quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Pauta da jornada pedagógica 2014: Tema: Educação com qualidade social: O direito de aprender





 PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED
DIRETÓRIA TÉCNICA PEDAGÓGICA
SETOR DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
COORDENAÇÃO TÉCNICA PEDAGÓGICA

PAUTA JORNADA PEDAGÓGICA 2014
TEMA: EDUCAÇÃO COM QUALIDADE SOCIAL: O DIREITO DE APRENDER

Data: 30 e 31 DE JANEIRO DE 2014
Horário: 08h00min às 12h00min
Local: Escolas do Campo
Público: Educadores do Campo
Formador (a) responsável: Coordenador II

Objetivos da Formação:

  •           Proporcionar momento literário a partir de uma leitura e indicação;
  •            Orientar o planejamento bimestral para a organização do trabalhopedagógico.
Objetivos de Aprendizagem:

  •          Apreciar uma boa leitura e indicação, ampliando o universo literário;
  •          Ressignificar a importância dos instrumentos que norteiam a organização do trabalho pedagógico: Planejamento, diagnóstico e rotina;
  •          Sistematizar o planejamento das aulas iniciais.
Conteúdos:

  •  Leitura literária;
  • Planejamento (sequência de aulas, rotina e diagnóstico).
Materiais:

  •   Livro literário:
  •   Texto: “Planejamento Escolar: muito mais que um mero instrumento burocrático” (Madalena Freire).
  •   Texto Rotina – “Para melhor organizar o trabalho pedagógico”.  (Madalena Freire).
  •  Caderno de registro;
  • Equipamentos de Multimídias;
















Estratégias:
Comentários:
ATIVIDADE 1


-Acolhimento;
-Momento Literário:








ATIVIDADE 2
                                                         
ü  Leitura do Texto: “Planejamento Escolar: muito mais que um mero instrumento burocrático” (Madalena Freire).

ü  Antes da leitura do texto, realizar o levantamento do conhecimento prévio a partir do seguinte Questionamento: Obs: registrar as falas dos professores.

ü  Como não fazer do planejamento um instrumento burocrático, uma “camisa de força” ou uma lista de atividades para serem cumpridas, inibindo o surgimento e a exploração de fatos e situações inesperadas?

COLA:

Planejar de acordo com a realidade dos alunos (nível de desenvolvimento, social e cultural), O professor precisa conhecer o que planeja, Planejar com antecedência de acordo com a necessidade, Acompanhamento do planejamento, Avaliação do processo, Que o planejamento não fique apenas no papel...



ATIVIDADE 3
Leitura do TextoRotina – “Para melhor organizar o trabalho pedagógico”.  (Madalena Freire).

ü  Antes da leitura do texto, realizar o levantamento do conhecimento prévio a partir do seguinte Questionamento: Obs: registrar as falas dos professores.

ü  Qual a importância da rotina para o trabalho pedagógico do professor?

Cola:

Organiza o trabalho pedagógico;
Antecipa os alunos no que vai acontecer quando e quantas vezes;
Favorece a aprendizagem;
Apresentar diferentes desafios;


ATIVIDADE 4

Apresentação dos diagnósticos de Língua Portuguesa e Matemática da rede de todas as modalidades:




ATIVIDADE 5

Encaminhar o Planejamento




 Dividir os professores por modalidades para iniciar o planejamento;
 Apresentar a proposta de sequencia didática.
  Elaborar a rotina das duas primeiras semanas de aula;
 Ciclos Iniciais: Selecionar os gêneros que serão ministrados pelo professor.
ATIVIDADE 6

Avaliação da Jornada

 Aplicar a Avaliação da Jornada 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário