PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED
DIRETÓRIA TÉCNICA PEDAGÓGICA
SETOR DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
COORDENAÇÃO TÉCNICA PEDAGÓGICA
PAUTA JORNADA PEDAGÓGICA
2014
TEMA: EDUCAÇÃO COM
QUALIDADE SOCIAL: O DIREITO DE APRENDER
Data: 30 e 31 DE JANEIRO DE 2014
Horário: 08h00min às 12h00min
Local: Escolas do Campo
Público: Educadores do Campo
Formador (a) responsável: Coordenador II
Objetivos da Formação:
|
|
|
|
Objetivos de Aprendizagem:
|
|
|
|
Conteúdos:
|
|
|
|
Materiais:
|
|
|
|
Estratégias:
|
Comentários:
|
ATIVIDADE 1
-Acolhimento;
-Momento Literário:
|
|
ATIVIDADE 2
ü
Leitura do Texto: “Planejamento Escolar: muito mais que um mero
instrumento burocrático” (Madalena
Freire).
|
ü
Antes da
leitura do texto, realizar o levantamento do conhecimento prévio a partir do
seguinte Questionamento: Obs: registrar as falas dos professores.
ü Como não fazer do planejamento um
instrumento burocrático, uma “camisa de força” ou uma lista de atividades
para serem cumpridas, inibindo o surgimento e a exploração de fatos e
situações inesperadas?
COLA:
Planejar de acordo
com a realidade dos alunos (nível de desenvolvimento, social e cultural), O
professor precisa conhecer o que planeja, Planejar com antecedência de acordo
com a necessidade, Acompanhamento do planejamento, Avaliação do processo, Que
o planejamento não fique apenas no papel...
|
ATIVIDADE 3
Leitura
do TextoRotina – “Para melhor
organizar o trabalho pedagógico”. (Madalena Freire).
|
ü
Antes da
leitura do texto, realizar o levantamento do conhecimento prévio a partir do
seguinte Questionamento: Obs: registrar as falas dos professores.
ü Qual a importância da rotina para o trabalho pedagógico do professor?
Cola:
Organiza o trabalho pedagógico;
Antecipa os alunos no que vai
acontecer quando e quantas vezes;
Favorece a aprendizagem;
Apresentar diferentes desafios;
|
ATIVIDADE
4
Apresentação
dos diagnósticos de Língua Portuguesa e Matemática da rede de todas as
modalidades:
|
|
ATIVIDADE
5
Encaminhar
o Planejamento
|
Dividir os professores
por modalidades para iniciar o planejamento;
Apresentar
a proposta de sequencia didática.
Elaborar a
rotina das duas primeiras semanas de aula;
Ciclos
Iniciais: Selecionar os gêneros que serão ministrados pelo professor.
|
ATIVIDADE 6
Avaliação da Jornada
|
Aplicar a
Avaliação da Jornada 2014.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário