quinta-feira, 7 de maio de 2015

Parabéns a nossa cidade maravilhosa e acolhedora a nossa capital do minério a grande Parauapebas pelo seus 27 anos de braços abertos.

Homenagem da equipe do blog da escola 18 de Outubro a nossa Parauapebas querida pelo seus 27 anos de emancipação política.

Parauapebas

Município de Parauapebas
"Pebas"
Bandeira de Parauapebas
Brasão desconhecido
Bandeira Brasão desconhecido
Hino
Aniversário 10 de maio
Fundação 10 de maio de 1988
Gentílico parauapebense
Lema Vis et Labore
(traduzido do latim, significa: "Força e Trabalho")
Prefeito(a) Valmir Queiroz Mariano1 (PSD)
(2013–2016)
Localização
Localização de Parauapebas
Localização de Parauapebas no Pará
Parauapebas está localizado em: Brasil
Parauapebas
Localização de Parauapebas no Brasil
06° 04' 04" S 49° 54' 07" O
Unidade federativa Pará Pará
Mesorregião Sudeste Paraense IBGE/20082
Microrregião Parauapebas IBGE/20082
Municípios limítrofes Marabá ao norte; Curionópolis a leste; Canaã dos Carajás e Água Azul do Norte ao sul; e São Félix do Xingu ao oeste.
Distância até a capital 700 km
Características geográficas
Área 7 007,737 km² 3
População 183 352 hab. IBGE/20144
Densidade 26,16 hab./km²
Altitude 150 m
Clima Tropical
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,715 (PA: 3º) – alto PNUD/20105
PIB R$ 16 733 725,583 mil (PA: 2º) – IBGE/20126
PIB per capita R$ 100 598,32 IBGE/20126
Página oficial
Prefeitura www.parauapebas.pa.gov.br
Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará. Sua população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014 era de 183 352 habitantes4 , sendo o sexto município mais populoso do estado. Já seu produto interno bruto, que em 2012 chegou a 15.947.708.648 reais6 ,ficou apenas atrás do PIB da capital, Belém. No mesmo ano, o produto interno bruto per capita do município foi de R$100,5 mil reais6 , sendo, de longe, o maior do estado. Está à 719 km da capital, Belém.
O município é conhecido por estar assentado na maior província mineral do planeta: a Serra dos Carajás. Tem, também, como característica, a grande miscigenação, com forte presença de maranhenses, mineiros e goianos.

Topônimo

O nome do município é uma referência ao Rio Parauapebas7 . "Parauapebas" é um termo de origem tupi que significa "afluente raso do rio grande", através da junção de pará (rio grande), 'y (rio) e peb (achatado)8 , ou "papagaio baixo", através da junção de parauá (papagaio)9 e peb (achatado)10 .

História

Com a descoberta de uma das maiores reservas minerais do mundo na Serra dos Carajás nos anos 1960 e o direito concedido à empresa Vale S.A. (antigamente Companhia Vale do Rio Doce) de explorar minério de ferro, ouro e manganês no local, esta empresa construiu uma rodovia asfaltada entre a cidade de Marabá e as instalações da empresa com cerca de 200 km.
Essa estrada foi, posteriormente, transferida ao estado do Pará. No âmbito do Projeto Grande Carajás, a Vale construiu um núcleo urbano ao lado do povoado para abrigar seus funcionários. Nesses, se incluem os que viriam trabalhar nas obras da Estrada de Ferro Carajás, iniciadas em 1981 e que ligaria a província mineral ao Porto da Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão. A empresa iniciou, ainda, a construção de uma infraestrutura básica, com escola, delegacia, hospital, prédio da administração e rede elétrica. Na época, a Vila de Parauapebas já acumulava mais de 20 000 habitantes.
Em 1985, o presidente brasileiro José Sarney inaugurou a Estrada de Ferro Carajás, também construída pela Vale S.A.. Atualmente, a população de Parauapebas é em torno de 250 000 habitantes.11

Geografia

O município de Parauapebas tem uma área de 7 007,737 km², dos quais a Vale e os índios Xicrins do Cateté, juntos, e o Governo Federal, através de projetos de preservação ambiental (APA – Área de Proteção Ambiental, Rebio – Reserva Biológica e Flonata – Floresta Nacional do Tapirapé) detêm a concessão de 80 por cento. Paruapebas faz limite fronteiriço com os seguintes municípios: Marabá ao norte; Curionópolis a leste; Canaã dos Carajás e Água Azul do Norte ao sul; e São Félix do Xingu a oeste.
O núcleo urbano de Parauapebas, onde foi implantada a sede do município, está situado no curso médio e à margem direita do rio Parauapebas, estando encravado no sopé da Serra dos Carajás. A distância até Belém é de cerca de 660 quilômetros.

Subdivisões

O bairro mais antigo de Parauapebas é o Rio Verde. Atualmente, não é possível saber quantos bairros há em Parauapebas: a cidade vive um verdadeiro colapso urbano, há muitas invasões, além de inúmeros loteamentos. A cidade de Parauapebas tem, como característica, a divisão territorial em núcleos devido aos grandes acidentes geográficos presentes em seu território.

Economia

Mina de Carajás, vista por satélite em julho de 2009
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Parauapebas
Atividade mineradora
A atividade mineradora é desenvolvida principalmente na Mina de Ferro de Carajás, da Vale. A extração do minério de ferro representa a principal fonte de recursos do município: emprega cerca de 8 000 pessoas diretamente e cerca de 20 000 indiretamente. Além do minério de ferro, destaca-se a extração dos minérios de manganês e de ouro. A Vale exportou 3,8 bilhões de dólares estadunidenses em minérios em 2008, levando o município a atingir a oitava colocação entre os maiores municípios exportadores do país.12
Atividade pecuária
Realizada em geral de maneira extensiva em diversas propriedades rurais de médio porte. Dados de 2005 apontam um rebanho de quase 300 000 cabeças de gado.
Atividade agrícola
A atividade agrícola no município de Parauapebas é pouco expressiva e é, quase em sua totalidade, desenvolvida em pequenas propriedades familiares. Os produtos agrícolas com maior participação no produto interno bruto do municício são abacaxi, tomate e mandioca, com rendimento de cerca de 20 000 000 de reais por ano cada (2005).13
Comércio
A cidade possui dois centros comerciais expressivos. Um deles se localiza no bairro Rio Verde, nas proximidades da rua Curió (também conhecida como rua do Comércio) e o outro se localiza distribuído por todo o bairro Cidade Nova. Hoje, a cidade conta com um shopping center: o Partage Shopping Parauapebas.
Exportação
De janeiro a dezembro de 2013, o município de Parauapebas-PA foi o que mais exportou, com US$ 10,079 bilhões de embarques ao exterior..14
Outras
Desenvolvem-se, também, na cidade, as indústrias: extrativista vegetal, pesqueira, movelaria e beneficiamento de produtos agrícolas. Além dessas, a cidade possui um mercado municipal e uma feira agrícola permanente.
Recursos minerais
Uma das maiores províncias minerais do mundo, com jazidas de minério de ferro, sob a forma de hematita, alcançando 68 por cento de ferro, assim como de minério de manganês, de cobre e de ouro.
Possui uma área de 7 077,269 km².

Referências


  • Eleições 2012: confira quais foram os prefeitos eleitos na região do Carajás Jornal do Zedudu.

  • Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.

  • IBGE (10 de outubro de 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 de dezembro de 2010.

  • [ftp:ftp://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2014/estimativa_dou_2014.pdf Estimativas da população residente nos municípios brasileiros com data de Referência em 1º de julho de 2014] Estimativa Populacional para 2014 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1º de julho de 2014). Visitado em 28 de outubro de 2014.

  • Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Visitado em 11 de outubro de 2008.

  • PIBMunicipal2008-2012 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 de dezembro de 2014.

  • Prefeitura de Parauapebas. História. Disponível em http://www.parauapebas.pa.gov.br/paraupebas/historia. Acesso em 9 de fevereiro de 2013.

  • NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. 463 p.

  • Supermanual do escoteiro mirim. São Paulo. Abril. 1979. p. 357.

  • NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. 463 p.

  • Cidade - História parauapebas.pa.gov.br (2012). Visitado em 1 de junho de 2012.

  • Dez municípios são responsáveis por um quarto das exportações brasileiras. Visitado em 17 de janeiro de 2009.

  • Estatísticas da Prefeitura. Dados Estatísticos

    1. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. [1]


    Homenagem da equipe da E. M.E.F 18 de Outubro as mães de toda a comunidade.

    Homenagem da equipe da E. M.E.F 18 de Outubro as mães de toda a comunidade. 
     
    Resultado de imagem para mensagem para o dia das maes evangelica

    Deus escolheu a minha mãe

    Eternamente mãe

    Mãe… Que na presença constante me ensinou na pureza do seu coração seguir os teus caminhos…
    Mãe… Dos primeiros passos, das primeiras palavras…
    Mãe… Do amor sem dimensão, de cada momento, dos atos de cada capítulo de minha vida não ensaiados, mas vividos em cada emoção…
    Mãe… Da conversa no quintal, do acalanto do meu sono aquecido de amor, aninhada em seu coração…
    Mãe… Do abraço, do beijo que levo na lembrança…
    Mãe… É você que me inspira a caminhar…
    Mãe… A presença de cada passo que o tempo não apaga: por mais longo e escuro que seja o caminho, haverá sempre um horizonte…
    Mãe… Mulher a quem devemos a vida, que merece o nosso respeito, nossa gratidão e nosso afeto.



     Para a mais linda de todas

    Você que me deu o bem mais precioso, a vida. Me esperou com tanto carinho. Me ensinou os primeiros passos. As primeiras palavras.
    As lembranças mais antigas que tenho em você, é a sua mão segurando a minha para me dar proteção. Sua voz doce, cantando cantigas de ninar, me fazendo dormir e sonhar. Um sonho sereno, tranquilo, sabendo que você estaria ali a me proteger.
    Você que lutou, sorriu, chorou. Mas não deixou a amargura tomar conta de seu coração. Você que me ensinou a ser mulher, mas continuar com meus sonhos de criança. A ser forte, sem ser amarga. Abrir meus caminhos, tomando sempre cuidado com as plantinhas ao redor.
    Com você aprendi a ser gente que respeita gente. Aprendi a ter fé, aprendi a aceitar os defeitos das pessoas. Aprendi que o amor tem que ser incondicional.
    Minhas melhores lembranças, são as que você cria todos os dias… No amor que sinto em tudo o que você faz. No brilho do seu olhar.
    Mãe, que Deus a proteja sempre, te ilumine, te dê forças para continuar sua batalha. E que eu possa sempre sentir e ter esse amor maior em todos os momentos de minha vida.


     O que é ser mãe?

    Poema para as mães

    Não só hoje, mas todos os dias
    Penso em ti com muito carinho
    Ao ver-me forte cheio de vida
    Devo a ti que me guiaste.
    Deu-me a vida
    Ensinou-me a vivê-la
    Dos problemas resolvê-los
    Dos medos me deste as mãos
    Fazendo calmo meu coração.
    Muitas vezes
    Não só mãe foste pra mim
    Pai, amigo, irmão, companheira das brincadeiras.
    Sempre davas um jeitinho
    De poder me acompanhar.
    Segurou as minhas mãos
    Me mostrando o caminho a seguir
    Hoje sei como sofreste
    Quando enfim soltou-me as mãos
    Para que eu seguisse em frente.
    Hoje sei
    Que aplaude meus sucessos
    Se entristece com meu pranto
    Sei também que sempre estás
    De braços abertos a me esperar.
    Quero hoje minha mãe
    Te dizer de coração
    Peço a Deus que te abençoe
    Sempre em minha oração
    E te abraço hoje e sempre
    Com muito amor e gratidão.
    Feliz Dia das Mães!







    Mensagem para o dia das mães....

















    segunda-feira, 27 de abril de 2015


    53 Atividades, Jogos e Brincadeiras para Escola

    NOME: CACHORRO E GATO CEGO
    IDADE: 7 anos
    OBJ. ESP.: Audição, atenção
    MATERIAL: Lenços
    LOCAL: Sala, quadra, pátio
    Formação: círculos
    Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos
    Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.


    NOME: QUAL O PERFUME?
    IDADE: 9 anos em diante
    SEXO: Ambos
    OBJ. ESP.: Desenvolver o olfato
    MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc
    Formação: círculos
    Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados
    Execução: o professor dará ao alunos do centro para cheirar o perfume e dirá: - deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida dará alvejante, etc... Este deverá identificar, entre outros qual foi o primeiro, etc.


    NOME: TOCAR O CEGO
    IDADE: Todas
    OBJ. ESP.: Desenvolvimento-perspectivo
    LOCAL: Ar-livre, salão
    Formação: círculo
    Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
    Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.


    NOME: COM QUEM ESTARÁ A BOLA?
    IDADE: 9 anos
    OBJ. ESP.: Atenção, perspicácia
    MATERIAL: Bola
    LOCAL: Pátio, gramado
    Formação: círculo
    Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados
    Execução: os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.


    NOME: GARRAFA MÁGICA
    IDADE: 8 anos em diante
    OBJ. ESP.: Desenvolver a imaginação
    MATERIAL: Uma garrafa
    LOCAL: Sala, pátio
    Formação: círculo
    Organização: os alunos em círculo, o professor no centro
    Execução: o professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor.


    NOME: COMER A MAÇÃ
    IDADE: 9 anos em diante
    OBJ. ESP.: Controle Emocional
    MATERIAL: Maçã
    LOCAL: Quadra, pátio
    Formação: fileiras
    Organização: em fileiras, tendo na frente das mesmas, maças penduradas
    Execução: ao sinal procurar morder a maçã que lhe corresponde, sem segura-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o que comer a maçã primeiro.


    NOME: O CACHORRO E O OSSO
    IDADE: 7 anos
    OBJ. ESP.: Atenção, audição
    MATERIAL: Qualquer objeto
    LOCAL: pátio, gramado
    Formação: círculo
    Organização: os alunos em círculos. Um sentado ao centro tendo olhos vendados, que será o cachorro. Perto de si haverá um objeto “o osso”
    Execução: dado o sinal, o professor indicará um dos alunos no círculo que tentará cautelosamente pegar o osso. Percebendo o ruído, o cachorro latirá e indicará o lado do ruído. Ao acertar a direção o professor indicará outro aluno. Se um conseguir e não for adivinhado se tira as vendas e tenta adivinhar.


    NOME: O MICO
    IDADE: 7 anos em diante
    OBJ. ESP.: Atenção, agilidade
    MATERIAL: Bolas
    LOCAL: Quadra, gramado, pátio
    Formação: círculo
    Organização: em círculo, ficando dois alunos que se defrontam, de posse de uma bola. Uma bola será designada “MICO”
    Execução: ao sinal de início, os alunos que tem a bola passam-na ao colega da esquerda, o qual rapidamente faz o mesmo e assim sucessivamente. As bolas são passadas, o objetivo é fazer com que uma bola alcance a outra, isto é, que o “mico” seja apanhado sendo que todos evitam que isto aconteça em suas mãos. Quem deixar cais a bola deve recuperá-la sozinho e voltar ao seu lugar para recomeçar a passá-la. Cada vez que o mico é apanhado interrompes-se a brincadeira e o aluno que permitir ficará no centro até ser substituído.

    NOME: ESTALINHO
    OBJ. ESP.: Coordenação motora, ritmo, atenção
    LOCAL: Ar livre e sala
    Formação: círculo
    Organização: alunos numerados seguidamente formando um círculo na posição “sentados”. Todos iniciam o jogo batendo duas vezes e estalando os dedos uma vez na mão direita e outra esquerda.
    Execução: um aluno ao estalar os dedos da mão direita diz seu número e ao estalar da mão esquerda, chama um número correspondente, a um companheiro. Aquele que for chamado continuará o jogo dizendo o seu número e chamando outro. Quem errar e quem chamar o número que já saiu, também irá sair.


    NOME: ELEFANTE VOA?
    IDADE: 7 anos
    OBJ. ESP.: Atenção
    LOCAL: Sala, quadra
    Formação: círculo
    Organização: alunos em círculo
    Execução: o professor pergunta se determinados bichos voam. Se voam, os alunos deverão responder: voa e fazerem gestos com os braços. Ex.: Galinha voa? Pássaro voa? Elefante voa? O aluno que cometer algum engano pagará prenda no final.


    NOME: JOGO DO PUM
    IDADE: Todas
    OBJ. ESP.: Atenção e pronta reação
    LOCAL: Ar livre e sala
    Formação: círculos
    Organização: alunos em círculos na posição sentados
    Execução: os alunos numerando-se seguidamente, mas chegando ao número 7 deverá dizer: PUM, substituindo-os. O aluno que demorar em falar ou não substituir o número por Pum deixará o jogo toda vez que errar. O jogo é renumerado pelo aluno colocado à sua direita.


    NOME: DESCOBRIR O QUE ESTÁ MUDADO
    IDADE: Todas
    OBJ. ESP.: Memória, perspicácia, obaservação
    LOCAL: Ar livre e sala
    Formação: círculos
    Organização: pede-se a um aluno que deixe o local e faz-se algumas modificações
    Execução: quando o aluno voltar o grupo começará a contar aumentando ou diminuindo a intensidade do canto à medida que ele se aproxima ou afasta do que mudou.


    NOME: AI VAI O GANSO
    IDADE: 7 anos em diante
    OBJ. ESP.: Desenvolver os sentidos, memória
    LOCAL: Pátio e quadra
    Formação: fileira
    Execução: o primeiro virando para o seguinte e dizendo: “Ai vai o ganso”. O segundo dirá “Que ganso?” Ao que o primeiro responde: “O ganso”. O segundo fala: ... ah... o ganso. A pergunta será repetida e assim sucessivamente. Assim corre-se todas as fileiras.

    NOME: JOGO DO LIMÃO
    IDADE: 6 anos em diante
    OBJ. ESP.: Ritmo, Atenção
    MATERIAL: Limão
    LOCAL: Quadra, pátio, sala, gramado
    Formação: círculo
    Organização: alunos sentados em círculo, tendo um, posse de um limão
    Execução: os alunos iniciarão a brincadeira cantando: Meu limão, meu limoeiro... ao mesmo tempo passando o limão aos colegas. Ao findar a canção, o aluno que estiver de posse do limão será eliminado.


    NOME: JOGO DA MEMÓRIA
    IDADE: Todas
    OBJ. ESP.: Memória, tato
    MATERIAL: Lápis, grampos, moedas, giz, etc
    Formação: em pé, formando um círculo, mãos para trás
    Execução: o recreador entregará para um aluno um objeto após outro para ser passado adiante. Após serem passados todos os objetos, todos se sentarão e rapidamente escreverão o nome dos objetos que passarem pelas suas mãos. Vencerá quem escrever mais nomes dos objetos em um tempo determinado.


    NOME: BOM DIA
    IDADE: 7 anos em diante
    SEXO: Ambos
    OBJ. ESP.: Educação dos sentidos
    MATERIAL: Lenço
    LOCAL: Quadra ou pátio
    Formação: círculos
    Organização: alunos em pé em círculo. Um no meio com os olhos vendados.
    Execução: os alunos do círculo caminharão e sendo um apontado, dirá: Bom dia! Se o aluno de olhos vedados identificar a voz do colega, trocará de lugar com este.

    NOME: CÍRCULOS UNIFICADORES
    IDADE: Ambos
    OBJ. ESP.: Pronta reação e atenção
    MATERIAL: Disco, toca-fitas
    LOCAL: Ar livre e salão
    Formação: em círculos de pé
    Execução: a turma se desloca ao som da música. Quando esta parar devem formar grupos de 5 ou 3, anteriormente determinados. Os que sobrarem ficam prisioneiros dentro do círculo. Termina quando fica somente um prisioneiro no círculo.


    NOME: PERSEGUIR A BOLA
    IDADE: Todas
    OBJ. ESP.: Astúcia, rapidez, agilidade
    MATERIAL: Bolas
    LOCAL: Ar livre
    Formação: duas colunas em posição fundamental. O primeiro de cada equipe com uma bola.
    Execução: o primeiro de cada coluna lança a bola o mais longe possível no terreno do fogo. Isto feito, todos deverão correr para reformar a coluna atrás da bola atirada pela coluna contrária. Vencerá a coluna que se reformar em primeiro lugar.


    NOME: CORRER EM CIRCUITO
    IDADE: 9 anos
    OBJ. ESP.: Iniciação desportiva (hand e basquete)
    MATERIAL: Bola
    LOCAL: Quadra
    Formação: fileiras
    Organização: 2 fileiras frente a frente formando 2 equipes A e B. Primeiro aluno de cada fileiras com uma bola.
    Execução: ao sinal, o aluno de posse da bola corre em direção ao que está na outra extremidade da fileira. Neste momento há trocas de lugares. O primeiro fica último e inicia a passagem da bola ao outro. Quando chegar o 1º fica último e inicia a passagem da bola ao outro. Quando chegar o 1º, a 1º de posse da bola. Vencerá o que executar a tarefa primeiro.


    NOME: PASSE PASSE
    IDADE: 10 anos
    SEXO: Ambos
    OBJ. ESP.: Habilidade ao passar a bola, destreza, iniciação desportiva (handball e basquete)
    MATERIAL: Bolas, arcos
    LOCAL: Quadra, pátio, gramado
    Formação: fileiras (alunos em círculos demarcados ou dentro de arcos)
    Organização: 2 fileiras frente a frente, separadas por uma certa distância, formando 2 equipes A e B. Dois alunos de cada equipe serão destacados para ocupar um lugar, pouco afastado das extremidades, na luta central que separa as fileiras.
    Execução: ao sinal, o aluno nº 1 de cada equipe, passará a bola ao nº 2 e este ao 3; 3 ao 4... O último de posse da bola, correrá em direção ao nº 1. neste momento os demais trocam de lugar e o último ocupa o lugar do 1º. Reinicia-se o exercício, até chegar à posição inicial. ERROS: sair do lugar ao passar ou receber a bola, deixar cair a bola, abandonar seu lugar antes que o vizinho deixe o seu.


    NOME: DÊ 5 PASSOS E FUJA
    IDADE: 7 anos
    SEXO: Ambos
    OBJ. ESP.: Orientar-se no espaço em relação a objetos e pessoas
    LOCAL: Quadra, pátio
    Formação: grupos de 3
    Organização: três alunos sentados: 1 fugitivo e 2 pegadores
    Execução: o fugitivo levantar-se-á, dará 5 passos e correrá sendo perseguido pelos outros que tentarão toca-lo. Tocando o perseguido, os 3 sentar-se-ão e reiniciarão a atividade trocando os papéis.


    NOME: JACO E RAQUEL
    IDADE: 9 anos em diante
    OBJ. ESP.: Senso de orientação, coragem, acuidade auditiva
    MATERIAL: Lenço, sininho
    LOCAL: Sala, quadra
    Formação: círculo
    Organização: alunos em círculo, mãos dadas para limitar o espaço onde 2 companheiros vão correr. Jacó com olhos vendados e Raquel com um sininho.
    Execução: ao sinal de início, Raquel correrá dentro do círculo soando o sininho. Jacó (levantará) tentará pega-la. Quando for apanhada, os dois escolhem os substitutos.


    NOME: BOLA DO CAÇADOR
    IDADE: 7 e 9 anos
    SEXO: Ambos
    OBJ. ESP.: Habilidade motora, rapidez, atenção
    MATERIAL: Bola
    LOCAL: Quadra
    Formação: livres
    Organização: livres na quadra, um aluno de posse da bola será o caçador vai sair para caça e começa a perseguir procurando tocar com a bola um colega. O que for pego, será o cão de caça e ajudará o caçador fazendo trocas de passes a fim de chegar mais perto da caça. O jogo prosseguirá até que todos sejam caçados.


    NOME: REVEZAMENTO
    IDADE: Todas
    OBJ. ESP.: Velocidade
    MATERIAL: Bastão de 25m de comprimento
    LOCAL: Ar livre
    Formação: colunas
    Organização: 2 colunas frente a frente com mais ou menos 10 de distância, sendo que o primeiro aluno segura um bastão.
    Execução: ao sinal, correrão, descrevendo em círculos pelo campo ao chegar a sua coluna passarão ao companheiro o bastão e assim sucessivamente. Vencerá a coluna que concluir o exercício primeiro.
    Obs.: os alunos poderão primeiramente fazer o mesmo em caminhada rápida.


    NOME: CORRA SEU URSO
    IDADE: 7 e 9 anos
    OBJ. ESP.: Atenção, rapidez, agilidade
    LOCAL: Quadra
    Formação: fileiras à frente de uma linha a 10 metros, a frente deve estar uma outra aluna de costas, será o “urso”.
    Execução: os alunos da fileira gritarão “corra, seu urso”. O urso sairá do seu lugar e virá ao seu encalço (dos colegas). Estes procurarão correr para o lado em que o urso estava, sem entretanto, serem pegos. Os que o urso pegar, serão os ursinhos que auxiliarão o urso pegar.


    NOME: BOLA AO CENTRO
    IDADE: 8 anos em diante
    OBJ. ESP.: Agilidade, destreza, reflexo
    MATERIAL: Bola
    LOCAL: Quadra, gramado
    Formação: 2 círculos concêntricos
    Organização: os alunos do círculo central serão nº 1 e os de fora nº 2. Uma bola ao centro
    Execução: ao sinal, os números 2 correrão em círculo, e ao chegarem no seu par, passa por entre as pernas do companheiro e tentam pegar a bola. O que conseguir receberá 5 pontos e trocará de lugar.


    NOME: BOLA AOS 4 CANTOS
    IDADE: 7 a 9 anos
    OBJ. ESP.: Habilidade motora, espírito de equipe, reflexo
    MATERIAL: Bola de tênis - preferencialmente
    LOCAL: Quadra
    Formação: 2 colunas
    Organização: 2 alunos de cada equipe nos cantos da quadra
    Execução: ao sinal, o professor dará a partida do centro da quadra atirando bola ao alto; abre dois adversário. Trocarão de passes entre seus companheiros que estão espalhados na quadra. Contará pontos cada vez que a bola chegar as mãos dos companheiros.

    NOME: DANÇA DAS CADEIRAS
    IDADE: Todas
    OBJ. ESP.: Atenção, agilidade
    MATERIAL: Cadeira, toca-fitas
    LOCAL: Ar livre, salão
    Formação: cadeiras em fileiras aos pares, umas de costas para as outras
    Organização: o número de cadeiras será a menos do que o número de participantes
    Execução: ao som da música, os alunos contornarão as cadeiras. Quando esta parar, todos procurarão sentar-se. O que sobrar sairá fora e retira-se uma cadeira. Vencerá o último a sentar.


    NOME: CROQUET
    IDADE: 8 anos em diante
    OBJ. ESP.: Agilidade, destreza, atenção
    LOCAL: Quadra, gramado
    Formação: 2 colunas
    Organização: duas colunas frente a frente nas extremidades da quadra sendo equipe A e B. entre as colunas estarão dispostos 8 alunos de grande afastamento lateral.
    Execução: ao sinal, o 1º alunos de cada equipe deverá passar entre as pernas do companheiro descrevendo um zig-zag. Voltarão a coluna saindo o seguinte. Vencerá a equipe que completar a tarefa em primeiro lugar.


    NOME: MUDANÇA TRÍPLICE
    IDADE: 7 anos em diante
    OBJ. ESP.: Equilíbrio, destreza e reflexo
    LOCAL: Quadra
    Formação: círculo
    Organização: os alunos numerados de 3 em 3, ficando um sozinho no centro do círculo.
    Execução: ao sinal, ele dirá um dos três números (1, 2, 3) e todos os alunos correspondentes ao nº chamado deverão mudar rapidamente um ao outro. O aluno do centro durante essa mudança deverá ocupar um dos lugares. Aquele que não chegar ao lugar, sobra e irá ao centro.

    NOME: FUTEBOL COM AS MÃO (Cuidado)
    IDADE: 10 anos
    SEXO: Ambos
    OBJ. ESP.: Melhorar o trabalho de braço e o trabalho central do corpo-trabalho – respeitar regras e leis
    MATERIAL: Bola
    LOCAL: Quadra
    Formação: livre – 2 equipes
    Organização: livre – o professor ao centro fará, bola ao alto.
    Execução: cada equipe procurará somente tocando, fazendo gol. Não poderão agarrar e nem conduzir. O jogo será sempre com o tronco flexionado. Vencerá a equipe que fizer o maior número de gols.


    NOME: CORRER EM COLUNA
    IDADE: 7 anos em diante
    OBJ. ESP.: Habilidade de correr em grupo, agilidade, rapidez
    LOCAL: Quadra, pátio
    Formação: colunas
    Organização: 2 colunas à frente de uma linha de partida, na posição sentados
    Execução: ao sinal “já” os alunos saem correndo até um lugar determinado. O último coloca-se em 4 apoios e os demais voltam pulando por cima do mesmo. Será vencedora a coluna que primeiro estiver na posição inicial sentada em silêncio.


    NOME: APANHAR O LENÇO
    IDADE: 7 anos em diante
    OBJ. ESP.: Agilidade, destreza
    MATERIAL: Lenço
    LOCAL: Quadra
    Formação: fileiras
    Organização: duas fileiras numeradas frente a frente, separadas mais ou menos 10 metros
    Execução: o professor chamará um número. Os alunos correspondentes ao número chamado deverão correr ao centro, tentando levar o lenço consigo. Se o adversário não o tocar, sua equipe terá dois pontos, se for tocado, terão somente 1 ponto. Vencerá a equipe que obtiver maior número de pontos em determinado tempo ou quem chegar a um determinado no primeiro.


    NOME: CORRIDA DE DUPLAS
    IDADE: Ambos
    OBJ. ESP.: Rapidez, agilidade
    MATERIAL: Bolas
    LOCAL: Ar livre
    Formação: colunas
    Organização: uma bola colocada à frente de cada coluna distante 7 m, alunos atrás da linha de partida.
    Execução: o 1º aluno de cada fila, ao sinal, corre em torno da bola, volta ao seu lugar, toma o 2º pela mão, correm ambos em redor da bola e retorna ao ponto de partida. O 1º se coloca à retaguarda de sua coluna enquanto o 2º toma o 3º pela mão repetindo o percurso. Até que todos tenham corrido 2 a 2. vencerá a equipe que completar o percurso em 1º lugar.


    NOME: COMPANHEIROS ÁGEIS
    IDADE: 10 anos
    OBJ. ESP.: Rapidez e agilidade
    LOCAL: Quadra, gramado
    Formação: círculos
    Organização: círculo A e B a uns 3 a 5 metros de distância um do outro. Alunos de mãos dadas (de cada círculo). Os alunos do círculo A terão seu par no círculo B, e vice-versa.
    Execução: os alunos de mãos dadas se deslocarão saltando. Ao sinal os dois círculos se dissolvem a cada aluno procura o seu par e ambos tomam posição de cócoras. O último par a se encontrar pagará prenda.


    NOME: IDENTIFICAR OS GRUPOS
    IDADE: 6 anos em diante
    OBJ. ESP.: Rapidez, percepção, rápida reação, atenção
    LOCAL: Ar livre
    Formação: livre
    Organização: dizer ao ouvido de cada um, o nome de um animal
    Execução: ao sinal, os do mesmo grupo se identificarão por meio de vozes do respectivo animal.


    NOME: QUEM ANDARÁ MAIS DEPRESSA?
    IDADE: 10 anos
    OBJ. ESP.: Destreza e rapidez
    LOCAL: Pátio ou quadra
    Formação: colunas
    Organização: 2 colunas sentadas atrás de uma linha demarcada, a um metro de distancia uma da outra.
    Execução: quando o professor disser o nome de um objeto ou local, os alunos se levantarão e caminharão rápido (marcha atlética) tocarão com a mão o que foi pedido e voltarão a posição inicial.


    NOME: CASA DO CACHORRO
    IDADE: 8 anos
    OBJ. ESP.: Rapidez e atenção
    Formação: círculos
    Organização: alunos formando 2 círculos concêntricos, sendo o de fora com um aluno a mais. Os círculos andarão em sentido contrário.
    Execução: ao sinal os dois círculos param, os alunos afastam as pernas e os de trás colocam a cabeça entre as pernas dos que estão à sua frente. O aluno que sobrar pagará prenda no final.


    NOME: CABEÇA PEGA RABO
    IDADE: 8 anos
    OBJ. ESP.: Perspicácia
    LOCAL: Pátio
    Formação: colunas
    Organização: de pé, 2 ou mais colunas, segurando na cintura do colega da frente
    Execução: ao sinal os primeiros alunos das colunas tentarão pegar o último (rabo) e estes não permitirão se esquivando. Não poderão arrebentar as colunas. Vencerá a coluna que conseguir pegar o rabo, por último.


    NOME: PISCAR
    IDADE: 9 anos em diante
    OBJ. ESP.: Habilidade de comunicar-se através de sinais, atenção, rapidez de reação
    MATERIAL: Cadeiras
    Formação: círculo
    Organização: dispõe-se várias cadeiras em círculos, em cada uma, senta-se um aluno. Atrás de cada cadeira fica outro colega, tendo as mãos no encosto da mesma
    Execução: ao sinal, o aluno sem companheiro piscará a um dos sentados que tentarão mudar para a cadeira do que piscou, sendo que será impedida sua saída, se for tocada nos ombros. Se abandonar a cadeira, a brincadeira prosseguirá.


    NOME: COCADA
    IDADE: Todas
    OBJ. ESP.: Habilidade manual, reflexo, espírito de equipe
    MATERIAL: Faixas, bolas
    LOCAL: Quadra, gramado
    Formação: 2 círculos concêntricos
    Organização: 2 a 2 frente, sendo 2 alunos de posse da bola
    Execução: passar a bola em zig-zag aos companheiros de sua equipe. Ao chegar ao ponto de partida marca um ponto. (Numera-se os dois círculos, intercalam-se de forma que os nº pares fiquem dentro e os ímpares fora, passa-se a bola aos companheiros de equipe).


    NOME: BATATA QUENTE
    IDADE: 7 anos em diante
    OBJ. ESP.: Rapidez de movimentos, visão
    MATERIAL: Lenço
    LOCAL: Quadra, pátio, sala
    Formação: círculo
    Organização: dá-se nó em um lenço que passa a ser a batata quente ao outro. Os alunos sentam-se em círculo, ficando um em pé ao centro.
    Execução: ao sinal, o aluno do círculo atira a batata quente ao outro e assim sucessivamente. Enquanto o fazem com a maior rapidez possível, o do centro procurará apanha-la. Se conseguir trocará de lugar com o aluno que arremessou.


    NOME: BOLA CRUZADA
    IDADE: 7 a 9 anos
    OBJ. ESP.: Habilidade motora, espírito de equipe, reflexo.
    MATERIAL: Faixas e Medicine Ball (bola pesada)
    LOCAL: Pátio, quadra
    Formação: fileiras
    Organização: 2 a 2 frente a frente. Os adversário de uma fileira se intercalam na fileira do outro.
    Execução: ao sinal passa a bola em zig-zag para os companheiros da outra fileira. A bola vai e volta. Ao chegar ao ponto de partida marca um ponto de partida. Vencerá a equipe que tiver maior nº de pontos dentro de um tempo determinado.


    NOME: PROCURA UM PAR
    IDADE: 8 anos
    OBJ. ESP.: Atenção e agilidade
    LOCAL: Quadra e gramado
    Formação: círculos concêntricos
    Execução: dois círculos concêntricos sendo que os alunos do centro correrão para direita e os de fora correrão para a esquerda. O círculo do interior terá um aluno a menos que o círculo de fora e darão as mãos. O que sobrar pagará a prenda.


    NOME: ENGANAR, LANÇAR
    IDADE: Mais ou menos 9 anos
    OBJ. ESP.: Atenção e concentração
    MATERIAL: Bola
    LOCAL: Quadra e pátio
    Formação: semi-círculo
    Organização: os alunos em semi-círculo com os braços cruzados um deles ocupa o centro e fica com a bola.
    Execução: ao sinal, o aluno do centro atira a bola para um companheiro. Este deverá apanha-la, mas se for apenas engano, não poderá descruzar os braços. Segurando a bola, devolve-a ao centro, podendo também iludi-lo. O aluno que deixar cair a bola, ou descruzar os braços, ocupará o último lugar. Quando o aluno do centro errar, será substituído pelo primeiro do semi-círculo.


    NOME: CARA COM CARA
    IDADE: 8 anos em diante
    OBJ. ESP.: Sociabilidade entre os colegas, rapidez de reação, reflexão
    LOCAL: Pátio, quadra
    Formação: círculos concêntricos
    Organização: alunos em círculos, 2 a 2 um no meio
    Execução: o aluno do centro dirá: cara a cara, ombro com ombro, frente com frente, costa com costa... trocar. Os alunos aos pares executarão a ordem dada no momento que o do centro falar: “trocar”. Os do círculo do centro trocarão e o que deu a ordem procurará se colocar no lugar de um companheiro.


    NOME: AVIÃO PEGADOR
    IDADE: 7 anos em diante
    SEXO: Ambos
    OBJ. ESP.: Equilíbrio, poder ativo, imitação
    LOCAL: Quadra e gramado
    Formação: livre
    Organização: os alunos livremente na quadra. Um deles será o pegador e tomará a posição de braços elevados lateralmente imitando o avião.
    Execução: ao sinal o aluno pegador deverá tocar os companheiros e estes para evitarem ser pegos, ficarão em um só pé com os braços elevados lateralmente.


    NOME: A BOLA DO GUARDA
    IDADE: 8 anos em diante
    OBJ. ESP.: Agilidade, rapidez
    MATERIAL: Bola
    LOCAL: Quadra
    Formação: círculo
    Organização: alunos em círculos um ao centro com a bola
    Execução: ao sinal, o que está no centro, atira a bola para um do círculo que rapidamente deve colocar a bola no centro e sair ao seu encalço. Se conseguir pega-lo, passará ao centro e reiniciará o jogo. Correr apenas dentro do círculo.


    NOME: JOGO DOS SÓCIOS
    IDADE: 9 em diante
    OBJ. ESP.: Sincronização de movimentos, atenção, observação de ordens
    MATERIAL: Saquinho de areia
    LOCAL: Pátio, gramado
    Formação: duas fileiras frente a frente, 2 m (em diante) de distância, todos munidos de saquinhos de areia. Os alunos que se defrontam são sócios.
    Organização:
    Execução: ao sinal, deverão trocar jogando os saquinhos, obedecendo as ordens dadas: com uma mão, com duas, direita e esquerda. Quando um dos sócios deixar cair no chão o objeto arremessado, os dois terão que sair do jogo. Ganhará os que estiverem na linha, no fim de um determinado tempo.


    NOME: MARCHA DOS JORNAIS
    IDADE: 7 anos em diante
    OBJ. ESP.: Flexibilidade, coordenação de movimentos
    MATERIAL: Folhas de jornal
    LOCAL: Quadra, pátio, gramado
    Formação: fileiras
    Organização: em fileiras sobre a linha de partida, munidos de 2 folhas de jornal, pisando sobre uma e segurando a outra. Paralela à linha de partida, troca-se a de chegada a 10 m aproximadamente da primeira.
    Execução: ao sinal, os alunos colocam no chão à sua frente a fila de jornal que seguram e passam sobre ela. Em seguida apanham a folha que ficou atrás e colocam-na a sua frente e repetem a ação anterior. Assim prossegue o jogo passando alternadamente sobre uma folha e outra até o fim do percurso. Vencerá o aluno que atingir a linha de chegada em primeiro lugar.


    NOME: BOLA FUGITIVA
    IDADE: 7 anos em diante
    OBJ. ESP.: Rápida reação
    MATERIAL: Bola
    LOCAL: Gramado, pátio
    Formação: círculo
    Organização: em círculos de pernas afastadas e mãos nos joelhos, tendo posse de bola
    Execução: ao sinal, o aluno do centro jogará a bola a um dos companheiros fazendo com que passe por entre as pernas. Este tentará impedir com as mãos a passagem da bola. Se a bola passar, este aluno sairá do círculo.


    NOME: TRANSMITIR O RECADO
    IDADE: Todas
    OBJ. ESP.: Decifrar enigmas, astúcia
    Formação: 3 fileiras
    Organização: 2 fileiras frente a frente, uma em cada extremidade do gramado, formando a equipe A. Entre as mesmas, no centro, em fileiras, a equipe B. o professor dará um enigma a uma das fileiras da equipe A. Estes todos (A1) saberão o provérbio
    Execução: ao sinal a fileira A1 tentará transmitir à A2 o provérbio sendo impedida pela equipe B.


    NOME: BOLA AO CÍRCULO
    IDADE: 7 anos em diante
    OBJ. ESP.: Agilidade, honestidade, rapidez de reação
    MATERIAL: Bolas
    LOCAL: Quadra e pátio
    Formação: Círculos
    Organização: dois círculos distantes 3 m um do outro. Será designado um aluno em cada círculo para serem os iniciantes do jogo, estando os mesmos com a bola na mão
    Execução: ao sinal, os alunos iniciantes passarão a bola ao colega da esquerda que dará prosseguimento aos passos. Quando a bola chegar novamente ao iniciante será marcado um ponto: Vencerá o círculo que primeiro fizer 10 pontos.


    ED. FÍSICA 1º ANO ESCOLA M.E.F 18 DE OUTUBRO

    A educação física é muito importante no desenvolvimento psicomotor e cognitivo da criança. Compartilharemos algumas sugestões de atividades, esperamos que goste!!!

    16/08/2012

    BARRA MANTEIGA - Duas linhas e dois grupos, em fila, lateral. O jogador que começa vai até a linha da outra equipe. Todos estendem a mão com a palma virada pra cima. O jogador bate em cada uma delas cantando: "BARRA-MANTEIGA, NA FUÇA DA NEGA. MINHA MÃE MANDOU BATER NESTE DAQUI, 1, 2, 3! Corre e volta para seu time, enquanto o aluno que foi o último, corre para tentar pegá-lo. Se ele for pego, sai da brincadeira. Se não for, quem sai é quem não conseguiu pegá-lo. As crianças adoraram!




    09/08/2012

    ASSOPRANDO BOLINHAS DE PAPEL - Esta brincadeira é simples, porém ajuda muito na respiração e pronúncia de palavras. Faça pequenas bolinhas de papel. Organize duas ou mais filas. Estipule uma distância e marque com um giz. Ao sinal, a criança deve ir e voltar assoprando a bolinha de papel entregando ao próximo da fila, e assim sucessivamente, até que todos executem a tarefa. Ganha, a fila, onde todos os membros executem a prova primeiro.









    09/08/2012

    BRINCADEIRA DA PIPOCA   - UMA GOSTOSA BRINCADEIRA CANTADA. VOCÊ SE DIVERTI MUITO!!!
    "Uma pipoca puxa assunto na panela, outra pipoca vem correndo responder. Ai começa um tremendo falatório, e ninguém mais, consegue responder... É um tal de ploc, ploploc, ploc, ploc, ploploc, ploc, ploc, ploploc, ploc, ploc" (bis).





    10/06/2012

    PULA CORDA - " De todas as brincadeiras que eu gosto a melhor é pular corda..."













    Profª Verônica Alves



    06/03/2012
    Jogo: Psicomotor - para desenvolver a agilidade e o espírito de equipe.
    Arranca-rabo

    Idade: a partir de 7 anos
    Local: Pátio
    Material: Fitas de tecido ou de papel
    Participantes: no mínimo quatro 
    Como brincar: O grupo é dividido em dois. Os integrantes de um dos times penduram um pedaço de fita na parte de trás da calça ou da bermuda. Eles serão os fugitivos. Ao sinal do professor, os fugitivos correm tentando impedir que as crianças do time adversário peguem suas fitas. Quando todos os "rabos" forem arrancados, as equipes trocam de papel. Quem era pegador vira fugitivo. Ganha a equipe que demorar menos tempo para arrancar todos os "rabos".

    05/03/2012
    Orientação espacial

    Duas filas de crianças. O primeiro da fila, passa a bola para o colega de traz, por cima da cabeça, sendo que, quando a bola chegar na última crianças, a mesma corre para a frente. Assim, sucessivamente, até irem todas as crianças. Repetir a atividade, passando a bola por baixo das pernas.

    TRANSLATE/TRADUÇÃO