quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

PROJETO DESPERTANDO PARA A LEITURA



1. CARACTERIZAÇÃO

ESCOLA:MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 18 DE OUTUBRO”
TEMA:  DESPERTANDO PARA A LEITURA
PERÍODO: MARÇO E ABRIL
CLIENTELA: 1º AO 6º ANO -  PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO

2. INTRODUÇÃO

          A escola, sendo um espaço propício ao incentivo à leitura, é capaz de fazer com que o aluno ponha em questão o universo em que está inserido, dando-lhe margens para interagir como sujeito que pensa. O aluno não pode se limitar às ideias de educadores que vêem a leitura como simples decodificação de símbolos gráficos, sem buscar na sua essência os pressupostos básicos de fazer aflorar o senso crítico nos seus alunos, partindo de uma necessidade própria de instigar constantemente, socializar a curiosidade e não se satisfazer com ideias prontas, sabendo julgá-las quando necessário.
         O professor é fundamental nesse processo, garantindo o espaço e as condições para que os alunos se mostrem nas suas histórias, nas suas preocupações; é ela quem vai identificar, nesse universo de representação que se desvela, os temas, os problemas e os interesses a serem trabalhados pelo grupo.
         O aluno deve ter acesso aos mais variados materiais de escrita, sem, contudo, tornar-se passivo enquanto apenas recebe e aceita o que lê. Ao contrário, que seja encorajado o comentário, a crítica, a sugestão, como meios de promover a aceitação ou o questionamento sobre o texto lido. Esse parece ser um caminho mais eficaz que aquele comumente percorrido na escola.
          Com essa perspectiva de despertar nos alunos a busca prazerosa pelo ato de ler, de promover a leitura entre eles de maneira autônoma, reflexiva e crítica, foi que surgiu o Projeto Despertando para a leitura, implantado pelos articulador, mediadores e facilitadores do programa novo mais educação de  Portuguesa, Leitura e Matemática cusistas do 1º ao 5º anos do ensino fundamental nos turnos vespertino e noturno na Escola Municipal de Ensino Fundamental 18 de Outubro.


3. JUSTIFICATIVA

         O projeto “Despertando para a leitura” é uma iniciativa do articulador, e mediadores e facilitadores do programa novo mais educação da referida escola e para criar em todos da o hábito da leitura, pois se essa experiência fosse um hábito rotineiro as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.
        O ato de ler pertence aos elementos essenciais do universo. Segundo Paulo Freire, todos somos leitores e só a partir dessa certeza é que tudo o mais no mundo cria-se e recria-se. Através da leitura, o homem forma conceitos e questiona sentidos, generaliza palavras e particulariza idéias, comunica verdades e desconstrói hipóteses. Sem a leitura, nada no universo da linguagem é possível, e “tudo” só é possível pelo viés do universo da linguagem.
        Quando um professor conta histórias em sala de aula, ele consegue levar ao seu aluno. Um dos elementos mais necessário ao desenvolvimento do ser humano: a ação de criar, recriar, imaginar, ir além do real e conseguir ser mais sensível,  mais feliz.
         Formar leitores não é tarefa fácil, e essa responsabilidade não poderá ficar restrita à escola. Os pais podem e devem participar dessa construção do novo leitor, incentivando a leitura, tornando-a um momento de integração familiar e de lazer, sentando ao lado dos filhos para contar histórias, encantando e mexendo com o imaginário dos pequenos leitores por meio de recursos como fantoches, entre outros que darão vida e movimento aos personagens de maneira que esse momento poderá se tornar uma brincadeira significativa para todos. O processo de leitura deve ser estimulado desde a infância, antes mesmo de a criança ser alfabetizada.


4. OBJETIVO GERAL

   Despertar os alunos a gostar de ler e interagir com o texto de modo prazeroso.


5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Incentivar o gosto pela leitura.
* Tornar a leitura prazerosa.
* Oportunizar ao aluno a escolha do livro que irá ler.
* Dar liberdade ao aluno de fazer críticas ou elogios acerca do livro lido.
* Conhecer diversos textos, de diferentes gêneros como: fábula, conto, crônica e história em quadrinhos.
* Promover e incentivar a livre expressão de ideias.
* Compreender a importância da leitura.
* Ampliar o vocabulário.
* Possibilitar o contato com os diversos tipos de texto.
* Incentivar o uso do dicionário como recurso para o entendimento das palavras desconhecidas.
* Possibilitar a troca de conhecimentos.
* Trocar opiniões e discutir interpretações sobre aspectos dos contos, das fábulas, das crônicas e das histórias quadrinhos.

6. PROBLEMATIZAÇÃO

• Que professores e alunos tem dificuldades na leitura e interpretação de textos.
• Que a escola possui um razoável número de livros em consideração ao número de alunos de 1º ao 5º anos matriculados na escola.
Que trabalhar com projetos traz resultados considerados quanto à aprendizagem.
• Que os alunos não são estimulados a praticar leitura por prazer.
• Que a escola apóia o projeto de incentivo à leitura.

5.2. O QUE QUEREMOS SABER?

• Conhecer diversos gêneros textuais.
• Quais os motivos que interferem na aprendizagem dos alunos.
• Que tipos de atividades de leitura que mais interessam aos alunos.
• Descobrir os alunos que gostam de produzir diferentes tipos de textos.
• Quais os gêneros preferidos pelos alunos.

5.3. COMO VAMOS FAZER?

• Serão selecionados livros e textos de autores consagrados como Ruth Rocha, Monteiro Lobato, Cecília Meireles, Ana Maria Machado etc.
• Ler e produzir histórias em quadrinhos.
• Expor o maior número de textos no mural da escola para chamar a atenção dos alunos para leitura dos mesmos.
• Durante a leitura dos textos, Os mediadores e facilitadores farão comentários, perguntas, contextualizações, esclarecimentos sobre o tema, ou significados de palavras ou expressões, enfim, o que for necessário.
• Após a leitura do texto, os alunos, em grupo, escolhem o que vão produzir em seus trabalhos: uma parte do texto, ou o todo o texto, ou uma das personagens, enfim, o que mais lhe agradou.
• Os textos produzidos serão registrados em painéis nos corredores da escola: as produções individuais e coletivas.

6. MATRIZ CURRICULAR

• Portuguesa
• Matemática
• leitura

8. DESENVOLVIMENTO

• Os alunos irão ler histórias em quadrinhos selecionadas pelos mediadores, irão aprender os formatos dos balões, a linguagem adequada aos quadrinhos, as onomatopeias, as imagens. Para que possa produzir seus próprios quadrinhos. Pois sabemos que as HQ tem o poder de estimular os jovens no que diz respeito à leitura..
• Os mediadores promoverão rodízio de leitura nas salas de aulas, onde uns alunos farão o comentário do livro lido e empolgará os colegas a ler também.
• Todos os textos produzidos serão revisados por eles mesmos e pelos mediadores para que eles possam fazer a reescritas, antes da exposição no mural da escola.
• Estudo da biografia de alguns dos escritores escolhidos nos determinados gêneros: para o gênero fábula o escritor Monteiro Lobato; para o gênero conto Ruth Rocha; para o gênero crônica Luís Fernando Veríssimo.

9. RECURSOS HUMANOS

• Alunos, articulador, mediadores e facilitadores, diretora, coordenadora pedagógica e pessoal administrativo, pais e comunidade.

10.MATERIAIS

• Livros variados de poesias, contos, fábulas e histórias em quadrinhos de autores acima citado
• Cartazes, vídeos, jornais e revistas
• Pincéis hidracor, cola, tesoura, papel ofício, e.v.a, cartolina, fita adesiva, cordão
• Datashow, notbook, caixa amplificada,

11. CULMINÂNCIA

       A culminância do projeto será realizada através de : dramatizações, produções de textos como: fábulas, contos, fantoches e histórias em quadrinhos.As apresentações acontecerão na quadra  da escola, com a presença de toda a comunidade escolar.

12. AVALIAÇÃO

       O projeto será avaliado através de relatórios, material fotográfico, depoimentos dos alunos, mediadores e facilitadores e pais de alunos.
        O ato de avaliar é contínuo, e contínuas deverão ser as dinâmicas de acompanhamento de todos os envolvidos na vivência deste projeto. As produções serão editadas no blog da escola  (emef18deoutubro.blogspot.com)





1. CA

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