PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED
COORDENAÇÃO TÉCNICA DO SETOR RURAL DE
EDUCAÇÃO F´SICA
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 18
DE OUTUBRO
6º E 7º ANO
EDUCAÇÃO FÍSICA
EIXO TEMÁTICO
|
COMPETENCIA/HABILIDADE
|
TEMA/CONTEÚDOS
|
ORIENTAÇÕES
DIÁTICAS
|
AVALIAÇÃO
|
ESPORTE
GINÁSTICA
|
|
VOLEIBOL
Ø Histórico
(origem e evolução);
Ø Jogos
pré-desportivos ( adaptação a bola e a quadra);
Ø Fundamentos;
toque ( por cima, para frente, para trás e lateral); manchete (para si mesmo,
com o pé esquerdo a frente, com o pé direito a frente, com deslocamento a
frente, com deslocamento para trás) saque.
GINÁSTICA AERÓBICA
Ø A
origem da ginástica;
Ø Benefícios,
definições e orientações;
Ø Noções
de lateralidade, espaço e tempo e tempo.
|
1º momento – Aula teórica
Ø Acolhida;
Ø A
aula iniciará com o professor fazendo um debate sobre as distintas idéias que
os estudantes tem sobre o assunto;
Ø Após
o professor distribuirá textos xerocopiados promovendo momentos de estudos
através de; leituras, discussões a respeito do assunto estudado, análises das
regras, pesquisas em sites e atividades e atividades interpretativas;
Ø O
professor encerrará o conteúdo teórico com murais, atividades produtivas,
slides e vídeos.
2º momento – Aula prática
Ø Ao
iniciar a aula com momentos de aquecimento e alongamento, tendo em vista os benefícios
para o corpo;
Ø em
seguida o professor irá trabalhar as regras principais do voleibol, e os
fundamentos, como a manchete, toque e
saque; sempre fazendo as intervenções necessárias a cerca da modalidade
esportiva, como ( posições dos braços, dedos, corpo, quadra, rede, entre
outras a surgir no momento da aula; e após o professor organizará o grande
jogo;
Ø no
encerramento das aulas com uma roda no meio da quadra o professor analisando
com os estudantes o que acharam da modalidade, quais dificuldades e o gosto
pelo esporte em estudo
Ø em
relação a ginástica o professor desenvolverá as atividades acima citada;
Ø 2º
momento ( aula prática)
Ø O
professor irá trabalhar a ginástica aeróbica com os educando na antiga sala
de informática onde os vivenciarão como é praticada;
Ø Após
o professor fará uma rodada de conversa o que acharam da atividade, se
gostaram em quais dificuldades em fazer os movimentos.
Ø O
encerramento do conteúdo com apresentação dos estudantes, na culminância das
atividades.
|
Objetivas e subjetivas
|
PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED
COORDENAÇÃO TÉCNICA DO SETOR RURAL DE
EDUCAÇÃO F´SICA
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 18
DE OUTUBRO
8º ANO
EDUCAÇÃO FÍSICA
EIXO TEMÁTICO
|
COMPETENCIA/HABILIDADE
|
TEMA/CONTEÚDOS
|
ORIENTAÇÕES
DIÁTICAS
|
AVALIAÇÃO
|
GINÁSTICA
ESPORTE
TEMA TRANSVERSAL
|
Ø Participar
de atividades lúdicas que envolvem condição motora: coordenação, velocidade,
agilidade e equilíbrio dinâmico, estático e recuperado;
Ø Realizar
ações corporais de acordo com suas possibilidades, visando obter êxito nas
mesmas.
Ø Compreender
o caráter dos jogos nos contextos amador, recreativo, escolar e profissional,
evitando a competitividade excessiva;
Ø Entender
que as regras podem ser adaptadas para a inclusão de todos;
Ø Solucionar
os conflitos através do dialogo,
evitando a competitividade.
Ø
Compreender e adotar hábitos e atividades
saudáveis que proporcionem benefícios
a saúde.
|
GINASTICA AERÓBICA OU
OLÍMPICA:
Ø Histórico;
Ø Conceito,
objetivo, partes da aula, exercícios;
Ø Postura
básica:estendida, grupada, carpada, afastada e celada;
FUTSAL
Ø Fundamentos: chute ( voleio, bate -
pronto, sem pulo);
Cabeceio (parado, de frente,
com salto, para trás, de lado);
Desenvolvimento do drible (
com objetivos).
SAUDE E MÍDIA
Ø Atividade
física e saúde
|
1º momento - Aula Teórica.
Ø A aula iniciará com o professor
debatendo com os alunos sobre as distintas ideais que os mesmos tem sobre o
conteúdo em estudo;
Ø após
o mesmo apresentará o conteúdo através de textos xerocopiados, para cada
estudantes;
Ø em
seguida o professor deverá promover momentos de leituras (individual e socializada)acerca do assunto
em estudo;
Ø encerrando
as aulas teórica , o professor irá realizar
atividades interpretativas, produtivas e seminário, esse em
agrupamentos.
2º Momento - Aula Prática
Ø Ao
iniciar a aula com momentos de aquecimento e alongamento, tendo em vista os
benefícios para o corpo;
Ø em
seguida o professor irá trabalhar os principais fundamentos do futsal, como o
chute, cabeceio e o drible; sempre fazendo as intervenções necessárias a
cerca da modalidade esportiva, como ( posições , corpo e pé), entre outras a
surgir no momento da aula; e após o professor organizará o grande jogo;
Ø no
encerramento das aulas com uma roda no meio da quadra onde professor
analisará com os estudantes o que acharam da modalidade, quais dificuldades e
o gosto pelo esporte em estudo
Ø em
relação a ginástica o professor desenvolverá as atividades acima citada;
2º momento ( aula prática de
ginástica)
Ø O
professor irá trabalhar a ginástica aeróbica com os educando na antiga sala
de informática onde os vivenciarão como é praticada; ( vídeos)
Ø Após
o professor fará uma rodada de conversa o que acharam da atividade, se
gostaram e quais dificuldades em realizar os movimentos.
Ø O
encerramento do conteúdo com apresentação dos estudantes, na culminância das
atividades.
|
Objetivas e subjetivas
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário