quarta-feira, 17 de outubro de 2018



PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED
COORDENAÇÃO TÉCNICA DO SETOR RURAL DE EDUCAÇÃO F´SICA
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 18 DE OUTUBRO

6º E 7º ANO
EDUCAÇÃO FÍSICA


     EIXO TEMÁTICO


COMPETENCIA/HABILIDADE

         TEMA/CONTEÚDOS

ORIENTAÇÕES DIÁTICAS

AVALIAÇÃO

             ESPORTE








        GINÁSTICA



VOLEIBOL
Ø  Histórico (origem e evolução);
Ø  Jogos pré-desportivos ( adaptação a bola e a quadra);
Ø  Fundamentos; toque ( por cima, para frente, para trás e lateral); manchete (para si mesmo, com o pé esquerdo a frente, com o pé direito a frente, com deslocamento a frente, com deslocamento para trás) saque.

GINÁSTICA AERÓBICA
Ø  A origem da ginástica;
Ø  Benefícios, definições e orientações;
Ø  Noções de lateralidade, espaço e tempo e tempo.






1º momento – Aula teórica

Ø  Acolhida;
Ø  A aula iniciará com o professor fazendo um debate sobre as distintas idéias que os estudantes tem sobre o assunto;
Ø  Após o professor distribuirá textos xerocopiados promovendo momentos de estudos através de; leituras, discussões a respeito do assunto estudado, análises das regras, pesquisas em sites e atividades e atividades interpretativas;
Ø  O professor encerrará o conteúdo teórico com murais, atividades produtivas, slides e vídeos.

2º momento – Aula prática

Ø  Ao iniciar a aula com momentos de aquecimento e alongamento, tendo em vista os benefícios para o corpo;
Ø  em seguida o professor irá trabalhar as regras principais do voleibol, e os fundamentos, como a  manchete, toque e saque; sempre fazendo as intervenções necessárias a cerca da modalidade esportiva, como ( posições dos braços, dedos, corpo, quadra, rede, entre outras a surgir no momento da aula; e após o professor organizará o grande jogo;
Ø  no encerramento das aulas com uma roda no meio da quadra o professor analisando com os estudantes o que acharam da modalidade, quais dificuldades e o gosto pelo esporte em estudo
Ø  em relação a ginástica o professor desenvolverá as atividades acima citada;
Ø  2º momento ( aula prática)
Ø  O professor irá trabalhar a ginástica aeróbica com os educando na antiga sala de informática onde os vivenciarão como é praticada;
Ø  Após o professor fará uma rodada de conversa o que acharam da atividade, se gostaram em quais dificuldades em fazer os movimentos.
Ø  O encerramento do conteúdo com apresentação dos estudantes, na culminância das atividades.


Objetivas e subjetivas











PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED
COORDENAÇÃO TÉCNICA DO SETOR RURAL DE EDUCAÇÃO F´SICA
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 18 DE OUTUBRO

8º ANO
EDUCAÇÃO FÍSICA


     EIXO TEMÁTICO


COMPETENCIA/HABILIDADE

         TEMA/CONTEÚDOS

ORIENTAÇÕES DIÁTICAS

AVALIAÇÃO

           
        GINÁSTICA












 ESPORTE


















TEMA TRANSVERSAL

Ø  Participar de atividades lúdicas que envolvem condição motora: coordenação, velocidade, agilidade e equilíbrio dinâmico, estático e recuperado;
Ø  Realizar ações corporais de acordo com suas possibilidades, visando obter êxito nas mesmas.

Ø  Compreender o caráter dos jogos nos contextos amador, recreativo, escolar e profissional, evitando a competitividade excessiva;

Ø  Entender que as regras podem ser adaptadas para a inclusão de todos;

Ø  Solucionar os conflitos  através do dialogo, evitando a competitividade.


Ø  Compreender e adotar hábitos e atividades saudáveis  que proporcionem benefícios a saúde.

GINASTICA AERÓBICA OU OLÍMPICA:

Ø  Histórico;
Ø  Conceito, objetivo, partes da aula, exercícios;
Ø  Postura básica:estendida, grupada, carpada, afastada e celada;


  FUTSAL

Ø  Fundamentos: chute ( voleio, bate - pronto, sem pulo);
Cabeceio (parado, de frente, com salto, para trás, de lado);
Desenvolvimento do drible ( com objetivos).


SAUDE E MÍDIA

Ø  Atividade física e saúde










1º momento  - Aula Teórica.

Ø  A aula iniciará com o professor debatendo com os alunos sobre as distintas ideais que os mesmos tem sobre o conteúdo em estudo;
Ø  após o mesmo apresentará o conteúdo através de textos xerocopiados, para cada estudantes;
Ø  em seguida o professor deverá promover momentos de leituras  (individual e socializada)acerca do assunto em estudo;
Ø  encerrando as aulas teórica , o professor irá realizar  atividades interpretativas, produtivas e seminário, esse em agrupamentos.

2º Momento -  Aula Prática 

Ø  Ao iniciar a aula com momentos de aquecimento e alongamento, tendo em vista os benefícios para o corpo;
Ø  em seguida o professor irá trabalhar os principais fundamentos do futsal, como o chute, cabeceio e o drible; sempre fazendo as intervenções necessárias a cerca da modalidade esportiva, como ( posições , corpo e pé), entre outras a surgir no momento da aula; e após o professor organizará o grande jogo;
Ø  no encerramento das aulas com uma roda no meio da quadra onde professor analisará com os estudantes o que acharam da modalidade, quais dificuldades e o gosto pelo esporte em estudo
Ø  em relação a ginástica o professor desenvolverá as atividades acima citada;
2º momento ( aula prática de ginástica)
Ø  O professor irá trabalhar a ginástica aeróbica com os educando na antiga sala de informática onde os vivenciarão como é praticada; ( vídeos)
Ø  Após o professor fará uma rodada de conversa o que acharam da atividade, se gostaram e quais dificuldades em realizar os movimentos.
Ø  O encerramento do conteúdo com apresentação dos estudantes, na culminância das atividades.



Objetivas e subjetivas



Nenhum comentário:

Postar um comentário