|
DIRETOR:
ROGÉRIO BORGES DOS SANTOS
COORDENADORA:
MARGARETE SILVA SOUSA
PROFESSOR
(A)_______________________________________________
TURMA:
_____________Nº DE ALUNOS OBSERVADOS___________ANO:________
SITUAÇÃO
DIDÁTICA:___________________________________
PAUTA
DE OBSERVAÇÃO DE SALA DE AULA
|
DATAS
|
||||
1.INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E O CONTEÚDO
|
/
|
/
|
/
|
/
|
/
|
1.1 O conteúdo é adequado as necessidades de
aprendizagem da turma?
|
|
|
|
|
|
1.2
As atividades e os problemas propostos são desafiadores e proveitosos para
todos os alunos?
|
|
|
|
|
|
1.3 Há retomada de conhecimento trabalhados em
aulas anteriores como ponto de partida
para facilitar novas aprendizagens?
|
|
|
|
|
|
1.4
As atividades apresentam desafios
possíveis de serem superados pelos
alunos?
|
|
|
|
|
|
1.5
Os recursos utilizados são adequados aos conteúdos?
|
|
|
|
|
|
1.6
Quanto a gestão do tempo da aula: foram reservados períodos de duração
suficiente para os alunos exporem as dúvidas, debaterem e resolverem problemas?
|
|
|
|
|
|
2 INTERAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E O CONTEÚDO
|
|
|
|
|
|
2.1 A
atividade proposta pelo professor está de acordo com a concepção que se
discute nas formações continuadas realizadas no município?
|
|
|
|
|
|
2.2 O
professor demonstra ter domínio no conteúdo trabalhado?
|
|
|
|
|
|
2.3
Revela atitude de pesquisador sobre o conteúdo ministrado (fazendo uso de
textos complementares, comentários ou informações atuais, slides- e outros
materiais?
|
|
|
|
|
|
3 INTERAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E OS ALUNOS
|
|
|
|
|
|
3.1
Os objetivos de aprendizagem de curto e longo prazo dos conteúdos em questão
estão claros para a turma?
|
|
|
|
|
|
3.2 A proposta
de atividades foram atendidas por todos?
|
|
|
|
|
|
3.3
As intervenções são feitas no momento certo e contêm informações que ajudam
os alunos a refletir?
|
|
|
|
|
|
3.4 O
professor aguarda os alunos terminarem o raciocínio, garantindo a evolução do
pensamento?
|
|
|
|
|
|
3.5
As hipóteses e os erros que surgem são levados em consideração para
elaboração de novos problemas?
|
|
|
|
|
|
3.6
As dúvidas individuais são socializadas e usadas como oportunidades de
aprendizagem para toda a turma?
|
|
|
|
|
|
4
INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM OS COLEGAS
|
|
|
|
|
|
4.1
Os alunos se sentem à vontade para colocar suas hipóteses e opiniões na discussão?
|
|
|
|
|
|
4.2
Nas atividades em dupla ou em grupo há um troca produtiva entre os alunos?
|
|
|
|
|
|
4.3 A
classe é organizada com critérios?
|
|
|
|
|
|
4.4
Os alunos escutam uns aos outros?
|
|
|
|
|
|
5.OUTRAS OBSERVAÇÕES:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário