sexta-feira, 13 de dezembro de 2013


                                                                             


PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS/PARÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/SEMED
SETOR DE EDUCAÇÃO DO CAMPO/ SEMED

E. M. E. F. 18 DE OUTUBRO
VIII MOSTRA CULTURAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO


 

PESSOAS COM NECESSIDADE ESPECIAIS A FRENTE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA”

JUSTIFICATIVA
Tecnologia assistiva é um termo ainda novo no processo de inclusão escolar é utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiências e consequentemente promover vida independente. A escola deve ajustar-se a todas as crianças independentes das condições físicas, sociais e linguísticas.   Pensando no tema que foi proposto chega a ser um grande desafio para a mesma vindo a contribuir significamente, fazendo parte desta população que depende e precisa para que sua educação se complete com êxito de uma tecnologia que assiste nas suas necessidades.
(Segundo Francisco Gordinho) em seu livro online: Internet para necessidades especiais, entre os recursos necessários e individualizados a tecnologia assistiva está presente em situações onde haja necessidades de comunicação alternativa e ampliadas como podemos perceber a evolução tecnológica caminha na direção de tornar a vida mais fácil e faz-se necessário divulgar, apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, mostrando a comunidade escolar que é possível trabalhar com vários estratégias que  concebam e ampliam para minorar os problemas funcionais das pessoas com deficiências , desenvolvendo e mostrando atividades que são de suma importância para o desenvolvimento do ensino e aprendizado das pessoas com necessidades especiais.


 

OBJETIVO GERAL
·         Ampliar o rol de conhecimentos da comunidade como um todo sobre a tecnologia assistiva.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • ·                 Despertar o interesse dos alunos e comunidade para o tema.

  • ·         Especificar para que serve e como funciona a tecnologia assistiva e sua importância na inclusão e atendimento a  pessoa com necessidade especial.

  • ·               Motivar nossos alunos a serem agentes de transformação na concepção de inclusão tendo a tecnologia assistiva como fonte de conhecimento para essa mudança.


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

  • ·         Envolver os alunos em oficinas de construção de materiais, sendo esse momento de descontração e aprendizagem sobre o tema.

  • ·         Incentivar os alunos em pesquisas que possam ampliar o acervo de conhecimentos para que produzam materiais a serem utilizados na mostra para o público.

  • ·         Aproximar os alunos do conteúdo que está sendo trabalhado com o objetivo de estimular o conhecimento amplo e social sobre a acessibilidade.



ESTRATÉGIAS

  • ·      Realizar pesquisas sobre a tecnologia assistiva.

  • ·      Visitas de campo.

  • ·      Selecionar organizar e confeccionar materiais adaptados para expor na mostra.




METODOLOGIA

As atividades serão desenvolvidos durante o projeto a partir do trabalho com alunos e professores, através de visita de campo nas instituições de apoio NAPP, unidade de assistência e apoio aos deficientes visuais e o sorrir, pesquisas, online, internet. A organização das apresentações será a critério de cada professor por área do conhecimento de característica interdisciplinar que engloba o tema abordado buscando conhecer a tecnologia assistiva como um processo de desenvolvimento para o ensino aprendizagem, esta metodologia será voltada para os ciclos iniciais e ciclos finais e EJA, lembrando que as atividades desenvolvidas serão por turma com todos os alunos nos horários normais em que acontecem as aulas. Para que todos possam compreender e entender sobre o assunto que está sendo trabalhado, assim torna-se mais fácil para a coleta de dados para uma melhor apresentação pensando na pós mostra que será apresentado na escola, contendo tudo que precisa aprender, pertinente a temática do projeto.
A escola 18 de Outubro trabalhará com o sub-tema “Pessoas com necessidade especiais a frente da tecnologia assistiva”. Para fazer-se frente às apresentações serão escolhidos 10 alunos entre turmas e por modalidades da escola.
A culminância do projeto acontecerá no dia 06 de dezembro do corrente ano na escola Municipal de Ensino Fundamental Alegria do Saber, estando organizado conforme segue:
·         Apresentações do hino de Parauapebas em libras.
·         Apresentações orais e escritas.
·         Construção do arsenal de materiais que foram pesquisados.
·         Exposição do material nos estandes e paredes do referido local onde serão as apresentações.
·         Organização dos alunos.
·         Divisão do arsenal de materiais a ser explorado e apresentado pelos alunos.  


CONCLUSÃO
O objetivo desse trabalho traz para todos, uma fonte riquíssima de conhecimento, enfatizando e mostrando as pessoas com ou sem deficiências que através de todo arsenal de materiais que foi pesquisado que é possível proporcionar uma maior independência na qualidade de vida e inclusão social através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado e trabalho.   


  
  

  AVALIAÇÃO
Avaliar é a parte da ação pedagógica, sendo a base da reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Por isso a mesma é processual se faz presente em diferentes momentos em situações variadas, respeitando assim a singularidade de cada um.
Por tanto as atividades desenvolvidas serão avaliadas usando alguns critérios;
Verificar se o material pesquisado é de fácil compreensão para todos.
Verificar se as metodologias e estratégias estão sendo trabalhados com a participação de todos.
Verificar a construção do material se está de acordo ao tema.
Verificar as produções textuais considerando coerência, coesão, parte gramatical e ortográfica.
Verificar a atitude dos alunos no momento da realização das atividades e apresentação.





 



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