quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Ficha de observação da coordenadora Margarete Silva em sala de aula; Aqui da escola




LEGENDA
S-SIM
N-NÃO
EP-EM PARTES
 
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 18 DE OUTUBRO
DIRETOR: ROGÉRIO BORGES DOS SANTOS
COORDENADORA: MARGARETE SILVA SOUSA
PROFESSOR (A)_______________________________________________
TURMA: _____________Nº DE ALUNOS OBSERVADOS___________ANO:________
SITUAÇÃO DIDÁTICA:___________________________________
PAUTA DE OBSERVAÇÃO DE SALA DE AULA

DATAS
1.INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E O CONTEÚDO
  /
    /
   /
   /
  /
1.1  O conteúdo é adequado as necessidades de aprendizagem da turma?





1.2 As atividades e os problemas propostos são desafiadores e proveitosos para todos os alunos?





1.3  Há retomada de conhecimento trabalhados em aulas anteriores  como ponto de partida para facilitar novas aprendizagens?





1.4 As atividades  apresentam desafios possíveis de  serem superados pelos alunos?





1.5 Os recursos utilizados são adequados aos conteúdos?





1.6 Quanto a gestão do tempo da aula: foram reservados períodos de duração suficiente para os alunos exporem as dúvidas, debaterem e resolverem problemas?





2 INTERAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E O CONTEÚDO





2.1 A atividade proposta pelo professor está de acordo com a concepção que se discute nas formações continuadas realizadas no município?





2.2 O professor demonstra ter domínio no conteúdo trabalhado?





2.3 Revela atitude de pesquisador sobre o conteúdo ministrado (fazendo uso de textos complementares, comentários ou informações atuais, slides- e outros materiais?





3 INTERAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E OS ALUNOS





3.1 Os objetivos de aprendizagem de curto e longo prazo dos conteúdos em questão estão claros para a turma?





3.2  A proposta  de atividades foram atendidas por todos?





3.3 As intervenções são feitas no momento certo e contêm informações que ajudam os alunos a refletir?





3.4 O professor aguarda os alunos terminarem o raciocínio, garantindo a evolução do pensamento?





3.5 As hipóteses e os erros que surgem são levados em consideração para elaboração de novos problemas?





3.6 As dúvidas individuais são socializadas e usadas como oportunidades de aprendizagem para toda a turma?





4 INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM OS COLEGAS





4.1 Os alunos se sentem à vontade para colocar suas hipóteses e  opiniões na discussão?





4.2 Nas atividades em dupla ou em grupo há um troca produtiva entre os alunos?





4.3 A classe é organizada com critérios?





4.4 Os alunos escutam uns aos outros?






5.OUTRAS OBSERVAÇÕES:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário