que nessas idas e vindas
tudo vai se acabando
e nos tornamos homens suicidas.
by:  Kamasima

Cuidados básico com o lixo doméstico

  • Devemos ter o cuidado de colocar o lixo em sacos plásticos bem amarrados e ser levado à rua apenas no dias e hora da coleta, evitando que animais rasguem as sacolas e espalhe o lixo.
  • Outro cuidado básico é não colocar cacos de vidros, objetos cortantes ou perfurantes misturados ao lixo, pois poderão ferir os coletores.
  • Não esqueça jamais de separar o lixo orgânico do lixo inorgânico. O planeta Terra agradece!

SUCESSO!!! I WORKSHOP INTERDISCIPLINAR BBS

Nos dias de 01 a 04/09 realizou-se o I Workshop Interdisciplinar da Escola Bolívar Bordallo, com o objetivo principal de  apresentar as inovações dos espaços pedagógicos aos professores e como eles podem estar sendo utilizados que forma interativa e integrada. E o Laboratório de Reciclagem BBS teve sua participação na sensibilização ambiental, no reaproveitamento, na terapia ocupacional, na formação acadêmica e ainda na geração de renda. Foram oferecidas oficinas pela manhã e a tarde no dia 01/09. Entre outras atividades os professores confeccionaram em meio a risos e gargalhadas as embalagens ecologicamente corretas que seriam utilizadas nas outras atividades da semana. Confiram alguns dos registros fotográficos (Brevemente álbum completo no http://bbordallo.wordpress.com). Foi um grande sucesso! Parabéns a todos que participaram…
Credenciamento e acolhida do I Workshop Inderdisciplinar
Palestra Educação Ambiental 3
Palestra Educação Ambiental
Palestra Educação Ambiental 2
Palestra Educação Ambiental 4
Reconhecimento do Lab. Reciclagem BBS
Mão a massa Reciclagem do Papel
Mãos a massa 2
Mãos a massa 3
Trituração do Papel
massa líquida de Machê
Mistura da cola
Coloração e secagem das telas
Concentração na Aula de Matemática x Embalagem
Concentração na Aula de Matemática x Embalagem 1
Embalagem Ecológica
Satisfação
Satisfação 2
Satisfação 3
Satisfação 4

Exposição no roll da Escola Bolívar Bordallo

Por ocasião do encerramento das comemorações Bordallianas ao Dia do Estudante, neste 11 de agosto, aconteceu entre outras atividades a exposição dos trabalhos realizados no Laboratório de Reciclagem em parceria com o Programa Escola de Portas Abertas (EPA). Estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado de Educação – SEDUC, 1ª Unidade Regional de Educação – URE, do Centro de Tecnologia Aplicada à Educação- CTAE, do Núcleo Tecnológico Educacional de Bragança – NTE, da Câmara Municipal de Bragança, de outras Escolas públicas de Bragança, comunidade local, além de alunos e professores. Vale a pena conferir, vejam as fotos…
Exposição 2009 (6)
Exposição 2009 (7)
Exposição 2009 (8)
Exposição 2009 (9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário